Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Mortugaba: É mantida a tradição de resar Ladainha

Publicado por     |   16 Ago 2015
  |  

Maria Antonia da Rocha 88 anos, que já anda com um auxilio de um pauzinho, servindo de bengala, moradora da Comunidade de Lagoa de Fora zona rural do Município de Mortugaba/Ba., viúva ha 40 anos do Sr. João Pereira da Rocha, que quando morreu deixou uma promessa  feita para rezar uma Ladainha em sua casa todo dia 15 de agosto em louvor a Nossa Senhora do Desterro.

João e Maria tiveram 5 filhos sendo 3 homens e 2 mulheres, netos para contar, só com ajuda de alguém da família, agora bisnetos eu me lembro, de ter 4, afirmou dona Maria. Na residência de Dona Maria ainda tem como relíquia a antiga casa de farinha, que foi o sustento da família por muitos anos.

A Sra. Maria vem mantendo a tradição há 40 anos, fazendo a reza dessa Ladainha em sua casa, faz um grande ajuntamento de pessoas como disse ela, da Comunidade local, inclusive muitos vindos do município vizinho Condeúba que participam, especialmente as resadeiras que são da Comunidade do Olho D'água em Condeúba.

A Sra. Maria antes de iniciar a reza, corre atrás de um homem para soltar os foguetes, assim, é feito a queima de fogos de artifícios durante a Ladainha. Ao termino a Sra. Maria oferece aos convidados refrigerantes, café e chá. A Sra. Maria aproveita para rever os amigos mais distantes que por tradição não faltam a essa Ladainha.

  

1 Comentário

  • Juari
    Link do comentário Juari Segunda, 17 Agosto 2015 14:39

    Uma linda tradição a qual, eu já acompanhei em várias localidades deste município de Condeúba. Adora estas festas.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.