Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 20 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 10 Dezembro 2014
Bahia Notícias

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo a partir de julho de 2015, com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo. Com a mudança, a nova CNH passa a ter um número maior de dispositivos de segurança do que a atual.

Entre eles está um código cifrado com informações criptografadas, que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celulares para facilitar a identificação de fraudes. Há também mudanças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança. Os documentos do veículo, que são os certificados de registro e de licenciamento, também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança. O objetivo é evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.

As mudanças não vão alterar muito a aparência dos documentos, nem aumentar o custo para os condutores e proprietários de veículos, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo a Agência Brasil, a Carteira de Habilitação não era atualizada há oito anos.

 

Publicado em Brasil
IBahia

Cerca de 73 mil pessoas na capital baiana substituem refeições por sanduíches, pizzas e salgados. Desse total, 39 mil realizam estas substituições regularmente. A Bahia é o maior estado em consumo de bebida alcoólica no Nordeste e o primeiro do país em maiores de 18 anos que assumem fazer consumo abusivo do álcool. 

Os soteropolitanos também estão entre os maiores consumidores de sal em excesso e onde cerca de 42% da população é sedentária. 

Os comportamentos de riscos assumidos pela população foram divulgados na quarta-feira (10), durante o lançamento dos resultados da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde(MS).  

A iniciativa é pioneira na área de saúde, em território nacional, a coletar amostras de sangue e de urina da população entrevistada, fato que confere mais precisão aos resultados.

Publicado em Bahia

O Prefeito de Condeúba, Guto (PT), não cumpriu com sua palavra, pois na primeira Sessão Ordinária da Câmara realizada em 21 de fevereiro de 2014, o Prefeito esteve nos visitando para falar sobre o Projeto de Lei nº 025 de 20 de novembro de 2013.

Projeto este que trata-se da liberação das Associações para cobrarem água tratada dos seus moradores na zona rural, em especial para favorecer a Associação do Tamboril que já cobra pelo serviço prestado daquela Comunidade.

'Eu como vereador e líder da oposição questionei a situação e apontei uma seria de duvidas sobre o Projeto, pedi ao Prefeito que retirasse o Projeto da ordem do dia e convocasse assembleias pela zona rural para ouvir o povo e a que decisão eles tomariam.

Pois bem, o Prefeito Guto concordou de pronto que faria este procedimento, conforme consta na ata da Sessão da Câmara do dia 21/02/2014, que ele retiraria naquele momento o Projeto da ordem do dia e faria uma audiência pública para discutir o Projeto.

Sabem o que aconteceu? O Prefeito realmente retirou o Projeto da ordem do dia, o engavetou, não fez nenhuma audiência e agora na penúltima Sessão da Câmara deste ano, por tanto, no “apagar das luzes”, ele mandou o Projeto novamente para a Câmara que já foi votado e aprovado pela maioria.

Amanhã dia 12/12 a Câmara realizará a última Sessão do ano, o Projeto será votado pela segunda vez, e aí sim, se aprovado vira Lei, e o povo como havia prometido o Prefeito de ouvi-los! Como fica? Sim ficará mais uma vez para traz, sem o direito de falar.

Lamentamos profundamente esta atitude ditatorial do Sr. Prefeito de ter prometido de ouvir o povo e depois não cumpriu. A palavra do homem público tem que ser mantida, principalmente quando consta em ata."

Concluiu o Vereador Líder da Oposição Silvan Baleeiro.

Publicado em Condeúba