Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 20 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 29 Abril 2015

O sonho da primeira habilitação passou a ser um pesadelo para os inscritos na próxima turma da NEPTRAN (Núcleo da Escola Pública de Trânsito) de Vitória da Conquista. Desde setembro, quando iniciaram as inscrições, estes alunos aguardam as aulas, mas processo está empacado. E o pior: os alunos não conseguem obter uma resposta pelos canais de comunicação fornecido.

O condeubense Guilherme Rocha, que disse acompanhar o edital desde outubro, aguarda ser chamado para entregar a documentação necessária mas nada acontece. Segundo o jovem, ele foi até informado de que iria fechar a escola pública de trânsito, mas em seguida teve acesso a outra informação de que os carros foram para reforma e desde então não consegue contato por nenhum número.

"Fizemos a inscrição em setembro, depois saiu o edital da seleção em outubro, falaram que iam nos chamar para a entrega de documentação, às vezes eu procurava ligar no [número] 3422-6663 para saber de informações. Devido a ansiedade procuro ligar várias vezes e ninguém atende agora, eles não determinaram prazo." Reclamou.

 

Publicado em Bahia
Bahia Notícias

Pesquisadores baianos descobriram nesta quarta-feira (29) o zika vírus, causador da doença misteriosa que atingiu cerca de 3.500 pessoas, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Em conversa com o Bahia Notícias, o pesquisador Gúbio Soares, que participou junto à pesquisadora Sílvia Sardi do estudo que levou à descoberta, explicou como chegaram ao vírus causador da enfermidade.

“Recebemos amostras de um médico amostras de soros de Camaçari. Ele nos mostrou fotos dos casos e nos relatou tudo. Começamos os estudos para tentar encontrar dengue, chikungunya, mas analisamos várias amostras do vírus e não encontramos estas doenças. Começamos a encontrar o vírus através de uma técnica chamada RT-PCE”, contou. Descoberto em 1947, em Uganda, leste da África, o zika vírus teria chegado à Bahia através de turistas, durante a Copa do Mundo. É o que acredita o especialista: “este vírus causou um surto na Polinésia Francesa em 2013.

Acreditamos que, com a vinda de milhões de turistas visitando a Bahia durante a Copa, eles tenham trazido o vírus junto”, deduziu. De acordo com Soares, a doença, transmitida por vários mosquitos da espécie aedes, não é tão grave quanto à dengue e a febre chikungunya. “Ela é branda, não causa hemorragias. O paciente sente como se tivesse tendo uma alergia, além de dor nos olhos e, em alguns casos, quadros de conjuntivite, mas não existem casos de óbitos provocados pela doença”, explicou.

O pesquisador também afirmou que o tratamento da doença é feito com medicamentos para dores no corpo e febre e que não há nenhum tipo de kit que possa diagnosticar a enfermidade rapidamente. Ele ainda disse que a principal forma de prevenção da doença é o combate ao mosquito aedes. “Esta é a principal medida profilática. A população precisa combater o aedes, pois quanto mais mosquito você tem, maior a probabilidade de adquirir a doença”, ressaltou.

Publicado em Saúde Pública

No início da sessão, o vereador Tiago Telles (PDT) falou na tribuna sobre a redução de horário de autoatendimento do Banco do Brasil ao público em geral e citou o desrespeito à Lei Municipal 756/2007, que regulamenta tão e somente o tempo de espera nas filas.

Na sequencia, ainda com a palavra, o vereador Tiago disse que os funcionários públicos municipais precisam de treinamento para prestar serviço de qualidade e ao mesmo tempo sejam valorizados. Porém, o vereador votou pela ilegalidade no Projeto de Lei nº 20/2014, de autoria das vereadoras Nena e Cida, que dá o direito ao funcionário público municipal de gozar como feriado o dia do seu aniversário, que contraste em Tiago.

O Projeto de Lei 003/2015  tornou de utilidade pública a FAMUCON , antes foi dado pela ilegalidade pelo relator Tiago Teles, acabou sendo aprovado pelo Plenário. 

O vereador Silvam Baleeiro (PMDB) usou a tribuna e fez uma homenagem aos trabalhadores do Brasil, leu uma oração pela passagem dia do trabalho e não poupou a Presidente do Brasil pelo cancelamento da sua palavra aos trabalhadores neste dia.

Silvam denunciou a administração municipal devido a ausência de médico de plantão no Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos dia 25/04, onde esteve por lá uma Sra. Com AVC e um rapaz ofendido por escorpião. Segundo o edil, ambos tiveram que ser levados para receber o atendimento médico no Hospital de Cordeiros. 

Denunciou também a falta de respeito desta administração desastrosa para com os funcionários contratados, que vem atrasando os pagamentos desde seu inicio. "Isto é uma vergonha", pontuou o parlamentar.

Silvam comentou ainda que entregou um documento assinado pelos vereadores de oposição, ao Governador Rui Costa na sua passagem por Condeúba dia 22/04, onde foi solicitado ao Governador a construção da Barragem dos Morrinhos, a regionalização do Hospital Dr. José Cardoso dos Apóstolos entre outros.

Projetos aprovados, todos de autoria das vereadoras Cida de Lerim e Nena, ambas do PHS. 

Projeto de Lei nº 002/2015 – Torna-se oficial dia 12 de outubro como o dia da Imprensa.

Projeto de Lei nº 003/2015 – Torna de Utilidade Pública Municipal a FAMUCON.

Projeto de Lei nº 006/2015 – Torna-se de Utilidade Pública Municipal, o Jornal Folha de Condeúba.

Projeto de Lei nº 007/2015 – Torna-se de Utilidade Pública Municipal a Radio Comunitária Liberdade FM.

Projeto de Lei nº 009/2015 – Dâ-se o nome de Josué José das Neves à Creche que está sendo construída em frente ao “Garajão”. 

Publicado em Condeúba