Imprimir esta página

Condeúba completa 158 anos de Emancipação Política

Publicado por     |   14 Mai 2019
  |  

Nesta terça-feira (14), Condeúba completa 158 anos de emancipação política!

Condeúba, município situado na região sudoeste da Bahia, emancipou-se de Caetité pela lei número 809, de 11 de junho de 1860. Entretanto, a instalação da vila se deu em 14 de maio de 1961. É por isso que a comemoração do aniversário da cidade acontece sempre nessa segunda data.

A origem de Condeúba, encontra-se no processo de ocupação do sertão que medeia entre Minas Novas e Araçuaí, Rio Pardo e Rio das Contas, intensificado a partir de 1720, quando a mineração proliferava em Minas Novas, Minas do Rio de Contas e Jacobina. Do processo de ocupação naquele período derivaram algumas aglomerações humanas, depois cidades, incluindo Santo Antônio da Barra, posteriormente Condeúba. O município teve seu foco irradiação a partir do sítio Condeúba, latifúndio deitado às margens do Rio Gavião.

O município de Condeúba está situado no Centro-Sul baiano, na microrregião de Brumado, distante cerca de 660 Km da capital Salvador. Condeúba tem uma população de aproximadamente 17.000 habitantes, faz limite com os municípios de Cordeiros, Jacaraci, Mortugaba, Guajeru, Presidente Jânio Quadros e o Estado de Minas Gerais.

Condeúba é um município histórico, mas a memória coletiva requer cuidados com os registros e com sua gente. Povo que, com garra e suor do dia-a-dia, ergue os alicerces do desenvolvimento em busca do seu crescimento e do bem comum.

Desejamos que cada munícipe seja um ponto de perseverança, para manter a cidade nos caminhos do sucesso.            

Gabrielle S Valentin

Bacharelanda em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, Consultora da UNESCO (braço da ONU voltado para a educação) e empreendedora. Gosta de escrever e desenvolver atividades ligadas ao jornalismo.