Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 20 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Terça, 04 Dezembro 2018

Uma criança brasileira de quase um ano de idade foi a primeira no mundo gerada por uma mãe em um útero doado de uma mulher morta. O procedimento pioneiro foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 2017 e foi publicado em um veículo científico especializado, o "The Lancet", nesta terça-feira (4).

 

A receptora do órgão, uma mulher de 34 anos, é portadora da Síndrome de Rokitansky e por esse motivo nasceu sem útero. "Eu achava que isso ia demorar muito para chegar no Brasil, só daqui a dez anos ou mais, quando eu não teria mais idade para fazer", disse a mulher, que preferiu não ser identificada, ao jornal O Globo.

 

A paciente de Rokitansky descobriu que tinha a doença aos 25 anos, quando se casou. Ela contou que tomou conhecimento sobre a possibilidade de transplante através de um grupo de apoio a mulheres com a mesma condição de saúde.

 

"A vantagem de uma doadora falecida é que não temos o risco cirúrgico na retirada e ela é mais simples, mais curta e com um custo menor", explicou um dos médicos responsáveis pelo procedimento, Dani Ejzenberg.

 

Fonte: Bahia Notícias

Publicado em Brasil

Um acidente na rodovia BA-120, entre a cidade de Riachão do Jacuípe e o distrito de Chapada, no início da manhã desta quarta-feira (5), envolvendo um carro Voyage pertencente a vereadora de Conceição do Coité, Elizane Cana Brasil (PSDB), e um caminhão-tanque com placa de Cansanção, deixou uma vítima fatal. De acordo com informações do Calila Notícias, morreu na hora Railda de Pinho Silva, de 65 anos, tia da vereadora e mãe do jogador coiteense tricampeão Intermunicipal ‘Nem de Almas’, que chegou ao local momentos após o acidente. Outras quatro pessoas que estavam no automóvel – Elizane, duas primas e um sobrinho – foram socorridas para o hospital de Riachão do Jacuípe. O estado de saúde das vítimas é desconhecido. Ainda de acordo com o Calila Notícias, eles retornavam de Salvador, onde estavam desde a última segunda-feira acompanhando um parente, que estava internado, mas morreu nas primeiras horas desta quarta-feira. Conforme um irmão da vereadora, o acidente ocorreu depois que o condutor do caminhão perdeu o controle da direção e o veículo atravessar na pista após as rodas travarem, informou o Calila.

 

Fonte: Calila Notícias

Publicado em Bahia

A mais nova fase da Operação da Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), e investiga a organização criminosa estruturada que, de acordo com a Polícia Federal (PF), agia para lesar a Petrobras na área de trending. Há 11 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, e 26 de busca e apreensão no Rio de Janeiro (RJ) e um em Petrópolis (RJ).

Até o momento, cinco pessoas foram presas. Dez mandados de prisão devem ser cumpridos.

Nesta fase da investigação policial foi possível delinear a existência de organização criminosa estruturada e atuante no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, onde são realizados os negócios de compra e venda de petróleo e derivados para ou da Petrobras por empresas estrangeiras.

Além disso se verificou também indícios de irregularidades na realização de negócios de locação de tanques de armazenagem da ou para a Petrobras pelas mesmas empresas investigadas.

Todos estas operações ocorriam de forma a viabilizar o pagamento de vantagens indevidas a executivos e ganhos acima dos praticados no mercado para estas empresas.

 

Fonte: Bahia Notícias

Publicado em Brasil

Os efeitos do período de estiagem do ano de 2018 já foram amenizados com as precipitações do mês de novembro. Embora nem todos os reservatórios do município de Piripá e Condeúba tenham atingido seus níveis máximos, já é menor a demanda de assistência por caminhões pipas na zona rural e é possível notar o verde da vegetação sertaneja, que "se alegra" com pouca chuva.

As indicações dos institutos de meteorologia é que novas chuvas caíram sobre a região. Há pelo menos 150 mm de chuvas previstas entre essa terça-feira (04) e o sábado (08), de acordo o Clima Tempo. O dia mais Deverá ser a quarta-feira (05), com previsão de 60 mm. As temperaturas devem variar entre 20º e 30º.

Publicado em Piripá

A programação oficial das festas de natal e final de ano ainda não foi divulgada oficialmente mas, o Secretário de Cultura, Ygor Roberto, já adiantou em primeira mão no grupo do Folha Regional de Condeúba no WhatsApp que a banda Raneychas e a ex vocalista do Tirana Seca, Robertinha, já estão confirmadas na festa da virada.

Nos próximos dias o calendário cultural do natal e réveillon deve ser divulgado pela secretaria.

Publicado em Condeúba