Imprimir esta página

Robô tenta fraudar enquete em prol de candidato e sistemas de segurança do FRC suspendem enquete

Publicado por     |   30 Jun 2019
  |  

Quando o assunto é política, os ânimos tendem a se acalorar em municípios pequenos como Condeúba. A prova disso está na repercussão que tomou uma enquete lançada pelo site Folha Regional de Condeúba na noite desse Sábado (29). Logo o assunto ganhou as rodas de conversas e os grupos de WhatsApp da região e o FRC passou a ter um número acima da média de usuários online acompanhando o processo de votação.

E a repercussão ganhou tal nível que, alguns envolvidos no processo de votação passou a adotar um robô, uma especie de programa que burla o sistema da enquete e vota automaticamente várias vezes, para garantir sucessivos votos a um dos candidatos da lista. O que esse usuário mal intencionado não contava era que, por trás do site, existe um arcabouço de sistemas de segurança e proteção que de pronto identificou a fraude e gerou alertas. Alguns IPS chegaram a ser bloqueados mas, como a estratégia desse usuário consistiu também em uma troca sucessiva de IPs, a enquete foi suspensa.

Em respeito aos usuários e aos prefeituráveis que estavam sendo sondados através dessa enquete, serão adotadas novas medidas de segurança para garantir resultados os mais próximos do cenário real e tão logo se dá as implementações de segurança necessárias para evitar esse tipo de atitude, o processo será reiniciado. O FRC sempre se preocupa em zelar pela credibilidade e respeito adquirido ao longo da sua história, portanto, se preocupa com toda e qualquer informação veiculada no site e nas suas redes sociais.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.