Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quarta, 18 Setembro 2019
Muito Nublado

17°C

Condeúba

Muito Nublado

Umidade: 90%

Vento: 9 km/h



Há 274 anos atrás "nascia" a Igreja Matriz de Condeúba, um patrimônio cultural da região

Publicado por     |   06 Set 2019
  |  

Não há quem não se impressione com a beleza e a imponência da Igreja Matriz de Condeúba. Até mesmo aqueles moradores mais antigos, que costumeiramente circulam pela Praça Santo Antônio e já tem essa construção como parte do seu dia a dia, vez ou outra, se pegam contemplando essa obra, seja pelo seu tamanho, seja pela sua arquitetura barroca, seja pela fé católica e até por tudo isso junto.

A sua história remete ao século XVIII, há quase três seculos atrás e se confunde com a história da própria cidade de Condeúba, uma das primeiras dessa região. Tudo começou com uma pequena capela construída às margens do Rio Gavião, por moradores da Serra Talhada, uma antiga e extensa fazenda que ficava às margens do Rio Gavião. Ao final de 30 de junho de 1745, há exatos 5 dias, 2 meses e 274 anos, essa capela foi benta pelo Pe. Visitador Geral, João de Vasconcellos Pereira.

Filial da Freguesia Nossa Senhora do Rio Pardo (MG), a primeira Irmandade fundada no município foi a de Santo Antônio em 13 de junho de 1752 e durou até o ano de 1811. Em 1845 foi fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento pelo Arcebispo da Bahia Dom Romualdo Antônio de Seixas, a qual permanece em atividade. 

No interior da igreja, o altar e toda a sua arquitetura chama a atenção pelo nível de detalhamento. O estilo encontrado no seu projeto é o barroco, que ganhou o Brasil colonial um século antes (século XVII).  

Tanto os historiadores modernos como Agnério de Souza , quanto o ilustre Dr. Tranquilino Torres dedicaram parte do seu tempo para estudar e registrar essa história belíssima que traz orgulho para o condeubense e enriquece a sua cultura.

Mesmo séculos após a sua estruturação, a igreja segue conservada e é palco de missas, casamentos e batizados. À sua volta, está a praça Santo Antônio, que recentemente recebeu uma reforma urbanística.

 

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.