Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 18 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Domingo, 30 Outubro 2016

O candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), foi eleito para gerir a cidade pelos próximos quatro anos. Ele venceu o segundo turno eleitoral com 95.710 votos, ou seja, (57,58%). O resultado foi divulgado oficialmente às 19h58, deste domingo (30/10), pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), quando 100% das urnas estavam apuradas.

Todo o trabalho das três zonas da região (39ª, 40ª e 41ª) durou quase três horas. A disputa foi contra o candidato Zé Raimundo (PT) que ficou para trás com 70.513 (42,42%) votos. Nesse pleito, um total de 178.141 (77,25%) cidadãos compareceram às urnas, 52,457 (22,75%) se abstiveram, 8.516 (4,78%) votaram nulo e 3.402 (1,91%) em branco.

Publicado em Política

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta de que o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no segundo turno das eleições municipais deste ano. Foram 14 prefeituras conquistadas, de um total de 19 em que o partido disputava o cargo. Já o PT, que disputava sete prefeituras, não elegeu nenhum candidato.

O PSDB só perdeu em Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Caucaia (CE) e Franca (SP). O principal revés foi na capital mineira, em que João Leite, que terminou à frente no 1º turno, levou a virada no segundo e perdeu a disputa para Kalil (PHS).

Em seguida, no ranking dos partidos que mais elegeram prefeitos neste segudo turno, aparece o PMDB. A sigla elegeu nove prefeitos de um total de 15 disputas. Já o PPS, que aparece em terceiro lugar com cinco prefeitos eleitos, havia disputado sete prefeituras.

Os tucanos venceram em Belém (PA), Blumenau (SC), Caruaru (PE), Contagem (MG), Jundiaí (SP), Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).

Se forem levados em conta os dois turnos, os números do PSDB são ainda melhores. O partido elegeu 28 prefeitos nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o que inclui as capitais do país. Já o PT conseguiu apenas uma prefeitura nesses municípios.

O PT aparece em trajetória de queda desde 2008, quando elegeu o maior número de prefeituras nesses municípios: 20 ao todo. Em 2012, passou para 17 e, agora, para um eleito. Em 2008, o PSDB elegeu 13 prefeitos, passou para 19 e, neste pleito, terá 28.

Bocão News

Publicado em Política

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) comemorou o êxito da candidatura de Herzem Gusmão (PMDB) para prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, neste domingo (30). O candidato derrotou no segundo turno o candidato do PT, Zé Raimundo, que tentativa a busca do sexto mandato consecutivo da legenda petista na cidade.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar federal repetiu o discurso que Herzem usou durante a campanha ao falar de libertação. "Ganhamos com gostinho especial, o gosto da libertação. Conquista estava há 20 anos sob o comando do PT, agora, chega de mentira, chega de má gestão, chega de fazer todo tipo de manobra para se perpetuar no poder", alfinetou.

Lúcio Vieira ainda traçou um paralelo entre as mudanças no cenário político em esferas governadas pelo PT. Em sua fala, previu já o resultado das eleições de 2018 aqui na Bahia: "O Brasil se libertou com Michel Temer presidente, agora, é a vez de Vitória da Conquista, e com certeza, em 2018 será a vez da Bahia".

As informações são do Bocão News

Publicado em Política

As alunas Bianca dos Santos Soares, 14 anos e Rute Ribeiro Bentencourt, 11 anos, da Escola Municipal Adelmário Pinheiro, da cidade de Condeúba, tiveram os seus textos selecionados e serão publicados em uma coletânea de crônicas e histórias produzidas por estudantes, de todo o país, participantes do projeto “Ler é Bom, Experimente!”.

O livro intitulado As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 8, oitava coletânea do projeto, será lançado em Sorocaba-SP, no dia 8 de novembro, com direito a autógrafos dos estudantes autores e do escritor Laé de Souza, autor do projeto.

Escolas de todo o país participam há dezesseis anos do projeto “Ler é Bom, Experimente!” que é desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cultura e patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE com o objetivo de incentivar a leitura e criatividade de estudantes de escolas públicas.

Publicado em Condeúba

O Jovem Luciano Barros, da cidade de Maetinga, virou "celebridade" após apresentar vídeos de engenhoca no Facebook. Ele construiu uma moto híbrida e conseguiu atravessar a barragem da cidade flutuando em uma motocicleta, após percorrer uma distância em terra firme até adquirir velocidade suficiente para flutuar e realizar a travessia.

A motocicleta adaptada, tem placas planas soldadas na parte dianteira e traseira inferior, elevada alguns centímetros do nível do chão, com um vão para as rodas. As placas configura-se como umas espécie de uma prancha e permite "surfar" com o veículo, quando o mesmo chega  na água com uma certa velocidade.

Populares se reuniram às margens da barragem para assistir ao teste do equipamento. Muitos filmaram e os vídeos logo viralizaram na rede. Para os amitos e conterrâneos, o feito conseguido com a engenhoca é motivo de muito orgulho. "A alegria de todos ao ver um mestre da inteligência trafegar sob a água desafiando todos os perigos!" Escreveu um amigo ao publicar o vídeo do momento da travessia.

Publicado em Bahia