Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 16 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 17 Junho 2015

A presidente Dilma Rousseff editou a medida provisória 676, publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União, que cria uma alternativa à chamada fórmula 85/95 aprovada pelo Congresso evetada pela presidente.

 

O novo dispositivo, com uma fórmula progressiva, começa a valer como lei já nesta quinta e tem como ponto de partida o próprio cálculo 85/95, que se refere à soma do tempo de contribuição e idade da mulher/homem no momento da aposentadoria.

 

Com as alterações, o valor dessa soma vai subir um ponto em 2017, outro ponto em 2019 e, a partir de então, um ponto a cada ano até chegar a 90/100 em 2022.

 

Os trabalhadores que atendem a esse critério passam a escapar dos efeitos do fator previdenciário —dispositivo que existe atualmente e reduz o valor recebido por quem se aposenta precocemente— caso seu tempo de contribuição e a sua idade somem 85 anos para a mulher e 95 anos para o homem no momento da aposentadoria.

 

Com a progressão, em 2022 a soma chegará a 90 anos (considerando tempo de contribuição mais idade) para mulher e 100 para os homens.

 

O acesso à aposentadoria fica, dessa forma, cada vez mais difícil, acompanhando o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que teoricamente receberão o benefício por mais tempo.

 

O fator previdenciário continuará valendo como a base para calcular o valor recebido, mas a fórmula proposta pela MP 676 é uma alternativa para escapar do desconto em caso de aposentadorias precoces.

 

                                                        IDEIA INICIAL ERA SANCIONAR PROPOSTA DO CONGRESSO

 

Segundo a Folha apurou, Dilma queria sancionar a fórmula 85/95 para evitar desgaste com as centrais sindicais e com o próprio Congresso, e editar uma MP somente com a progressividade.

 

Mas sua equipe constatou que, juridicamente, isso não era possível. Foi só então que a presidente bateu o martelo pelo veto e a edição de uma MP com a fórmula alternativa.

 

A velocidade da progressão causou polêmica no Planalto. A equipe econômica do governo defendia que a graduação fosse feita anualmente, mas as centrais reivindicavam que isso fosse feito a cada três anos.

 

Por fim, o núcleo político do governo ponderava que fosse de dois em dois anos, e a presidente acabou por optar por uma junção das alternativas.

 

Publicado em Brasil

Homens armados atacaram um carro-forte na rodovia BR-349, entre São Felix do Coribe e Bom Jesus da Lapa, na região da Bacia do Rio Corrente, na tarde desta quarta-feira (17), próximo ao município de Santana. Após renderem os vigilantes do veículo, os bandidos roubaram o dinheiro que estava no carro blindado e uma camionete S-10 que passava no momento da ação, de acordo com o portal Oeste10.

Depois, incendiaram o blindado. Esse é o segundo carro-forte assaltado no trecho em dois meses. Em abril, uma quadrilha chegou a trocar tiros com os seguranças, que fugiram; os criminosos conseguiram roubar todo o dinheiro que estava sendo transportado.

Fonte: Bahia Notícias

Publicado em Bahia

De 26 a 29 de maio, o Projeto Cisternas, executado pela ASFAB - Associação de Agricultores Familiares Bahia Campones da Bahia -, contrato com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos, e Desenvolvimento Social, realizou uma capacitação de pedreiros para construção de cisternas, de placa 16 mil litros para captação de água de chuva para o consumo humano, na comunidade de Mucambo, em Condeúba.

Foram capacitados 12 pedreiros, todos eles agricultores que moram nas comunidades rurais do município. O coordenador de campo Otávio Manoel Messias fez uma avaliação da atividade. Segundo ele, o curso ajudou os novos pedreiros na aprendizagem de novas tecnologias e aperfeiçoamento das técnicas de construção, bem como os capacitou com uma metodologia voltada para convivência com o semiárido, passando assim a conhecer melhor o programa, a entidade e sua equipe técnica. 

Os técnicos da ASFAB estiveram presentes em todo curso, passando as orientações devidas e necessárias para o bom andamento das atividades. De acordo com o coordenador, nessas capacitações seria interessante ter a participação das mulheres, sendo que em alguns municípios do estado já existem mulheres cisterneiras.

“Hoje a mulher ocupa cada vez mais o mercado de trabalho e uma delas lembrou ainda que a nossa região é sazonal, que muitos agricultores vivem na migração indo para a colheita do café e do corte de cana em São Paulo ou Mina Gerais, para a construção civil nos grandes centros. Com as capacitações de pedreiros temos assegurado que muitos deles fiquem na sua terra, com a sua família e trabalhando na sua região mesmo, garantindo o sustento sem ter que sair para outros centros”, destacou Messias.

Fonte: ASCOM/ASFAB

 

Publicado em Condeúba

A Associação dos Moradores e Produtores Rurais das Fazendas Barreiro Grande e Riacho Seco do Barreiro Grande, fundada em 1998, esteve reunida em Assembleia Geral Ordinária, pela manhã do dia 17 de junho de 2015 em sua sede, onde concorreu apenas uma chapa que acabou sendo eleita a nova diretoria de forma unanime, a qual comandará os interesses daqueles moradores nos próximos dois anos.

A diretoria ficou assim composta: o popular Arlindo Guarda foi eleito Presidente tendo como seu vice Wilson Ricardo de Oliveira, Secretária Rozana Ferreira de Oliveira Sousa, 2º Secretário Anildo Rocha dos Santos, Tesoureiro Admilson Ricardo de Oliveira, 2º Tesoureiro Valter Soares de Oliveira, para o Conselho Fiscal foram eleitos: Juraci Ricardo de Oliveira, Paulinho Sousa Neres e Izaulina Sousa Neres. O mandato do atual Presidente Silvano Silva Lima vai até o mês de agosto, data em que a nova diretoria comandada por Arlindo Guardo toma posse.

Publicado em Condeúba

A garotinha Isabelly Prates do Carmo completou dia 15 de junho passado 5 aninhos. Isabelly é filha dos conhecidíssimos Arlindo Guarda e Izete Prates.

O JFC – Jornal Folha de Condeúba parabeniza Isabelly por mais essa data Natalícia, desejando-lhe muita sabedoria e aprendizado para que seja uma moça cheia de realizações.

Publicado em Condeúba