Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 23 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Domingo, 04 Dezembro 2016

O prefeito eleito de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Herzem Gusmão (PMDB), afirmou que haverá corte de gastos na prefeitura, quando assumir a função, em janeiro de 2017. Segundo Herzem, a folha de pagamento da prefeitura de Vitória da Conquista chega a R$ 24 milhões, e que tem quase 9 mil funcionários. “Muitas cidades na Bahia não têm essa população”, afirmou.

Gusmão ainda defendeu cortes drásticos nos cargos de confiança, com possibilidade de cortar de 50% a 60%, e diz que reduzirá o número de secretarias. Atualmente, existem 19 secretárias, mas o prefeito eleito quer reduzir a quantidade para 12 a 14 pastas. A equipe de transição instalada ainda estuda a situação dos terceirizados da prefeitura e o pagamento de alugueis, que gira em torno de R$ 500 mil reais.

O novo prefeito quer saber qual a funcionalidade dos prédios alugados. Para ele, o corte é algo “natural”, pois todos os gestores brasileiros estão pregando “austeridade”, porque o “Brasil mudou”. Também disse que o juiz Sérgio Moro é um herói nacional, e que a sua gestão terá critério na utilização de recursos públicos e cuidados extremos nas licitações, com conselhos revigorados e não comandados pelo gestor.

Ele diz que manterá todos os bons projetos do PT na cidade, mas diz que são “bem poucos”. Herzem ainda cita um estudo de uma ONG mexicana que aponta Vitória da Conquista como uma das 50 cidades no mundo em violência, mas que o relatório teve pouca repercussão na imprensa. A declaração foi dada durante o seminários de prefeitos eleitos da Bahia, em Salvador, que acontece na manhã desta segunda-feira (5).

Publicado em Bahia

Os prefeitos eleitos de Vitória da Conquista (Herzem Gusmão), Piripá (Flávio) e de Condeúba (Silvan Baleeiro) se encontram para participar de evento promovido pelo prefeito da Capital Baiana, ACM Neto. Junto com Ministro da Educação, Mendonça Filho, e o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo, Neto comanda o seminário, nesta segunda-feira (04), com a participação de todos os prefeitos e vice-prefeitos da oposição eleitos no pleito de outubro deste ano.

Promovido por fundações ligadas ao DEM, PMDB, PSDB, PTB, PSC, PPS, PV, PRB, SD, PHS, PMB, PSD, PEN e PTC, o objetivo do seminário é discutir o ajuste fiscal e aspectos importantes sobre procedimentos das políticas públicas municipais. Entre os temas debatidos estão os ligados à área de educação e a saúde.

O deputado federal João Gualberto (PSDB), o secretário de Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, o ex-secretário de Educação de Salvador Guilherme Bellintani e o Chefe da Casa Civil da Prefeitura, Luiz Carreira, também compõe o corpo palestrantes.

Publicado em Política

A apresentadora Xuxa Meneghel passou por um susto nesta segunda-feira (5). Ela estava viajando para Teresina, Piauí, local que participaria da inauguração da Casa X, espaço de festas infantis de sua propriedade, quando o avião foi atingido por um raio, sendo obrigado a fazer um pouso de emergência em Brasília. O relato foi divulgado pela própria eterna Rainha dos Baixinhos através de vídeo publicado no seu perfil do Instagram, ainda no interior da aeronave.

Na legenda, afirmou que, apesar do susto, tudo terminou bem. Por conta do incidente, o evento foi cancelado. O vídeo teria sido gravado pelo seu namorado Juno Andrade. Além dela e do companheiro, estavam no jato Monica Muniz, assessora da apresentadora e José Carlos Semenzato, sócio na Casa X. Confira a publicação:

Publicado em Brasil

Do G1

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello concedeu liminar nesta segunda-feira (5) para afastar Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O ministro atendeu a pedido do partido Rede Sustentabilidade e entendeu que, como Renan Calheiros virou réu, não pode continuar no cargo em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República.

"Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão", afirma o ministro no despacho.

Na semana passada, o plenário do Supremo decidiu, por oito votos a três, abrir ação penal e tornar Renan réu pelo crime de peculato (apropriação de verba pública).

Segundo o STF, há indícios de que Renan fraudou recebimento de empréstimos de uma locadora de veículos para justificar movimentação financeira suficiente para pagar pensão à filha que obteve com a jornalista Mônica Veloso.

E também há indícios de que usou dinheiro da verba indenizatória que deveria ser usada no exercício do cargo de Senador para pagar a locadora, embora não haja nenhum indício de que o serviço foi realmente prestado.

Antes, em novembro, o Supremo começou a julgar ação apresentada pela Rede sobre se um réu pode estar na linha sucessória da Presidência. Para seis ministros, um parlamentar que é alvo de ação penal não pode ser presidente da Câmara ou presidente do Senado porque é inerente ao cargo deles eventualmente ter que assumir a Presidência. O julgamento não foi concluído porque o ministro Dias Toffoli pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso.

Publicado em Política