Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 19 Abril 2024
Parse error in downloaded data


Condeúba: A fé está aumentando ou dividindo?

Publicado por     |   21 Jan 2015
  |  

Com a proliferação de Igrejas Evangélicas, Seitas, Espíritas entre outros, perguntamos: A fé das pessoas está aumentando ou dividindo? Será que estamos caminhando para um ecumenismo?

Pois bem, vamos ouvir dois dos lideres desses movimentos religiosos, para ver o que eles dizem a respeito desse fenômeno que não cessa de crescer em Condeúba e região. Há tempos atrás os católicos eram absolutos, hoje a Igreja Católica divide espaço com mais 25 Igrejas de diversas nomenclaturas no município. 

Inicialmente falamos com o Padre Osvaldino Barbosa, da Paróquia Santo Antonio de Pádua em Condeúba que tem 54 Igrejas no Município, fizemos as mesmas perguntas para os entrevistados abaixo mencionados. 

O Sr. pode descrever essa inquietude das pessoas buscando outros seguimentos religiosos, que na maioria deles migram da Igreja Católica? O Sr.  concorda que estamos caminhando para um ecumenismo? Na sua opinião, a fé das pessoas está aumentando ou dividindo?

Inquietude: Visitando as Comunidades Eclesiais de Base de Condeúba não tenho sentido essa inquietude por outros seguimentos religiosos. Os missionários constataram que tem comunidades com 120 famílias e que apenas 3 famílias são de outra religião. Não sei se em Condeúba tenha 15% de evangélicos. E as igrejas são pouco expressivas. Aqui na cidade isto pode ser um pouco mais acentuado, mesmo assim, em comparação com outros lugares da diocese, pode se dizer que aqui a busca por outras religiões é fraca. E as que são procuradas não são propriamente religiões, no sentido profundo da palavra, mas movimentos religiosos de mídia. Vários dos lideres desses grupos dizem que em sua “Igreja” pode participar gente de qualquer religião. Estão mais preocupados com a lógica do mercado da fé.

O que me preocupa aqui é o comodismo de muitas pessoas que não se importam em viver uma fé individualista, sem presença na vida eclesial. Cresce a indiferença religiosa.

Ecumenismo: Isso sim, o nível de tolerância cresceu muito e católicos não querem mais combater evangélicos e os evangélicos descobriram que não resultou em nada as acusações feitas aos católicos. “Deus não faz distinção de pessoas... Ele aceita quem teme e pratica a justiça...” (At 10, 34-35). O Papa Francisco nos lembra que o que mais importa não é mostrar nossa religião, mas nosso amor.

 A fé: Tenho dificuldade de responder essa pergunta, pois como medir a fé? Se levarmos em conta a busca que as pessoas fazem de Deus, afirmo que está aumentando.

Inquietude: O líder da Igreja Batista Vicente José de Sousa Neto, mais conhecido como Pastor Neto, que tem 2 Igrejas no município, descreve a primeira pergunta como um fenômeno que é conhecido no mundo inteiro, os católicos pregam uma coisa e praticam outra, isto é uma incoerência, as pessoas quando descobrem essa prática na Igreja Católica se desilude e saem em busca de algo mais concreto que corresponda com sua realidade, onde normalmente eles encontram nas Igrejas Evangélicas sérias, que é a celebração da palavra com Deus.

Ecumenismo: Respondendo a segunda pergunta o Pastor Neto afirma que o ecumenismo é uma utopia, podemos citar as duas maiores religiões do mundo que é a Mulçumana e a Cristã, as quais historicamente não se aproximam, é como água e óleo que não se mistura, o ecumenismo seria a mesma coisa que acreditar em Papai Noel. 

A fé: A terceira pergunta o Pastor Neto acha que é muito complicado as pessoas ficarem participando de várias Igrejas ao mesmo tempo, isso fragmenta a fé, só faz confusão nas cabeças das pessoas. As Igrejas Neo Pentecostais pregam que as pessoas devem parar de sofrer aderindo se a elas para alcançar a salvação, o que não é verdade. Por analogia, seria a mesma coisa de entrar num supermercado, comprar determinado produto pagar e levar o que é seu, concluiu o Pastor Neto. 

 Igrejas Católica, Evangélicas e Seitas conforme segue relação abaixo, apenas do Município de Condeúba/BA.

