Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Cordeiros: Macaco é identificado com vírus da Febre Amarela

Publicado por     |   29 Mar 2017
  |  
Cordeiros: Macaco é identificado com vírus da Febre Amarela
Foto Ilustrativa

Um teste de laboratório realizado em amostras colhidas de um macaco encontrado na Tapera do Rochedo, zona rural da cidade Cordeiros, deu positivo para o vírus da febre amarela. Segundo informou uma funcionária da Secretaria de Saúde municipal ao Folha Regional de Condeúba, nenhum caso em humanos foi registrado no município e as ações de vacinação devem se intensificar.

Nos próximos sábados, que é o dia de feira na cidade, será montado um posto para vacinação da população que ainda não foi imunizada, além da vacinação de rotina. A ação é preventiva e não há surto do vírus nem a nível de município, nem a nível de estado, embora algumas cidades que fazem divisa com a Bahia já teve registros de morte de humanos por conta do vírus. O estado de São Paulo, Minas Gerais e Goiás apresenta um número expressivo de casos da Febre Amarela.

Segundo colocou a funcionária da secretaria, "lembrar de orientar também sobre o combate ao vetor (O mosquito). Nada de água parada; caixas descobertas e tudo que possa servir de foco para o mosquito. Também vale ressaltar que o macaco não causa a doença, ele é vítima assim como nós, o transmissor é o mosquito infectado."

Por enquanto, segundo boletim da SESAB, neste ano de 2017 na Bahia, até o dia 28 de março, foram notificados 16 casos suspeitos em humanos de Febre Amarela em 08 municípios. São eles: Coribe (4), Feira de Santana (1), Ilhéus (1); Itamaraju (2), Itiúba (1), Mucuri (1), Nova Viçosa (1), Teixeira de Freitas (3) e 2 casos com pessoas residentes no estado de Alagoas (que passaram por vários locais na Bahia). Destes, sete casos foram descartados laboratorialmente (Coribe - 4; Mucuri – 1; Teixeira de Freitas – 2) e nove casos permanecem em investigação, aguardando resultados laboratoriais.

 

 

 

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.