Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Sexta, 03 Abril 2015

Inovação é uma das características do Jornal Folha de Condeúba. Com a proposta de trazer um site de notícias de fácil acesso, mantendo o foco no usuário, o JFC inovou mais uma vez e oferece ao público mais uma opção de compartilhar as notícias.

O site passa a oferecer o compartilhamento das matérias direto para o WhatsApp. Basta acessar o site através de plataformas móveis (Smartphones, Tablets, etc) que irá aparecer automaticamente o ícone verdinho do aplicativo na parte inferior direita da tela. Clicando neste ícone o site já redireciona para o Whats o link da página que está navegando no site.

Esta mudança se deu por conta de pedidos dos usuários, você também tem uma sugestão? envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em Bahia
Padre Osvaldino

I. INTRODUÇÃO: O anúncio pascal, hoje ressoa vibrante: O Senhor ressuscitou, venceu a morte e vive para sempre! Nasce imortal, a humanidade nova! Dá-se a nova criação e o novo êxodo! Celebramos a energia amorosa de Deus que, pelo Espírito, faz novas todas as coisas. Com as santas mulheres, vamos ao túmulo vazio e nos tornemos testemunhas da ressurreição. A noite pascal é o grande “sacramento” da vida cristã. Batismo e Eucaristia, o centro da liturgia de hoje, tornam presentes e atuais os acontecimentos que celebramos, e nos comunicam a vida nova da ressurreição.

II.  APROFUNDAMENTO: Nesta liturgia da vigília pascal, a Palavra nos mostra que Deus nos criou e apesar de a aventura humana ter contaminado o mundo com o pecado e a morte, Deus não desistiu de sua criatura; fez aliança e mesmo quando a rompemos Ele não voltou atrás. E que uma vez escravos, Ele não se esqueceu de nós e nos libertou. O êxodo foi um fato estupendo, fantástico, tão marcante que era celebrado todos os anos pelos judeus como páscoa. Apesar de tudo, o mal continuou fazendo suas vítimas. Deus sabe que o inimigo está instalado dentro do ser humano. E que por isso é o pior inimigo! É preciso extirpar de vez esse mal do coração humano. E para isso Deus fez a última e maior de todas as suas façanhas: veio como ser humano e assumiu a nossa vida na pessoa de Jesus e partilhou conosco o seu plano. "Sendo um deles, vou ensinar-lhes como vencer o mal por dentro e reencontrar o caminho da vida. Assim eles serão felizes para sempre!”.

Mas o pecado é tanto no coração humano, que Jesus acabou sendo morto de uma maneira infame! Os amigos de Jesus pensaram: “está acabado! Estamos perdidos!” Deus, porém não se dá por vencido! A escuridão e o silêncio do sepulcro (lugar do nada e do silêncio nosso que morremos com os que morrem) são atravessados por uma luz e um grito: “Jesus ressuscitou!” A morte foi vencida, o pecado foi apagado, o caminho da vida se abriu de novo para a humanidade. Agora já sabemos: a aventura continua porque Deus transforma o mal em bem; realiza seu plano até mesmo através das contradições humanas! Na ressurreição de seu filho Jesus, simplesmente Deus mostrou que é demais! Refletindo sobre isto, Santo Agostinho, no séc. VI exclamou: “ó culpa feliz de Adão, que nos mereceu a graça de tão grande Salvador!” Sim, nós entristecemos a Deus com o nosso pecado, e Ele nos surpreendeu com a alegria do seu perdão!Esta noite de sábado é para nós cristãos a maior de todas as noites! É o momento de renovar nossa fé na realização desse projeto de amor de Deus. O apóstolo Paulo nos recorda na carta aos Rm, que pelo Batismo nós já fazemos parte da nova criação: nascemos para uma vida nova, pois “morremos ao homem velho”, que vivia afastado de Deus, no pecado, sob o domínio da morte, para renascer para uma vida em Cristo. Vida de comunhão com Deus. Vida em plenitude. A páscoa é a passagem de todo ser humano da morte para a vida.

O evangelho de hoje, ao falar no “amanhecer do primeiro dia da semana” (v.1), faz lembrar o primeiro dia da criação, quando Deus criou a luz (Gn 1,3ss). A vitória de Jesus sobre a morte restabelece o plano original de Deus, antes do pecado humano. É o amor que nos dá a certeza de que fomos criados para viver para sempre, felizes, na paz, na harmonia, na solidariedade.

Publicado em Brasil