 

IGREJA/CENTRO/CEITA/OUTROS

 

QUANTIDADE   

 

REPRESENTANTE

Católica

55

Pe. Osvaldino Barbosa

Congregação Cristã do Brasil

05

Anc. Adonias de Sousa

Avivamento Bíblico

04

Pr. Luiz Pedro

Assembléia de Deus

07

Pr. Joenilson

Batista

02

Pr. Neto

Presbiteriana as Nações

01

Pr. Luis Vicente

Deus é Amor

01

Pr. Nelson

Mundial

01

Pr. Cristiano

Adventista do 7º Dia

01

Pr. Moab

Testemunhas de Jeová

01

Anc. Rubens

Universal do Reino de Deus

01

Pr. João Marcos

Missão Urgente

01

Prs. Antonio e Cássia

Assembléia de Deus Ministério Perus

01

Pr. Esmeraldo Vieira Lopes

Pentecostal Jesus é o Caminho

01

Pr. Manoel

Pentecostal Seguidores da Palavra

01

Pr. Jorge Araujo

Em processo inicial de um Centro Espírita

01

Líder Dª Dionízia

Igreja Evangélica Unido em Cristo (Iniciando)      

01

Pr. Roberto  

Assembleia de Deus Madureira

01

Pr. Laurindo 

 Igreja Evangélica Pentecostal Cristo para todos

01

Pr. Cícero

 

 

5 comentários

  • Adeildo
    Link do comentário Adeildo Quinta, 20 Agosto 2015 20:58

    O que acho é que as pessoas hoje em dia estão confusas em relação a fé e por conta da influencia midiática acabam migrando para outras igrejas o que as acaba confundindo mais ainda, basta ver pelo comentário do Pastor Neto sobre a igreja católica. Atualmente a maioria pessoas não procuram uma igreja por Jesus Cristo querem mesmo é uma seção de psicologia pra finalizar digo ainda que a maioria nem podem ser considerada igrejas, são grupos que se reúnem em nome do evangelho, Igreja é muito mais que isso.

  • LUIZ RICARDO VIANA MATOS
    Link do comentário LUIZ RICARDO VIANA MATOS Sexta, 23 Janeiro 2015 16:22

    A Paz do Senhor!! Por favor, vocês poderiam fazer mais uma correção, por gentileza?
    O Pastor da Mundial, Mario, foi transferido para Vitória da Conquista, o representante atual é o Pastor Cristiano. Muito obrigado e a paz do Senhor !!

  • LUIZ RICARDO VIANA MATOS
    Link do comentário LUIZ RICARDO VIANA MATOS Sexta, 23 Janeiro 2015 16:22

    A Paz do Senhor!! Por favor, vocês poderiam fazer mais uma correção, por gentileza?
    O Pastor da Mundial, Mario, foi transferido para Vitória da Conquista, o representante atual é o Pastor Cristiano.

  • LUIZ RICARDO VIANA MATOS
    Link do comentário LUIZ RICARDO VIANA MATOS Quinta, 22 Janeiro 2015 16:45

    A Paz do Senhor !!!! Por favor, vocês poderiam fazer mais algumas correções por gentileza?
    1ª O representante da Igreja Avivamento Bíblico é o Pastor Luiz Pedro, e eles possuem 04 Igrejas/ Congregações: Sede, Cerquinha, Riacho Seco e Aracás.
    2ª A Assembleia de Deus possui 07 Igrejas/Congregações: Sede, Cerquinha, Feirinha, Cachoeira, Mucambo, Morrinhos de Agimiro e Lagoa da Gameleira;
    Muito obrigado e a Paz do Senhor !!!!

  • LUIZ RICARDO VIANA MATOS
    Link do comentário LUIZ RICARDO VIANA MATOS Quinta, 22 Janeiro 2015 13:54

    A Paz do Senhor!! Parabéns pela matéria estava faltando expressões como estás neste site, pois existe uma parcela de evangélicos que acompanham diariamente esse meio de comunicação e sentíamos a falta de artigos evangélicos/religiosos. gostaria que vocês por gentileza fizessem algumas correções e acréscimos a esta lista. Correções: O representante da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Perus é o Pastor Esmeraldo Vieira Lopes, a Igreja representando pelo Pastor Manoel é Jesus é o Caminho e a representada pelo Pastor Jorge é Seguidores da Palavra. Acrescentar as Igrejas: Assembleia de Deus Madureira, cujo representante é o Pastor Laurindo e a Igreja Evangélica Pentecostal Cristo para todos, representada pelo Pastor Presidente, Cledis e a Pastora Cleusa, com a direção local, pelo Pastor cícero . Muito obrigado e a paz do Senhor !!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.