Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Condeúba: Com recursos próprios, Silvan realiza mutirão de saúde com mais de 1500 atendimentos

Publicado por     |   02 Nov 2017
  |  

O cenário é de crise financeira e dificuldades para os municípios baianos, principalmente quando assunto trata-se de saúde, pois é um serviço caro e de difícil gestão para prefeituras com pouca arrecadação como a de Condeúba. A falta de medicamentos, por exemplo, era comum na gestão passada - e para se ter acesso a atendimento especializado era necessário ser encaminhado através da central de marcação e enfrentar uma longa fila no Sistema Único de Saúde (SUS) que poderia demorar meses.

O prefeito Silvan, porém, tem conseguido apresentar resultados positivos na área que foi uma das suas principais bandeiras levantadas em campanha eleitoral: a saúde pública. Todas essas conquistas tem sido atingidas com recursos próprios do município, sem apoio dos governos ou entidades privadas. No início gestão inclusive, foi apresentada uma lista de altas dívidas herdadas da gestão anterior, que agrava a situação que o município enfrenta somando-se com a crise econômica que assola o Brasil. Ainda diante desse cenário e com menos de dois anos, a população já percebe um avanço. 

Postos de saúde foram reformados; o atendimento de urgência e emergência no hospital foi regularizado com médico 24 horas por dia, 7 dias por semana e o funcionamento da farmácia básica segue conforme os padrões determinados por lei. Além disso, foi anunciada a viabilização de um Laboratório Completo para o Hospital Municipal da cidade, viabilizado através do deputado estadual Pedro Tavares e agora está sendo realizado um mutirão de saúde que oferece à população acesso imediato a atendimento com diversos especialistas (Ginecologista, Pediatra, Urologista, Mastologista), com mais de 1500 atendimentos já registrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além das consultas médicas especializadas, estão sendo ofertados para a população, exames e procedimentos como mamografias, ultrassonografias de mama, próstata, tireoide, abdome total, vias urinárias e outras, punção mamária, preventivo, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C, exames laboratoriais diversos, aferição de PA, teste de glicemia.

"Esse evento foi idealizado pensando no Outubro Rosa, que é um mês dedicado à conscientização da mulher para os cuidados com a prevenção do câncer de mama; e no novembro azul, que chama a atenção para os cuidados que os homens devem ter para prevenir o câncer de próstata. Trouxemos especialistas para a saúde do homem e da mulher, além da oferta de exames e procedimentos e aproveitamos para estender os atendimentos para outras áreas como a pediatria. Apesar das dificuldades, conseguimos fazer economias, fazer uma gestão responsável e apresentar mais esse benefício aos condeubenses." Comentou o prefeito em ligação telefônica com a redação do Folha Regional de Condeúba.

 O evento iniciou no dia 27 de Outubro e encerra na próxima sexta-feira, dia 03 de novembro, quando será apresentado um balanço detalhado com os números de atendimentos realizados.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.