Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42



Começa racionamento de água em Condeúba e Cordeiros Destaque

Publicado por     |   03 Jun 2013
  |  

A Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) deu início neste domingo (02), o sistema de racionamento de água em seu abastecimento. O racionamento deve ocorrer entre às 18h do domingo até às 21 h da segunda, abrangendo toda a rede de distribuição em Condeùba, zona rural e o município de Cordeiros.

Segundo o gerente da Embasa em nosso município, Claudio Gonçalves, o racionamento ocorrerá sempre nesse horário, uma vez por semana, como forma de prevenção e controle até que chegue o próximo período de chuvas.

Ainda de acordo com técnicos especialistas da Empresa que fazem medição da capacidade do Açude Champrão, a barragem tem condições de atender à demanda dos consumidores por um período de 260 dias, com isso, o racionamento deve trazer uma economia de 7600 metros cúbicos de água por mês, prorrogando o racionamento até fevereiro do próximo ano.

A Prefeitura de Condeúba tem direcionado os consumidores que necessitam da água para uso animal, a se utilizarem do Tanque do Município, localizado próximo à ponte do Rio Gavião, já que essa água é imprópria para consumo humano.

De acordo com Claudio Gonçalves, todas as medidas possíveis para o controle devem ser tomadas nesse momento, no entanto, bons resultados só serão alcançados se todos os envolvidos assumirem as suas responsabilidades, desde órgãos responsáveis, autoridades e população diretamente interessada. Isso se aplica não só a Condeúba e zona rural, mas também ao município de Cordeiros.

O Gerente da Embasa orienta para medidas simples, de uso racional da água, mas que podem fazer muita diferença nesse período considerado de cautela. Ele recomenda à população, medidas simples, como não lavar calçadas, carros e janelas com mangueiras, o que aumenta o desperdício. É uma cena comum no dia-a-dia de Condeúba, mas que hoje em dia deve ser evitada e até condenada.

Em relação aos arrendatários de lotes da bacia do Açude Champrão, a Embasa recomenda a suspensão da irrigação feita sem controle e de forma irregular nesses terrenos, de maneira que compromete todo o abastecimento e reduz cada vez mais a capacidade do açude em um momento de escassez. Dessa forma, a população também é convidada a fiscalizar, alertando parentes, vizinhos e todos os envolvidos de que é preciso economizar água.

Por: Dermeval Filho

Fonte: DDEZ

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.