Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42

Sábado, 23 Janeiro 2016

A preocupação e a incerteza quanto ao abastecimento de água em Condeúba chegou ao fim com os mais de 300 mm de chuvas que cairam sobre o município. Após as barragens da Zona Rural sangragem, agora chegou a vez do Açude do Champrão aumentar o seu volume de água acumulada.

No vídoe abaixo, é possível ver a grande vazão de água trazida por um rio ao açude. Assita:

A imagem é linda de se ver, é o que traz felicidade para muitos condeubenses.

Publicado em Condeúba

Bahia Notícias

O vice-prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira (PSB), afirmou ter recebido proposta para embolsar R$ 3 milhões em propina em troca da retomada de sua aliança com o grupo político da prefeita Tânia Britto (PP) e de seu ex-marido, o deputado federal Roberto Britto (PP).

Gameleira rompeu as relações com Tânia há mais de um ano e, desde então, se converteu em um dos maiores opositores de seu governo. Em entrevista concedida ao blog Júnior Mascote neste domingo (24), o vice-prefeito afirmou que foi procurado no último dia 17 de janeiro por uma pessoa que não teve o nome revelado, em Barra Grande, na Ilha de Itaparica, local onde Roberto Britto possui casa de veraneio.

De acordo com seu relato, aquele que seria o interlocutor do parlamentar propôs que ele se afastasse do chamado G9, grupo de nove vereadores que compõe a oposição do governo na Câmara, e abdicasse do pedido de impeachment contra Tânia que tramita na Justiça.

Ainda segundo Gameleira, a pessoa teria afirmado que a empresa Torre, que faz a coleta de lixo na cidade, e o deputado pagariam a propina. A Torre pertence a esposa do progressista. De acordo com a publicação, o vice-prefeito afirmou ter recusado a proposta e assegurou ter provas sobre a oferta. O Bahia Notícias não conseguiu localizar Roberto Britto para responder às acusações. 

Publicado em Política

Segundo informações de moradores da região da Lagoa do Curral, que entraram em contato com o plantão da redação do Folha Regional de Condeúba, o sangradouro da barragem da localidade, que estava inacabado, por ineficiência da atual gestão administrativa condeubense, não suportou a vazão da correnteza da água e se rompeu.

Apesar de não haver registro de nenhuma vítima, o prejuízo é imenso para a população local. Como no município de Condeúba as chuvas são escassas, o reservatório perdeu sua capacidade de armazenar a água das chuvas desse mês de janeiro e não terá condições de servir à comunidade conforme foi projetado.

Esse reservatório foi construído na gestão passada e já suportou anos de cheias, porém com as interveções da atual gestão mudando o sangradouro de local, esse ponto da barragem não foi reforçado com alvenaria e se rompeu. Com o rompimento do sangradouro, quase toda a água que estava armanezada acabou sendo liberada.

O fenômeno das secas sempre foram registrados em todos os municípios da região e agora, cada vez com um intervalo de tempo maior, a falta de planejamento dos governos e a ausência de projetos realizados no tempo correto e por profissionais com capacidade técnica para tal, acaba fazendo com que as consequências sejam ainda maiores.

Projetos como a barragem de médio porte dos Morrinhos e açudes locais como o da Lagoa do Curral seriam a solução para amenizar as consequências dessas secas. Agora, com um projeto totalmente fora de padrão, a ineficiência do governo desperdiçou a oportunidade de armazenar as águas advindas das chuvas desse mês de Janeiro e que poderia servir de suporte nos meses de estiagem do ano de 2016.

Um sonho de dezena de pessoas que foi frustado e um desperdício do dinheiro público.

Fotos da barragem antes de se romper

{gallery}barragem-lagoa-do-curral-jan-2016{/gallery} 

Publicado em Condeúba