Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data


CONQUISTA: Estudo sobre o Plano Municipal de Transportes é entregue à Prefeitura

Publicado por     |   26 Jul 2019
  |  
Membros do Governo Municipal se reuniram para conhecer os resultados do estudo
Membros do Governo Municipal se reuniram para conhecer os resultados do estudo Foto: Divulgação

O Plano Municipal de Transportes está muito perto de se tornar uma realidade. Na tarde desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu o primeiro relatório da pesquisa que permitirá a elaboração do documento. Para isso, representantes da Via 11 Engenharia, empresa responsável pelo estudo, estiveram no Gabinete Civil da Prefeitura da Zona Oeste (PZO) apresentando seus resultados.

Na ocasião, foi exposto um diagnóstico completo do sistema de transporte coletivo urbano em Vitória da Conquista. O relatório apontou detalhes relacionados às linhas, número de passageiros, frequência dos veículos, dentre outros. Dessa forma, foi possível observar algumas situações de desequilíbrio entre demanda de passageiros e oferta de linhas, por exemplo, que poderão ser corrigidas.

“Agora, nós sabemos qual a necessidade de Conquista. Temos linhas com pouquíssimos ônibus, e aí esses ônibus existentes não atendem à demanda e surge o transporte clandestino. Então, agora, nós podemos trabalhar para promover uma redistribuição dessas linhas, fortalecer e melhorar o sistema de transporte, para que as pessoas não fiquem tanto tempo esperando ônibus”, afirma o prefeito Herzem Gusmão. Ainda de acordo com ele, finalmente será possível para o Governo Municipal fazer uma gestão eficiente do transporte coletivo.

O consultor da Via 11 Engenharia, Antônio Carlos Marchezetti, explica o método utilizado na pesquisa: “Esse estudo de transporte, na verdade, foi uma modelagem de transporte com um software canadense, que demonstra exatamente como está o sistema de transporte e nos oportuniza a desenhar melhorias para o sistema.” E completa: “É uma visão moderna, utilizada nas principais cidades do mundo para modernizar as redes de transporte, tecnologia de última geração. Ele trabalha com base no que os usuários precisam e na demanda real, então ele tira a teoria do achismo, que parece que sempre foi utilizada aqui.”

O estudo foi encomendado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). “Isso vai fazer com que a gente possa dimensionar para dar um melhor atendimento a nossa população”, justifica o presidente, Péricles Nascimento. “Acho que Vitória da Conquista, com isso, passa a ter uma condição de preparo melhor até para uma futura empresa que possa substituir essa condição emergencial que a Prefeitura se encontra”, conclui.

Plano de Circulação Viária – Além dos estudos para a elaboração do Plano Municipal de Transporte, a Via 11 Engenharia entregou, no fim do mês de junho, o relatório que aponta os caminhos para a criação do Plano de Circulação Viária. A pesquisa apontou as principais necessidades atuais da mobilidade urbana de Vitória da Conquista, com detalhamentos sobre vias públicas, sinalização e trânsito. Esses resultados também serão utilizados para promover um planejamento urbano eficaz, atendendo às reais necessidades do município.

FONTE: Blog da Resenha

Gabrielle S Valentin

Bacharelanda em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, Consultora da UNESCO (braço da ONU voltado para a educação) e empreendedora. Gosta de escrever e desenvolver atividades ligadas ao jornalismo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.