Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 18 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Domingo, 12 Maio 2019

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (13), um novo edital do Programa Mais Médicos, com cerca de 265 vagas para 145 municípios da Bahia. A lista completa com as cidades e o número de vagas está disponível no site da pasta.

As cidades com maior número de vagas são Itaberaba (7), na região da Chapada Diamantina; Jequié e Vitória da Conquista (6 cada), na região sudoeste; Teixeira de Freitas (5), na região sul, e Feira de Santana (5), a cerca de 100 km de Salvador.

Os profissionais precisam ter registro brasileiro e devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio no site do programa. Caso haja vagas remanescentes, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior.

Publicado em Bahia

Um homem de 54 anos foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 16 anos com deficiência, em Guajeru, no Centro Sul Baiano. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu no dia 23 de abril, em uma fazenda localizada na Zona Rural. O suspeito teve mandado de prisão preventiva cumprido na sexta-feira (9). A Polícia não detalhou o tipo de deficiência da vítima. Segundo a Polícia, o suspeito já teria estuprado a adolescente em uma outra ocasião. O caso está sob investigação. O individuo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Guajeru.

FONTE: Blog do Anderson

Publicado em Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou em Pequim, na manhã desta segunda-feira (13), um memorando de entendimento entre o governo do Estado e a chinesa Easteel. A empresa pretende investir na Bahia U$ 7 bilhões para implantação de um projeto de desenvolvimento integrado que deve gerar mais de 30 mil empregos diretos.

"Vamos trabalhar de forma firme, dedicada e determinada para que esse projeto marque a história da economia baiana e das relações do Brasil com a China", disse ele.

O projeto contempla a construção de um grande parque industrial integrado, composto por siderúrgica, usina de energia e diversas unidades fabris, a exemplo de uma fábrica de cimento capaz de produzir anualmente 5 milhões de toneladas. Também compõem o planejamento da Easteel a revitalização do Porto de Aratu, com aplicação de sua capacidade de movimentação, e a construção de uma cidade inteligente nas proximidades do parque industrial, para trabalhadores da empresa e seus familiares.

Participaram do ato de assinatura em Pequim cerca de 100 pessoas, entre representantes de grupos empresariais chineses e membros do governo chinês. "Tenho absoluta confiança de que este projeto coloca a Bahia como destino prioritário dos investimentos chineses", afirmou o embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallett de Mesquita, também presente no evento. "Acreditamos no sucesso deste projeto e por isso hoje é um dia inesquecível para nossa empresa", disse Liangcheng Zhang, CEO do grupo Easteel.

Antes da assinatura do memorando, o governador Rui Costa e a comitiva baiana - formada pelos secretários da Casa Civil, Bruno Dauster; de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito; e pelo senador Jaques Wagner - participaram de outras duas reuniões com representantes da Easteel, ambas no domingo. Uma delas aconteceu na sede da empresa, quando o governador garantiu a formação de uma equipe técnica do governo do Estado para dar total apoio ao projeto.

A missão baiana em terras chinesas continua nesta terça-feira com dois encontros com empresas interessadas no projeto da Ferrovia de Integração Oeste Leste e na ponte Salvador- Itaparica. Os compromissos no país asiático seguem até a próxima quarta, na cidade de Shenzen.

FONTE: Bahia Notícias

Publicado em Bahia

O avião que levava a equipe do cantor Amado Batista fez um pouso de emergência na cidade de Jequié, na região Centro-Sul, neste domingo (12). De acordo com o site Mídia Bahia, a aeronave ficou sobrevoando a região tentando localizar a cabeceira da pista de pouso no Aeroporto Vicente Grilo, que enfrenta problemas com a iluminação na área e estava escuro no momento da aterrissagem, que só foi possível após a entrada de motoristas iluminando a pista com os faróis dos seus carros.

Ainda segundo a nota, Amado Batista não estava na aeronave e ninguém ficou ferido. A Prefeitura de Jequié emitiu uma nota informado que o espaço é de domínio e responsabilidade do Governo do Estado, ”cabendo a Prefeitura, em forma de cooperação técnica, a sua manutenção básica e a segurança do espaço interno e no seu entorno, durante seu uso esporádico”. O avião é de propriedade da AB Promoções e Produções Artísticas e Gravadora Ltda EPP, CNPJ 47.509.120/0001-82, do cantor, que se apresentou em um evento privado no município.

Publicado em Bahia

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), cobrou ao governo do estado, um posicionamento, em relação ao clima de insegurança e aos casos de violência que têm ocorrido, no município de Barra. O parlamentar recebeu relatos do prefeito Deonísio Ferreira e de moradores da cidade sobre o aumento no número de crimes e o medo que esses acontecimentos têm gerado na população. Na última terça-feira(07), um microempresário foi assassinado a tiros, em plena luz do dia, em frente ao estabelecimento comercial, no município, o que tensionou ainda mais os moradores. Na cidade não existe delegado e o efetivo é insuficiente para dar segurança, além disso, a posição geográfica de Barra, isolada dos demais municípios da região contribui para a desassistência nesse setor. Foram quatro homicídios este ano, o mesmo número de todo o ano de 2018.

“É preciso que o Governo olhe com atenção para os crimes que têm ocorrido em Barra e atenda ao clamor da população para que a cidade seja mais assistida na área da segurança pública. O clima de pânico tem aumentado com as últimas ocorrências, na cidade. A população está assustada e não pode ficar a mercê da criminalidade. Mais uma vez alerto o Poder público do nosso estado sobre essa situação e peço que providências sejam tomadas”, reivindicou.

 

Publicado em Bahia

Cerca de 24 voluntários do Reino Unido iniciaram os testes com o uso da vacina contra a chikungunya, segundo informações da Agência Brasil. O estudo, executado por pesquisadores da Universidade de Oxford, foi apresentado, na última sexta-feira (10), no Simpósio Desafios e Oportunidades na Pesquisa Clínica em Chikungunya: Produzindo Evidências para Saúde Pública, no Rio de Janeiro.

De acordo com o infectologista Arturo Reyes-Sandoval, que apresentou a novidade, além dos 24 britânicos, 120 ou 150 mexicanos devem passar pelos testes. Ele também acredita que o Brasil poderá ser o próximo país incluído no estudo: “O Brasil tem capacidade econômica e instituições fortes para poder produzir a vacina”. Estima-se que com o avanço das pesquisas, a vacina contra a chikungunya fique disponível em até cinco anos.

FONTE: Bahia Notícias

Publicado em Saúde Pública

Câmeras não servem apenas para filmar: hoje a principal função delas é analisar. Esse é um dos conceitos da Face Plus Plus, primeira empresa chinesa a se reunir com o governador Rui Costa na terceira missão internacional na China, iniciada neste domingo (12). Convidado a conhecer a empresa, sediada em Pequim, Rui viu de perto a tecnologia da Face Plus Plus empregada no reconhecimento facial, ao lado dos secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, e do senador Jaques Wagner.

Com atuação em 15 países e identificação de mais de 10 mil suspeitos por meio do sistema, a empresa chinesa apresentou o portfólio de serviços à comitiva baiana e revelou interesse em participar da licitação do Governo do Estado da Bahia que visa à contratação do serviço de reconhecimento facial para a área de segurança em 55 cidades baianas. A licitação, explicou Bruno Dauster, deve ser lançada ainda neste primeiro semestre desse ano. Atualmente, um projeto piloto da também chinesa Huawei está em execução na Capital Baiana.

Publicado em Bahia