Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Terça, 19 Setembro 2017

Para que sejam desenvolvidos projetos que chamem a atenção dos alunos para temas que estão em discussão e afetam o ambiente e as relações escolares, o peemedebista Pedro Tavares apresentou projeto de lei que cria a Campanha do Estudante Consciente.

A proposta é que sejam discutidos nas escolas temas como drogas ilícitas e lícitas; pedofilia; bullying; racismo; atos de vandalismo; ‘rolezinhos’ e a necessidade de inclusão de alunos com deficiência. Na opinião do deputado, a educação “sempre serviu para tornar os jovens mais conhecedores de si mesmos.

Educar é estimular os jovens a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando crer neles e seguindo-os o mais fielmente possível”.

Tavares considera que há necessidade “de ter jovens informados e conscientes acerca dos mais diversos temas que envolvem a sociedade”, mas “infelizmente são cada vez mais recorrentes nos noticiários os relatos de violência e intolerância no âmbito escolar. Em que pese o fato de muitas unidades e diretorias de ensino estarem atentas aos problemas em suas regiões, propondo debates, palestras e outras ações, é essencial que essa visão seja propagada em toda rede estadual de ensino”.

O objetivo da campanha, “portanto é sistematizar este tipo de ação, levando todas as diretorias de ensino, em parceria com as escolas de sua região,a atuarem de forma eficaz, combatendo os problemas em andamento e, principalmente evitando a ocorrência de novos”.

É na escola, entende Tavares, “que as coisas da maior importância em nossas vidas acontecem. Inevitavelmente, ela deixa de ser apenas um campo de troca de conhecimentos e adentra a uma esfera emocional e social, onde permeiam outros tipos de trocas, principalmente as afetivas”. E na escola “todos devem ser acolhidos e se sentirem confortáveis e aceitos, respeitando-se, primordialmente, as diferenças. Desse modo, campanhas de conscientização possibilitarão que os conceitos de cidadania sejam disseminados e aplicados no cotidiano pelos alunos”.

Publicado em Bahia

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) participou, como palestrante, do Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas, realizado no município de Serrinha, entre os dias 5 e 6 de setembro. O objetivo do evento foi orientar e fortalecer as Câmaras de Vereadores do Estado da Bahia.

Luciano elogiou a iniciativa da União dos Vereadores do Brasil e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado pelo momento de confraternização e interação com 500 vereadores baianos. “Momentos de capacitação, trocas de experiências e informações é sempre muito bom e vem contribuir para uma melhor atuação política nos municípios. Tivemos um encontro muito proveitoso, com esclarecimentos sobre a importância do posicionamento político dos vereadores na política.

Parabenizamos os organizadores pela oportunidade”, destacou. Em sua palestra, o deputado falou sobre a independência do vereador e a sua relação com o executivo e o judiciário, especialmente, diante do atual cenário político e os impactos nos municípios.

Publicado em Bahia