Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 312



CACULÉ: Anciã de 115 anos pode ser a virgem mais velha do mundo

Publicado por     |   11 Fev 2014
  |  

Com 107 anos no registro de identidade, família diz que Dona Ló foi registrada com 8 anos de idade

Uma moradora da cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia, pode ser a mulher mais velha do estado. De acordo com os familiares de Dona Ló, a idosa Florinda Rosa de Jesus teria 115 anos de idade e nunca teve relação sexual.

A história da anciã começa no ano de 1899, segundo dona Belarmina Alves de Jesus, de 54 anos, sobrinha de criação de dona Ló, a idosa nasceu numa fazenda da Família Joaquim Aráujo, na região de Caculé. Logo aos três anos de idade a mãe de Dona Ló morreu e uma semana depois foi a vez de seu pai, funcionário da fazenda, vir a óbito também.

 Desde então a menina Ló foi criada como sendo membro da família, mas só viria a ser registrada em 1907 com oito anos de idade. De acordo com funcionários do cartório da cidade, esta era uma prática comum na época, na qual as crianças que viviam em zona rural eram registradas muito depois do nascimento. Hoje Dona Ló mora na cidade e usa uma cadeira de rodas para se locomover com a ajuda da sobrinha, com quem mora sozinha.

Tão curioso quanto à idade da anciã é o fato de ela nunca ter tido sequer um namorado.  A sobrinha Belarmina explica que quando lúcida, Dona Ló contou que nunca havia tido uma relação sexual.

 

Com 115 anos de idade, Dona Ló pouco se alimenta. "ela come apenas pão, bebe leite e sucos e quando muito toma, é um mingauzinho de aveia." disse Belarmina.

A técnica de enfermagem Preta Guimarães conheceu Dona Ló através de uma projeto Abraço de Águia, que faz ações de solidariedade no município.

Uma dessas ações é  chamada de humanização com idosos, na qual os integrantes realizam visitas periódicas a casa dos velhinhos. Para Preta foi uma grata surpresa conhecer Dona Ló."Fiquei encantada, ela para nós é uma bebezinha, a gente dá esse carinho e recebe de volta. A história dela é realmente impressionante".

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.