Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Segunda, 22 Abril 2019
Muito Nublado

20°C

Condeúba

Muito Nublado

Umidade: 95%

Vento: 6 km/h

Itens filtrados por data: Terça, 09 Abril 2019

A imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe, será iniciada nesta quarta-feira (10) em todo o país. Em 2019 será a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

O prazo final para a vacinação será 31 de maio. O Dia D ou Dia Nacional, acontecerá em 4 de maio. Neste dia postos de vacinação móveis serão instalados em diversos locais estratégicos, como supermercados e shoppings, além do funcionamento dos postos de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) o público-alvo este ano é formado por mais de 4 milhões (4.046.626) de pessoas dos grupos prioritários. A meta da Sesab é vacinar 90% deste público, ou seja, 3,6 milhões de indivíduos.

Entre as novidades da campanha de 2019 está a mudança na vacinação das crianças, que agora podem ser vacinadas de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias.

Além disso, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 128 unidades de saúde da rede básica estarão ofertando as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas.

FONTE: Bahia Notícias

Publicado em Saúde Pública

Uma barragem de rejeitos de minério de Maiquinique, no Médio Sudoeste baiano, foi interditada por risco alto de rompimento. A interdição das instalações e locais de trabalho da barragem, de propriedade da mineradora Grafite do Brasil, foi feita pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) nesta segunda-feira (9). Segundo o G1, foi a Agência Nacional de Mineração (ANM) que classificou a barragem como categoria de risco alto, tornando a represa uma das três de maior ameaça no país.

Para se ter ideia da situação, as barragens de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, onde aconteceram as tragédias que deixaram centenas de mortos em Minas Gerais, eram consideradas de risco baixo. Ainda em Maiquinique, auditores-fiscais constataram risco que pode resultar em morte ou lesão grave à integridade física ou à saúde de cerca de 150 trabalhadores.

Um relatório técnico apontou problemas como falta de instrumentos para monitorar a barragem, que tem sinais de falha da estrutura. A mineradora Grafite do Brasil é formada pelas empresas Samaca Ferros Ltda e Extrativa Metalquímica S/A. A empresa ainda não se manifestou sobre a interdição da represa em Maiquinique.

FONTE: Bahia Notícias

Publicado em Brasil

Cerca de duas toneladas de carne imprópria para consumo foram apreendidas, em Belo Campo, município do sudoeste da Bahia, na segunda-feira (8). Segundo o G1, o alimento foi apreendido no mercado municipal e em outro estabelecimento da cidade.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) informou que a carne era de abate clandestino, além de ser vendida estragada para a população. A apreensão resultou de uma operação realizada pela Adab, com apoio da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Ainda de acordo com a publicação, os agentes fiscalizaram 33 açougues e dois supermercados da região. Os estabelecimentos deverão corrigir as irregularidades no prazo de 30 dias.

FONTE: Bahia Notícias

Publicado em Belo Campo