Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42



URGENTE: Com projeto inacabado, barragem da Lagoa do Curral se rompe em Condeúba

Publicado por     |   24 Jan 2016
  |  

Segundo informações de moradores da região da Lagoa do Curral, que entraram em contato com o plantão da redação do Folha Regional de Condeúba, o sangradouro da barragem da localidade, que estava inacabado, por ineficiência da atual gestão administrativa condeubense, não suportou a vazão da correnteza da água e se rompeu.

Apesar de não haver registro de nenhuma vítima, o prejuízo é imenso para a população local. Como no município de Condeúba as chuvas são escassas, o reservatório perdeu sua capacidade de armazenar a água das chuvas desse mês de janeiro e não terá condições de servir à comunidade conforme foi projetado.

Esse reservatório foi construído na gestão passada e já suportou anos de cheias, porém com as interveções da atual gestão mudando o sangradouro de local, esse ponto da barragem não foi reforçado com alvenaria e se rompeu. Com o rompimento do sangradouro, quase toda a água que estava armanezada acabou sendo liberada.

O fenômeno das secas sempre foram registrados em todos os municípios da região e agora, cada vez com um intervalo de tempo maior, a falta de planejamento dos governos e a ausência de projetos realizados no tempo correto e por profissionais com capacidade técnica para tal, acaba fazendo com que as consequências sejam ainda maiores.

Projetos como a barragem de médio porte dos Morrinhos e açudes locais como o da Lagoa do Curral seriam a solução para amenizar as consequências dessas secas. Agora, com um projeto totalmente fora de padrão, a ineficiência do governo desperdiçou a oportunidade de armazenar as águas advindas das chuvas desse mês de Janeiro e que poderia servir de suporte nos meses de estiagem do ano de 2016.

Um sonho de dezena de pessoas que foi frustado e um desperdício do dinheiro público.

Fotos da barragem antes de se romper

{gallery}barragem-lagoa-do-curral-jan-2016{/gallery} 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.