Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Segunda, 02 Março 2015
Matéria sugerida por Medonho Produções

Há exatamente 47 anos atrás, o que era sinônimo de prosperidade para o sertanejo, passou a ser sinônimo de terror para os condeubenses: a água. Pelo menos naquele episódio. Conta-se que à época, alguns atribuíam as causas à um castigo divino, outros acreditavam apenas ser um desastre natural, mas parte da pacata Condeúba foi destruída pela força das águas do Rio Gavião, trata-se da enchente de 1968.

Há até uma justificativa que segundo os  mais velhos, circularam também posterior ao triste fato justificando o aumento significativo do rio. Entretanto, não parece fazer muito sentido nos tempos atuais, mas era a seguinte: Com a cheia do Rio da Feirinha e do Rio do Soberbo, que era um rio com água bastante suja, criou-se uma barreira para o escoamento do Rio Gavião, fazendo com que a água represasse culminando numa verdadeira lagoa no centro da cidade.

O que se conhece hoje por centro comercial, onde estão situados os mercados, farmácias e bancos, foi completamente tomado pela água. Transformou-se em uma verdadeira barragem. Comércios, como uma casa de beneficiamento de arroz do Saudoso Adriano, foram todos ao chão causando pânico e enormes prejuízos. A rua do sobrado, que fica muito próxima ao leito do rio, ficou totalmente destruída.

Através das fotos, é possível notar como foi sofrida a superação desta catástrofe. Com poucos recursos além da força braçal, a população trabalhou em mutirões por dias seguidos. Em uma das fotos abaixo é possível notar canais abertos provavelmente por enxadas para o escoamento da água empossada. Já em uma segunda foto, um caminhão parado em uma rua alagada e pessoas colocando pertences em cima do veículo para evadir-se do local, sob o risco de que a água aumentasse.

 A prefeitura da cidade neste ano estava sob o comando do Saudoso Antônio Andrade.

Enchente de 1968 - Crônica - Por Prof. Agnério Souza

Comemora-se hoje, 47 anos da célebre enchente ocorrida no Rio Gavião, na manhã de Domingo do dia 03 de março. Havia chovido muito nos meses de dezembro de 67, janeiro e fevereiro de 68; porém as chuvas aumentaram bastante entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março/68, culminando com a chegada da água, vinda do município de Jacaraci e que inundou parte da cidade de Condeúba.

Quem presenciou a enchente não se esquece de que, pela manhã, a partir das 6.00 h. começava o rio, no setor urbano, a se encher. O povo correu para a ponte a fim de presenciar o deslumbrante espetáculo de uma bela cheia: mas o que era bonito, tornou-se motivo de preocupação, pois as águas ultrapassaram a ponte e começaram a entrar na cidade. De sorte que, ficaram inundadas toda a Rua Sete de Setembro, João da Silva Torres, Cons. Luis Viana, parte baixa da Praça Santo Antonio e parte baixa da Praça da Bandeira.

Diante do impasse, o povo irmanou-se num só abraço de confraternização e solidariedade; pois todos, sem exceção, mulheres, homens, crianças ajudavam a carregar os pertences das pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas barrentas do Gavião. Procuravam-se as residências nos lugares mais elevados para acomodação das vítimas da enchente. Foi um movimento dinâmico, porém melancólico. Casas e prédios vinham a baixo, porque eram construídos de adobão, e o barro não resiste á água. A cidade ainda era pequena, não havia o bairro do Divino Espírito Santo nem outras ruas acima da Gruta de Nossa Senhora, que também ainda não existia.

O prefeito Antonio Andrade ficou preocupado com a situação e fez o que pôde; estávamos ilhados sem poder comunicar-se com outros municípios. Era o tempo do Governo dos Militares no Brasil, e na Bahia, Dr. Luis Viana mandava e desmandava. Dr. Anfrísio Sousa assistia com pesar o sofrimento do povo, via com tristeza  a destruição de tantos imóveis, inclusive o prédio onde funcionou a primeira escola da cidade e que era o cine-teatro daquela época; mas, deixando a perplexidade de lado, arregaçou as mangas e ajudou a muita gente ,  orientando-a o que pegar e o cuidado que se devia ter em situação de risco, foi um herói.

No entanto, demos  e damos graças a Deus, por ter acontecido durante o dia e de não ter havido vítimas fatais. Perdeu-se apenas bens materiais. Foram-se os anéis, ficaram os dedos. Outros dias melhores vieram e os moradores reconstruíram suas casas com material mais resistente, a alvenaria, bem mais segura e valorizada. Esta enchente entrou para a história de nossa urbe.

Veja algumas fotos:

{gallery}enchente-68{/gallery}

Publicado em Condeúba

O cantor Beto Guerra, da cidade de Pres. Jânio Quadros, irá apresentar o seu repertório variado no Sushi Bar, localizado na Praça Santo Antônio, em Condeúba (Antigo Parada Obrigatória). O show acontecerá no próximo sábado, 07 de março, e faz parte da programação da nova direção do local que irá oferecer uma série de mudanças prometendo um novo espaço na cidade.

Segundo a direção, a proposta é criar um estabelecimento com cardápio variado, oferecendo um alto nível de atendimento e um ambiente familiar.

Publicado em Condeúba

O radialista e político da Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (PMDB), tomou posse nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia, substituindo o colega de partido, Bruno Reis (PMDB), que assumiu a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza de Prefeitura de Salvador. Herzem Gusmão, que era primeiro suplente da coligação encabeçada pelo Democratas nas eleições de 2014, foi recepcionado pelos parlamentares e prestou juramento acompanhado da família, amigos e convidados de seu município.

Como Bruno Reis, o novo deputado passa a integrar a bancada de Oposição e em seu primeiro discurso, na sessão plenária desta terça, lembrou que não seria tarefa fácil substituir o combativo Bruno Reis. Garantiu, entretanto, que não medirá esforços para contribuir e fortalecer o instrumento democrático, defendendo os interesses da Bahia e, em especial, do município de Vitória da Conquista.

O líder da Oposição, deputado Sandro Régis, fez questão de subir à tribuna para cumprimentar o novo colega, destacando a experiência e a liderança de Herzem Gusmão no sudoeste baiano. ” Herzem chega ao legislativo preparado e com uma história de luta de quem sempre defendeu os seus ideias e sempre se colocou como a voz do povo de sua cidade”, disse Régis, observando que com sua força e capacidade de trabalho, o deputado contribuirá de forma significativa com a bancada de oposição. O deputado Leur Lomanto (PMDB), também se pronunciou, ressaltando a qualificação do novo parlamentar e a sua importância representativa para o fortalecimento político da região sudoeste da Bahia.

Publicado em Política