Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 23 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 14 Outubro 2015

A pesquisa do último IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), que faz um levantamento sobre a situação nos municípios, mostra que dos 27 Estados, a Bahia ocupa a 25ª colocação em educação, com a média de 3,6, à frente apenas do Maranhão e Pará.

Preocupado com a posição catastrófica do Estado, o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB), que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, vai repercutir o assunto durante esta semana nas sessões no Plenário da Casa.

“Recentemente, os jornais informaram que o secretário de Educação do Estado, o professor Osvaldo Barreto, pode deixar a pasta. No entanto, mudar um secretário não vai resolver os problemas do fraco desempenho na área.

O governo precisa mudar a filosofia e investir mais em educação. Outro detalhe que mostra a gravidade do assunto e que vamos debater durante essa semana nas sessões no plenário é que no ranking dos 100 primeiras cidades em educação, nenhuma da Bahia aparece. Esses dados nos entristecem.

O que me surpreendeu é que os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná perdem para as cidades do Ceará: Sobral, Groaíras e Porteiras, que ocupam as três primeiras posições, respectivamente.

O peemedebista também vai falar sobre a situação de Vitória da Conquista, contextualizando com a média nacional, segundo relatório do IOEB. De 5.570 municípios, a cidade aparece em 4.037 lugar. “É uma lástima que a terceira maior cidade da Bahia esteja nessa posição.

O interessante é que, na Bahia, os dez primeiros municípios com melhor desempenho nas escolas estão no Sudoeste. São eles:Malhada de Pedras, Mirante, Jacaraci, Cordeiros, Barra da Estiva, Caculé, Souto Soares, Mortugaba, Licínio de Almeida, Macarani, respectivamente. É uma pena que Vitória da Conquista não esteja nesse ranking. Em relação aos demais municípios baianos, a cidade ocupa a posição de número 242”, declarou o parlamentar.

Publicado em Política

A Polícia Civil da cidade de Anagé prendeu o vereador Altemar Nogueira (PPS), conhecido como Toinzinho Sim, por exercício ilegal de profissão. O vereador atuava na cidade há vários anos como dentista, inclusive com clínica. A prisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (15).

Segundo o delegado Ricardo Ungaro, que cuida do caso, a denúncia partiu do Conselho Regional de Odontologia. “Eles [o CRO-BA] receberam a denúncia e vieram fiscalizar, confirmando a ilegalidade. Então nós procedemos com a prisão”, disse Dr. Ricadro. Ainda segundo o delegado, o vereador encontra-se detido e até o fim da manhã não tinha sido ouvido.

Polícia Federal
Altemar Nogueira também está sendo investigado pela Polícia Federal por envolvimento em fraudes de aposentadorias rurais. O vereador é presidente do Sindicato de Pequenos Produtores Rurais de Anagé, que, segundo a Polícia Federal, fraudou documentos, como Declaração de Atividade Rural, para aposentadorias falsas. O dinheiro da fraude era dividido entre os envolvidos.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão , a Polícia levou CPU e pastas com documentos do Sindicato comandado por Toinzinho. Se comprovado a denúncia, os envolvidos poderão responder por diversos crimes, dentre eles, falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documentos públicos e privados, além de associação criminosa.

*Informações do BRG

Publicado em Bahia

Assinado pelos mesmos autores do Ideb, foi lançado na manhã da quarta (7) o Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em São Paulo. A intenção é avaliar quais são as oportunidades educacionais de crianças e jovens de 0 a 17 anos. O índice  oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.

No resultado divulgado, a Bahia ficou com média 3,6, ocupando a 25ª colocação, ficando à frente apenas do Maranhão e Pará e abaixo da média nacional que ficou com 4,5. Na região, Belo Campo, Tremedal, Piripá, CONDEÚBA, Guajeru, Presidente Jânio Quadros, Urandi, Mortugaba e outras cidades ficaram com média inferior à média nacional.

Já as cidades de Cordeiros, Malhada de Pedras, Jacaraci e Caculé conseguiram atingir ou superar a média nacional, ocupando posição de destaque no ranking do estado. 

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que sempre ocuparam a dianteira em índices de educação, desta vez aparecem atrás das cidades do Ceará: Sobral, Groaíras e Porteiras, que ocupam as três primeiras posições,

 Para expor os números do índice, foi lançado um site, que pode ser acessado por qualquer usuário e oferece até uma ferramenta para comparar estados, capitais ou municípios do interior. CLIQUE AQUI para acessar.

Publicado em Bahia