Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quarta, 24 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 06 Janeiro 2016

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista buscou em Cordeiros, no Sudoeste Baiano, uma empresa para “prestação de serviços de consultoria para estudo e elaboração das emendas parlamentares para serem inseridas no Projeto de Lei Orçamentária Anual do Exercício de 2016 do Município”. O serviço que teve início em 21 de dezembro do ano passado tem o prazo de vigência até o próximo 21 de janeiro.

A contratação com dispensa de licitação custou R$ 8 mil, conforme Extrato do Contrato Nº 20/2015 publicado no Diário Oficial de Vitória da Conquista na segunda-feira (4).

Publicado em Bahia

Blog da Resenha Geral

Em recente pesquisa do Instituto Paraná, onde ACM Neto (DEM), aparece como o prefeito melhor avaliado no Brasil, com desempenho de 85%, os prefeitos do PT, Fernando Haddad de SP (foto) com avaliação de 28%, e Paulo Garcia de Goiânia com apenas 23% somaram os piores desempenhos do país.

A pesquisa que revelou o ranking dos melhores gestores levou em consideração as 13 maiores capitais do país. Na aprovação popular ACM Neto com 85%, tem 21% a mais de aprovação do que o segundo colocado.

O PT vem sofrendo o maior desgaste de um partido político em toda história do Brasil. Conseguiu suplantar a impopularidade dos partidos que defenderam a ditadura militar. Os péssimos desempenhos dos prefeitos de SP e Goiânia evidenciam que o partido terá sérios problemas para conquistar votos nas eleições deste ano.

Publicado em Brasil

por Daniel Carvalho e Beatriz Bulla | Estadão Conteúdo

Um conjunto de mensagens telefônicas de texto recolhidas pela Lava Jato revela a proximidade do empreiteiro Léo Pinheiro, da construtora OAS, com importantes nomes ligados direta ou indiretamente ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff: Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, e Aldemir Bendine, presidente da Petrobras.

Os três não são alvos da operação. O conteúdo das mensagens mostra que o executivo, condenado a 16 anos de prisão, atuou por interesses dos petistas em episódios distintos. No caso de Wagner, há negociação de apoio financeiro ao candidato petista à prefeitura de Salvador em 2012, Nelson Pelegrino, como também pedidos de intermediação do então governador da Bahia com o governo federal a favor de empreiteiros. Haddad é citado em uma conversa de Pinheiro com o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em 2013.

Pinheiro cita Haddad para pedir a Cunha, então relator do projeto da rolagem da dívida de Estados e de municípios com a União, que aprove a medida. No caso de Bendine, a Procuradoria-Geral da República vê indícios de que ele tenha participado de suposto esquema ilícito de compra de debêntures (títulos da dívida) da OAS quando comandava o Banco do Brasil, em 2011 e 2014.

Pinheiro é conhecido por ter mantido relação de proximidade com o ex-presidente Lula, a quem se referia como "Brahma". Investigadores colocam sob suspeita trechos cifrados de conversas que utilizam códigos, apelidos e supostos endereços que, na verdade, indicam valores pagos, de acordo com as apurações. Jaques Wagner é identificado como "JW".

Publicado em Política

Para quem já está habituado, soa com naturalidade ouvir nomes como Condeúba, Tremedal e Piripá, mas a sensação não é a mesma para quem nunca ouviu a pronuncia dessas palavras. Apesar de ser comum aos moradores da região, poucos sabem a origem das palavras que batizam suas cidades. Pensando nisso, o Folha Regional de Condeúba decidiu trazer um pouco de história aos leitores.

A grande maioria delas derivam de nomes indígenas, principalmente por ter sido uma região povoada por índios, antes da chegada do homem branco.

Condeúba

Na opinião do engenheiro Teodoro Sampaio, a palavra significa "Árvore de Caracol ou frutos retorcidos", ou pau "Pau de candeia". Segundo o professor Frederico Edelweiss, a palavra constitui um hibridismo, derivado do candeia (vocábulo português) e yba>uba = pau (vocábulo tupi) logo, pau de candeia. Antes desse nome, antes mesmo de se tornar comarca, fora chamado de Vila de Santo Antônio da Barra.

Cordeiros

 Denominado inicialmente como Mandacaru e também Candeal, o nome que batiza Cordeiros veio de uma família influente e conhecida pelos feitos econômicos e políticos na região. Uma dessas figuras ilustres é Manoel Cordeiro da Silva, fundador do povoado, casado com Dona Carlota Alves Cordeiro.

Piripá

A origem deste nome pode ter originado do vocábulo Tupi, que significa para alguns Lagoa da Tabua e para outros Lagoa do Junco. Pela opinião de Teodoro Sampaio, piri = tabua + ypá = lagoa, pela contração temos Piripá. 

Tremedal

De acordo com o dicionário Dicio, a palavra Tremedal significa pântano, terreno alagadiço, brejo, lameiro.

Presidente Jânio Quadros

Conhecida inicialmente por São João do Alípio e depois Joanina, quando desmembrou de Condeúba, a cidade recebeu o nome em homenagem ao então presidente da república do Brasil, Sr. Jânio da Silva Quadros, homenagem dos políticos de Condeúba.

Maetinga

Chamava-se Lagoa de Monte Alegre, também com o nome de origem tupo: mae = monte, tinga = alegrida, segundo o Nestor Carvalho. Então ficou monte da alegria > Monte Alegre > Maetinga.

Guajeru

Fora conhecido inicialmente ora por Santa Rosa do Penasco ora por Santa Rosa de Viterbo. Essa variação de seu pelo fato do Frei Justino de Monsavito, monge capuchinho, ter abençoado uma capela com a invocação de Santa Rosa do Viterbo. Segundo o estudioso Antonio Houaiss, a palavra Guajeru provém do vocábulo ïwayu'ru', denominação dada pelos indígenas às plantas de até 10 metros (mato baixo).

O termo Guajeru também é comumente utilizado para designar plantas da família das rosáceas (Chrysobalanus icaco). Pequenas árvores de regiões tropicais da América e da África com flores em racemos e pequenos frutos comestíveis.

Mortugaba

Não há muita informação sobre o nome Mortugaba. Sabe-se que é de origem indígena Tupi, o vocábulo significa habitação do povo.

As informações desse artigo foram extraídas do livro "Condeúba,
sua história, seu povo", do autor Agnério Evangelista de Souza,
cuja leitura recomendamos e também do site Wikipedia

 

Publicado em Bahia

Muita correria e susto na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista, na tarde de hoje (quinta-feira). Um princípio de incêndio na Loja Insinuante deixou clientes, pedestres e funcionários com medo.

Segundo informações de populares, um transformador de energia acabou explodindo, o que ocasionou o início das chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e a situação controlada. Ninguém ficou ferido. A área da loja foi isolada. Colaborou com a reportagem Luciene Pereira Costa – Expressão Bahia

Publicado em Bahia