Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 18 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quinta, 16 Julho 2015

Aprovada pela Câmara Municipal de Condeúba, e sancionada com a assinatura do Prefeito do município, José Augusto (Guto - PT), no dia 26 de Maio de 2015, a lei de nº 900, reconhece o Jornal Folha de Condeúba Ltda e a Liberdade FM como veículos de comunicação de Utilidade Pública Municipal. A autoria do projeto é da vereadora Cida de Lerin e Nena (ambas PHS).

O título de Utilidade Pública é o reconhecimento do município de que a entidade presta relevantes serviços desinteressadamente à sociedade. Somente as entidades legalmente constituídas no Brasil podem obter o título de Utilidade Pública, o que lhes conferem credibilidade, pois é um reconhecimento oficial dos serviços prestados por elas.

Nós, da família JFC, nos sentimos lisonjeados pelo título e reafirmamos o nosso compromisso em se manter firme com a verdade, trazendo as principais notícias da região de forma imparcial. Continuaremos usando como preceito básico para nossa redação os valores éticos e morais. Essa conquista não é só nossa, mas de todos os que nos conferiram credibilidade e confiança.

Publicado em Condeúba

A imprensa local, para cidades como Condeúba, exerce um importante papel social registrando os fatos históricos, trazendo à tona acontecimentos de interesse público e divulgando informações cotidianas. Esta imprensa pode se configurar através de radio fusão (FM), edições impressas e digitais (Sites e Blogs).

instituído pela lei Nº 897, de 30 de Abril de 2015, o dia 12 de Outubro passa a ser o dia Municipal da Imprensa Condeubense, em homenagem ao Jornal "O Condeúba", da década de 1916.

O jornal O Condeúba circulou pela primeira vez em 12 de outubro de 1916, sendo recebido com muito entusiasmo pela população. Dizia-se órgão independente e de interesse geral do sertão e era impresso na tipografia do Capitão José Viera. A publicação circulava quinzenalmente. O perfil deste periódico era tipicamente de uma imprensa comprometida com as causas da República Velha, contrária aos movimentos de caráter reformista como o tenentismo. O Jornal teve um papel fundamental no registo, através dos seus editoriais, da passagem da Coluna Prestes no município, além das pichações. Essa importante passagem história marcada também na memória coletiva das pessoas que testemunharam esse acontecimento.

Após modernização do parque gráfico, além da impressão do jornal, a Tipografia Vieira ainda foi responsável pela publicação da Memória Descritiva de Condeúba em 1924.

Com informações do artigo "A COLUNA PRESTES E SUA PASSAGEM PELO
MUNICÍPIO DE CONDEÚBA
", publicado por Gildásio Alves dos Santos

Publicado em Condeúba
BN

O Ministério das Comunicações divulgou na última quarta-feira (15) a lista dos municípios brasileiros contemplados no Plano Nacional de Outorgas, que autorza rádios comunitárias e rádios FM e TVs com fins exclusivamente educativos. Das 699 cidades, beneficiadas, mais de 70 estão na Bahia.

Entre os municípios contemplados com Radiodifusão Comunitária estão: Alagoinhas, Alcobaça, Andorinha, Antônio Gonçalves, Barra, Barro Alto, Barrocas, Brotas de Macaúbas, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Camamu, Canarana, Cândido Sales, Cardeal da Silva, Carinhanha, Chorrochó, Coração de Maria, Cruz das Almas, Dias d'Ávila, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Guanambi, Ibiassucê, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipecaetá, Iraquara, Itaberaba, Itaeté, Itaju do Colônia, Itanhém, Iapé, Itiúba, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Juazeiro, Lençois, Livramento de Nossa Senhora, Maragogipe, Mucugê, Mulungu do Morro, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Redenção, Olindina, Palmeiras, Paramirim, Paripiranga, Pilão Arcado, Planaltino, Poções, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Rio de Contas, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio de Jesus, São Desidério, Serra Dourada, Serra Preta, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Uibaí, Urandi e Vitória da Conquista.

Entre as 235 localidades atendidas com rádios FM educativas e TVs educativas na Bahia estão Andorinha, Barra, Caetité, Cairu (Velha Boipeba), Camaçari, Caravelas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Itabuna, Jaguaquara, Medeiros Neto, Muritiba, Seabra, Valença, Vera Cruz e Vitória da Conquista. As TVs educativas foram autorizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim para implementar TVs educativas.

 

Publicado em Bahia