Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42

Segunda, 25 Janeiro 2016

Do Bocão News

Das eleições municipais de 2012 para cá, sete partidos na Bahia perderam prefeitos no estado. As legendas que mais foram afetadas neste período foram o PT, o PDT e o PV. Levantamento feito pela reportagem do Bocão News mostra que o PSD e o PP foram as siglas que mais lucraram.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), PT, PDT, PV angariaram, respectivamente, 92, 43, 7 municípios baianos no pleito daquele ano. Hoje, esses partidos têm 88, 37,3 prefeitos.

Na avaliação de Joviniano Neto, cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a saída do deputado estadual Marcelo Nilo (sem partido), presidente da Assembleia Legislativa, do PDT foi o fator para o partido perder prefeituras no estado. “Ele trouxe um bocado de prefeitos para o partido. Como ele [Nilo] saiu, agora está levando boa parte deles para outros partidos da base do governo”, analisou o especialista.

Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a perda de prefeituras na sigla se deve a morte de gestores e licenciamento por problemas de saúde. Segundo ele, em São Francisco de Conde e Aporá, os prefeitos Rilza Valentim e Zé Raimundo, morreram em 2014 e 2013, respectivamente. “Já em Madre de Deus e Ipirá, eles pediram para se afastar por causa da saúde”, contou o petista.

As siglas que também perderam espaço na Bahia foram PSC, PSB, PSDB e PMDB. Em contrapartida, PTN e DEM ampliaram o número de cidades (confira, abaixo, a tabela completa).

Perspectivas

O especialista é cauteloso ao comentar sobre a previsão para essas legendas nas eleições municipais deste ano. Para Joviniano, a impopularidade do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) pode fazer a oposição ampliar o número de prefeituras na Bahia. “É difícil prever. O DEM tem condições de manter as prefeituras de Salvador e Feira de Santana e pode conseguir algumas com essa impopularidade do governo”, comentou.

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse que a meta da sigla no pleito deste ano é manter a quantidade de prefeituras. Já o comandante do PDT, deputado federal Félix Mendonça, quer aumentar pelo menos em 15%. “Esperamos repetir, no mínimo esse número. Mas a meta é aumentar para cerca de 60”, frisou.

O peemedebista Geddel Vieira Lima ressaltou que o partido está estruturado para participar do maior número possível de disputas no interior do estado. "Não estamos fazendo uma previsão numérica de quantas prefeituras vamos fazer, até porque isso é um equívoco. (...) O partido está bem estruturado e o fundamental é termos palanques para levar nossa mensagem em relação a projetos futuros pra Bahia. Essa é a nossa posição", asseverou.

Mais mudanças de partidos podem acontecer. Do dia 3 de março até 2 de abril, vereadores e prefeitos de todo o país poderão mudar de legenda sem perder o mandato. De olho nesta “janela”, as siglas têm se movimentado para atrair a maior quantidade possível de políticos. Quem não tem mandato eletivo pode se filiar a um partido até o dia 2 de abril.

Publicado em Política

Recursos no valor de R$ 14 milhões estão sendo destinados a 19 municípios da região Sudoeste para pavimentação de ruas, praças e avenidas. Esse valor é resultado de emendas parlamentares do deputado Waldenor Pereira (federal), em parceria com o mandato do deputado Zé Raimundo (estadual).

“Temos priorizado a temática do Desenvolvimento Urbano, tendo em vista a precariedade da estrutura urbana das cidades interioranas”, diz Waldenor.

Zé Raimundo explica que os mandatos também têm intermediado, junto aos governos estadual e federal, a liberação de outros recursos para o desenvolvimento da infraestrutura nos pequenos municípios.

Esses investimentos beneficiarão as cidades de Anagé, Brumado, Cândido Sales, Caculé, Carinhanha, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Ibiassucê, Macaúbas, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Planalto, Presidente Jânio Quadros, Tremedal, Rio do Antônio e Vitória da Conquista.

Fonte: ASCOM / Waldenor Pereira e Zé Raimundo

Publicado em Bahia

As chuvas são sempre bem vindas na região de Tremedal, cidade que também colhe o amargo das secas prolongadas que assolam cidades do entorno, fruto de um clima instável e cada vez mais atípico, mas o grande volume de chuvas num curto espaço de tempo está ocasioando transtornos sem precedentes aos moradores da cidade. Há quem diga que tem 24 anos que não se via tanta chuva no município.

 

Neste momento, segundo informações, comerciantes da Avenida 7 de Setembro, na parte mais baixa, já estão evacuando suas lojas e deslocando seus produtos para um ponto mais alto da cidade. Em um vídeo enviado ao Folha Regional de Condeúba, é possível ver a água passando por cima de uma ponte e deixando moradores ilhados.

 

Até o fechamento dessa matéria não havia registros de vítimas em consequência da enchete mas algumas residências foram invadidas e danificadas pela água.

A qualquer momento o Folha Regional de Condeúba traz novas informações.

Fotos:

{gallery}enchente-tremedal-jan-2016{/gallery}

Fotos: WhatsApp Folha Regional de Condeúba | Tremedal Revista

 

Publicado em Bahia

Cansados de esperar e fartos de promesas, os moradores da comunidade de Lagoa do Curral, próximo ao Alegre, Zona Rural de Condeúba, decidiram fazer por conta própria uma ponte que está quebrada desde 2013.

Um morador chegou a gravar um vídeo em protesto (assista aqui) contra o descaso do poder público mas nem isso foi suficiente para que o problema fosse resolvido. Com as chuvas, o rio voltou a ter água e agora fica difícil a travessia por dentro do córrego. Os moradores se reuniram, montaram um multirão e fizeram uma ponte de madeira improvisada para a comunidade poder fazer a travessia.

Mesmo que não dê suporte para passagem de veículos e motos, já servirá para pedestres circularem pela região.

Publicado em Condeúba

Moradores que circulam pela ponte que divide a cidade em dois lados já notam o aumento do nível do Rio Gavião. Apesar dos matos, o rio cheio embeleza a cidade e chama a ateção de quem passa por ali.

Veja Fotos:

{gallery}rio-gaviao-jan-16{/gallery}

Publicado em Condeúba