Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Terça, 21 Março 2017

Bahia Notícias
Onze municípios baianos, que sofrem com seca e estiagem, tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União e pelo Estado da Bahia. Ambos os decretos foram publicados nesta quarta-feira (22) pelos diários oficiais da União e do Estado. Irará, no Portal do Sertão, e Jaguarari, no Piemonte Norte do Paraguaçu, que já têm a condição reconhecida nos níveis municipal e estadual, passa a ter decreto federal.

Os outros nove municípios que tiveram decretos homologados pelo estado são: Malhada de Pedras, Poções e Rio do Pires (no sudoeste), Campo Formoso (no Piemonte Norte do Itapicuru), Seabra (na Chapada Diamantina), Santo Estevão e Ipecaetá (no Portal do Sertão), Novo Triunfo (no Nordeste baiano), e Piritiba (no Piemonte do Itapicuru). .

Nas cidades, os decretos valem de 90 a 180 dias. Para ter acesso a recursos materiais e financeiros da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser enviado.

Publicado em Bahia

O deputado estadual Pedro Tavares participou nesta sexta-feira, 17, da inauguração da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na cidade de Baixa Grande. O parlamentar participou da cerimônia de inauguração ao lado do prefeito Dr. Heraldo, do vice-prefeito Mimi, o presidente nacional do INSS, Leonardo Gadelha, vereadores e populares, além do deputado federal Cláudio Cajado, responsável pela emenda que viabilizou a instalação do órgão no município.

O parlamentar destacou a importância da nova sede em Baixa Grande, que visa facilitar o atendimento à população e moradores da região. Antes, as pessoas precisavam se deslocar para cidades como Mundo Novo, a fim de resolver as questões com a previdência social. De acordo com Pedro Tavares, a cidade possui agora uma sede moderna, que vai trazer benefícios pra população, além do incremento na economia local. “Fico feliz em ver o desenvolvimento do município.

Quero parabenizar toda a administração, que vem realizando um belo trabalho, e reafirmar o meu compromisso de trabalho com a população baixagrandense. Tenham certeza que estarei sempre a disposição para contribuir no desenvolvimento da cidade”, ressaltou o peemedebista.

Publicado em Bahia

BocãoNews
Em nota divulgada nesta quarta-feira (22), o Yahoo Notícias afirma que a eventual chapa encabeçada pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), deve ter mesmo o prefeito ACM Neto (DEM) como vice. O site lembra da campanha feita pelo Movimento Brasil Livre (MBL) que pede Doria e Neto na corrida pelo Palácio do Planalto. Contudo, o texto ainda informa que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não teria sido informado ainda da decisão da cúpula tucana.

Publicado em Política

ataque fora do Parlamento britânico, em Londres, deixou 4 mortos, incluindo uma mulher e um policial, além do próprio suspeito de ser o autor da agressão, segundo o chefe de contra-terrorismo da Scotland Yard, Mark Rowley. O incidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (22). Há também pelo menos 20 feridos.

A polícia britânica acredita que houve apenas um agressor envolvido, e trata o incidente como um ataque terrorista até que a motivação do ataque seja esclarecida.

O ataque começou quando um carro que passava pela Ponte de Westminster atropelou um grupo de pessoas. O suspeito deixou o veículo preto e avançou em direção ao Parlamento, atingindo um policial com uma faca, que acabaria morrendo. Pouco depois, foram ouvidos disparos. O agressor foi baleado pela polícia e morreu também.

"Estamos tratando isto como um incidente terrorista até que tenhamos informações contrárias", disse a polícia em comunicado.

Entre os feridos há uma mulher foi retirada do Rio Tâmisa viva após o ataque, informou a Autoridade Portuária de Londres (PLA). Ela está recebendo tratamento para ferimentos graves.

Publicado em Mundo

Nesta quarta-feira - 22 de março - o Dia Mundial da Água é dedicado para discussão da temática em organizações internacionais como a ONU. Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem promover atividades no dia para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

Na Bahia, pelo menos 105 municípios decretaram emergência por problemas relacionados ao abastecimento de água aos seus munícipes. Em alguns casos, chega a faltar água para cozinhar e beber. A responsabilidade que fica dividida entre as prefeituras e a EMBASA acaba não sendo cumprida a risca muitas vezes pelo alto custo da manutenção periódica que o abastecimento demanda ou até mesmo pela ausência de fontes onde coletar o bem para distribuição.

A problemática pode estar associada por um lado, devido a falta de planejamento dos governos para construir reservatórios de grande porte, que possa suportar períodos de estiagens mais longos e por outro lado, a própria mutação das condições climáticas, que apresentam chuvas cada vez mais atemporais e escassas.

Essa data de conotação mundial foi pouco lembrada e sequer viu-se ações para conscientização da população pelo uso racional desse recurso natural.

O FRC deixa algumas dicas para os leitores que se preocupam com o consumo consciente desse bem:

- Feche bem as torneiras após o uso. Torneira aberta em 1 minuto gasta 3 litros de água.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia;
um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia;
e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar.
Evite banhos demorados. O chuveiro aberto em 15 minutos gasta 60 litros de água.
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas,
ensaboe e só abra a torneira para o enxagüe.
- Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas.
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer.
Isso evita a evaporação rápida da água. E utilize regador em vez de mangueira.
- Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira.
- Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
- Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d´água,
trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.

Publicado em Condeúba