Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42

Sábado, 15 Agosto 2015

Maria Antonia da Rocha 88 anos, que já anda com um auxilio de um pauzinho, servindo de bengala, moradora da Comunidade de Lagoa de Fora zona rural do Município de Mortugaba/Ba., viúva ha 40 anos do Sr. João Pereira da Rocha, que quando morreu deixou uma promessa  feita para rezar uma Ladainha em sua casa todo dia 15 de agosto em louvor a Nossa Senhora do Desterro.

João e Maria tiveram 5 filhos sendo 3 homens e 2 mulheres, netos para contar, só com ajuda de alguém da família, agora bisnetos eu me lembro, de ter 4, afirmou dona Maria. Na residência de Dona Maria ainda tem como relíquia a antiga casa de farinha, que foi o sustento da família por muitos anos.

A Sra. Maria vem mantendo a tradição há 40 anos, fazendo a reza dessa Ladainha em sua casa, faz um grande ajuntamento de pessoas como disse ela, da Comunidade local, inclusive muitos vindos do município vizinho Condeúba que participam, especialmente as resadeiras que são da Comunidade do Olho D'água em Condeúba.

A Sra. Maria antes de iniciar a reza, corre atrás de um homem para soltar os foguetes, assim, é feito a queima de fogos de artifícios durante a Ladainha. Ao termino a Sra. Maria oferece aos convidados refrigerantes, café e chá. A Sra. Maria aproveita para rever os amigos mais distantes que por tradição não faltam a essa Ladainha.

  

Publicado em Bahia

Neste domingo, 16 de Agosto, dia em que o país parou com as manifestações em mais de 200 cidades de todos os estados pressionando a saída do Governo Dilma, Condeúba também parou, mas com uma manifestação um pouco diferente.

Por volta de 9 horas da manhã, duas carretas da MVC estacionaram em frente às obras da Creche Criança é Vida, para retirar materiais que forneceram para a construção e que até o momento do fato não haviam recebido o devido pagamento, conforme relatou o responsável pela empresa. Segundo um engenheiro que estava presente no local, da área de logística da empresa, o débito é por volta de R$ 180.000,00.

Sem entender o que estava acontecendo, representantes do governo municipal compareceram ao local, como o Secretário de Administração, Fábio Patente, para tentar negociar e impedir a retirada do material. Uma justificativa que foi repassada ao Engenheiro é que o pagamento já estava empenhado, mas ele negou ter conhecimento do empenho e inclusive relatou sentir a falta de alguns materiais que foram entregues e não os identificaram lá no local da construção. Toda a conversa foi registrada em áudio por um correspondente do JFC e será divulgada juntamente com uma entrevista com o representante da empresa.

A obra da Creche segue atrasada, assim como diversas outras obras anunciadas pelo Governo através do programa PAC que foram suspensas devido a falta de recursos e os cortes. O valor desta construção é de R$ 1.625.487,00 (Um milhão, seiscentos e vinte e cinco mil e quatrocentos e oitenta e sete reais) e deveria ter terminado desde em dezembro de 2014 mas segue parada e inacabada.

Segundo informações divulgadas pelo site responsável pela publicidade da Prefeitura, a empresa tomou essa atitude para solicitar aditivo no contrato e atribui a prática a crise financeira do pais e a incapacidade financeira de conclusão da obra por parte da contratada. Entretanto, no momento da ação, o engenheiro da empresa afirmou ter todas as notas ficais dos produtos que eles forneceram, além do que, nas gravações de áudio feita por populares no momento da negociação, os representantes do governo municipal afirma reconhecer o débito e afirmar que já havia sido feito o empenho, apenas aguardava o recurso para pagamento.

O JFC fará uma entrevista como engenheiro da empresa que deve ser publicada na próxima segunda-feira. Populares foram ao local assistir ao fato, fizeram fotos, vídeos, gravações de áudio, fazendo o assunto se tornar um dos mais comentados nos grupos de whatsapp e redes sociais em toda a região.

A qualquer momento mais informações 

 

Publicado em Condeúba