Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Pedro Tavares cobra do governo execução da Lei da Semana de Conscientização do Lupús

Publicado por     |   21 Mai 2019
  |  
O Deputado Estadual Pedro Tavares (DEM)
O Deputado Estadual Pedro Tavares (DEM) Foto: Divulgação

Apoiador das causas dos pacientes com lúpus, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou do Governo do Estado a execução da lei, de sua autoria, que criou a Semana de Conscientização do Lúpus na Bahia. O projeto de lei foi aprovado pela maioria dos deputados da Casa Legislativa no final de 2015 e sancionado pelo governador Rui Costa (PT) no primeiro semestre de 2016. Segundo o parlamentar, até hoje não foi colocado em prática pelo estado. “Criamos aqui a lei que conscientizaria a população baiana sobre o lúpus e seria executada todo ano, durante a primeira semana do mês de maio, mas, infelizmente, o Governo da Bahia até hoje não regulamentou, nem executou essa norma tão importante”, relatou.

Conforme a lei, o governo realizaria uma campanha informativa sobre o lúpus, tendo como objetivo a elucidação, referente aos sintomas da doença, as medidas a serem adotadas pelos portadores, além do encaminhamento para tratamento médico adequado. “Já se passaram três anos e o governo não tomou nenhuma iniciativa, nem fez nenhuma ação no sentido de colocar em prática uma lei que foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais desta Casa. Peço a sensibilidade ao governo e ao secretário de Saúde do Estado para que regulamente a Lei da Semana de Conscientização sobre o Lúpus, a fim de levar conhecimento a população e ajudar todos aqueles que são portadores da doença”, apelou. O lúpus é uma doença caracterizada pela produção excessiva de anticorpos que causa um desequilíbrio no organismo e pode atacar qualquer órgão do corpo humano, principalmente as células. Não há cura, mas existe tratamento para controle. Os primeiros sintomas da doença são inflamações na pele, articulações e olhos.

Gabrielle S Valentin

Bacharelanda em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, Consultora da UNESCO (braço da ONU voltado para a educação) e empreendedora. Gosta de escrever e desenvolver atividades ligadas ao jornalismo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.