Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quinta, 24 Novembro 2016

Uma quadrilha acusada de cometer grandes roubos contra comércios da região Sudoeste foi capturada pela Polícia na manhã desta quinta-feira (24). Entre os crimes cometidos pelo bando estão a explosão do setor administrativo de um posto de combustível na BR 116 e o assalto que culminou na morte do dono de uma lotérica no centro de Vitória da Conquista.

A polícia chegou a quadrilha após denúncia da presença de homens armados em uma fazenda situada na zona rural de Ribeirão do Largo. Soldados da Caesg montaram campana no local e conseguiram prender cinco indivíduos. Com eles foram encontrados 4 armas de fogo, munições, dinheiro e drogas.

Contra um dos presos na ação, Davi Silva Tavares, já havia um mandado de prisão em aberto, pelo latrocínio do proprietário da casa lotérica Vitória, Edvaldo Cardoso de Souza, no dia 9 de abril. Davi e seu comparsa, André Luiz da Silva Santos, morto a tiros em julho deste ano, roubaram do empresário um malote com R$ 160 mil.

Os demais acusados foram apresentados na delegacia da cidade de Itapetinga, onde se encontram à disposição da Justiça.

Publicado em Bahia

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagram na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Vigilante, visando desarticular um esquema engendrado para desviar recursos federais destinados ao transporte escolar. Cerca de 75 Policiais Federais e 09 Auditores da CGU cumprem 2 mandados de prisão preventiva, 02 mandados de prisão temporária, 08 conduções coercitivas, 3 medidas cautelares diversa da prisão e 15 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Malhada de Pedras, Salvador, Alagoinhas e Itagibá e São José do Jacuípe, todos na Bahia. 

Durante as investigações foram identificadas fraude na licitação, com direcionamento, para contratação de empresa vinculada aos gestores municipais, superfaturamento mediante a adulteração da quilometragem das linhas percorridas, e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida.

As empresas envolvidas no esquema receberam mais de 6 milhões de reais do Município de Malhada de Pedras, dos quais, estima-se que pelo menos 3 milhões tenham sido desviados.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de responsabilidade de prefeitos (Art. 1º, I do Decreto-Lei 201/67), fraude em licitação (Art. 90, da Lei 8.666/67), organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/13), além de ato de improbidade (Lei nº 8.429/1992). O nome da Operação, tem duplo significado: primeiro, deriva do nome da empresa utilizada pela organização criminosa, que em tupi, significa vigilante; segundo, uma alusão aos órgãos de controle, que estão vigilantes quanto aos desvios de recursos públicos.

Publicado em Bahia

O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) decidiu deixar o governo para estancar a crise política desencadeada pelas declarações do ex-ministro Marcelo Calero (Cultura). A demissão deverá ocorrer ainda nesta sexta-feira (25). A informação que circulava como possibilidade foi confirmada pelo Estadão.

Geddel foi acusado de pressionar Calero a autorizar, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a construção do condomíno La Vue, em Salvador, onde o ministro da Secretaria de Governo tem um apartamento. Calero se recusou a ceder à pressão e se queixou com Michel Temer, que optou por defender os interesses de Geddel, conforme depoimento do ex-ministro à Polícia Federal nesta quinta-feira (24).

Publicado em Bahia