Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 18 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Segunda, 12 Junho 2017

Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal (PF) cumpre quatro mandados de prisão temporária, um de condução coercitiva e oito de busca e apreensão na Bahia, Alagoas e Goiás. Os alvos da operação Hoder são suspeitos de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em Brumado, policiais federais realizaram buscas de documentos em um instituto de oftalmologia localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Segundo a PF, o inquérito apura o desvio de verbas do Programa Nacional de Combate ao Glaucoma e da Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade.

As investigações comprovaram a existência de uma organização criminosa que lesava a União, através do SUS, prestando informações incoerentes sobre atendimentos médicos e fornecimento de medicamentos. De acordo com a PF, em auditorias passadas realizadas, determinou-se o ressarcimento de cerca de R$ 9.300.000,00 à União em face de constatações de irregularidades. Na investigação constatou-se que as práticas ilegais permanecem até a atualidade, sendo certo que, entre 2014 e 2016, somente a empresa sediada em Maceió recebeu em torno de R$ 16 milhões do SUS para custear consultas e fornecimento de colírios.

Está sendo utilizado um efetivo de 50 policiais federais das Superintendências Regionais da PF para execução das medidas judiciais. Além da PF, participam da operação a Receita Federal do Brasil e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde.

Publicado em Bahia