Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quarta, 24 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 13 Maio 2015

Só para quem é condeubense de coração como eu, sabe o que é comemorar cada ano que se completa desta querida cidade. Pior ainda é não estar presente na cidade e 'assistir' todo mundo se divertindo e contemplanto essa importante passagem no ano, sem poder participar porque o feriado é apenas local, e quase sempre cai em meio de semana.

Bom! acredito pelo que já vivi e ouvi, que não há povo tão hospitaleiro e com uma energia tão forte como os condeubenses. Quem, por esta terra passa, é contagiado pela simpatia e tentado a voltar na primeira oportunidade.

O fato é que, não fosse o orgulho de ser condeubense, que por si só já é motivo para grandes comemorações, não há muito o que se comemorar tendo conhecimento da crise administrativa que enfrenta o município. Mesmo novo que sou, não me lembro de nenhum aniversário de emancipação política, que a cidade não tenha recebido inaugurações de importantes obras como Hospital Municipal, Escolas, Praças, etc...

Agora, no centésimo quinquagésimo quarto ano após sua emancipação, foi entregue, apenas a cobertuda da quadra da Escola Municipal Eleutério Tavares, obra esta que se estendeu por mais de 10 meses, no ato cívico que aconteceu neste dia 14-05, na própria quadra. Não se ouviu foguetadas de algumas grações de horas como em outros tempos; nem carreatas; não teve gincanas; e até o som foi motivo de reclamações de alguns professores que participaram, inclusive, somando a maior parte do público do evento, além dos alunos. Tudo muito tímido, traduzindo esta crise que enfrenta nossa querida cidade.

Programada em cima da hora, a agenda de eventos festivos foi divulgada faltando menos de duas semanas para as festividades. E há quem diga que só aconteceu, porque correu um boato na cidade de que jovens estavam se reunindo para fazer por conta própria o evento, como aconteceu em Cordeiros.

A demanda é alta e a frustação é maior ainda. Ruas e estradas carecem de cuidados, a educação funcionando aos trancos e barrancos, inclusive sem pagar o piso salarial de professores, problema também enfrentado por outras classes de funcionários, dentre vários outros problemas. Não vejo tantos motivos para comemorar. Essa história de arrumar a casa parece que fez foi bagunçar mais. Isso entristece e ofusca a perspectiva de futuro da cidade, ao meu ver. Não tenho conhecimento de planejamentos para o crescimento do município, não há atuação efetiva dos governos, nenhuma medida de grande impacto, isso é assustador. Para que rumos estamos seguindo?

A cada ano que vem se passando, a sensação é que tudo está andando para trás, enquanto deveríamos estar anos à frente. Enfim, tempos melhores virão. E de uma coisa eu tenho certeza, esse povo não é de esmurecer por qualquer motivo.

Feliz aniversário Condeúba, pelos seus 154 anos! 

 

Publicado em Condeúba
Quinta, 14 Maio 2015 00:00

Parabéns Condeúba!

Publicado em Condeúba