O Brasil venceu o Japão por 3 a 0 neste sábado (15), em Brasília, na estreia da Copa das Confederações. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Neymar, que desencantou após nove jogos sem balançar a rede. Paulinho e Jô ampliaram para o time canarinho. O próximo compromisso da equipe comandada por Felipão é na quarta-feira (19) contra o México, no Castelão, em Fortaleza.
O JOGOO Brasil tentou logo o primeiro ataque. Hulk foi ao fundo pela esquerda, mas cruzou mal, e o Japão afastou o perigo. Mas, aos dois minutos, Marcelo fez um lançamento, Fred ajeitou de peito para Neymar, que mandou um chutaço de primeira, no ângulo esquerdo do goleiro japonês e abriu o placar no Mané Garrincha.
Os japoneses tentaram responder aos oito minutos. Honda recebeu cruzamento na área e pega de primeira. Mas o chute foi longe e não assustou o goleiro Júlio César.
No entanto, após os dez minutos iniciais, o Brasil puxou o freio de mão e se limitou a trocar passes no meio de campo. O time japonês também não se arriscava e ficava todo atrás da linha da bola, esperando por um erro dos donos da casa.
A primeira boa oportunidade do Japão apareceu aos 20 minutos. Honda recebeu pelo meio e chutou. A bola quicou, e Julio César bateu-roupa, mas segurou a bola na sequência. Mas o Brasil não deixou barato. Logo depois, Hulk tabelou com Daniel Alves, invadiu a área e bateu cruzado. Bola desviou, Kawashima espalmou, e a zaga cortou antes da chegada de Paulinho.
Ao roubar a bola e sair com velocidade, o Brasil mostrou ser perigoso. Aos 40, Hulk é acionado pela direita. Ele cortou para dentro e mandou um foguete do bico da área. A bola foi ao lado de fora da rede. Um minuto depois, Fred puxou o contra-ataque. Neymar devolveu para o camisa 9, que chutou cruzado na área, mas goleiro espalmou e ainda evitou a sobra para Neymar. E o primeiro tempo terminou 1 a 0 para o time canarinho.
Brasil marca mais dois e garante triunfo na estreia
Assim como na etapa inicial, o Brasil começou arrasador. Aos dois minutos, livre na área, Paulinho recebeu de Daniel Alves e chutou por baixo de Kawashima e assim ampliar o placar no Mané Garrincha.
Logo depois do gol sofrido, o técnico Alberto Zaccheroni tratou logo de mexer na equipe. Tirou o meia Kiyotake e colocou o atacante Maeda. Mas a mudança, não surtiu muito efeito. O Japão pouco chegava ao ataque e parava na marcação brasileira.
Aos 20, empurrado pela torcida, Neymar fez graça sobre Uchida e aplicou um belo drible. Abriu para Oscar, que cruzou para a área, mas Fred não conseguiu chegar a tempo.
Sem conseguir furar o bloqueio defensivo do Brasil, o Japão investia nos lançamentos longos. Até que aos 26, falta para os japoneses. Honda cobrou na barreira, a bola ficou pipocando na área e Maeda pegou a sobra e chutou rasteira. Mas o Julio César segurou firme.
Antes de ser substítuido, Fred tentou marcar o seu. Aos 36, após cobrança de escanteio, o camisa 9 subiu marcado, desviou de cabela, mas a bola saiu longe do gol. Com vantagem no placar, a Seleção adotou uma postura mais cautelosa e trocou muitos passes no seu campo. Mas o time canarinho queria mais. Aos 46, Jô recebeu belo passe e marcou o terceiro gol, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Hulk (Hernanes - 29'/2ºT), Oscar e Neymar (Lucas - 28'/2ºT); Fred (Jô - 35'/2ºT). Técnico: Felipão.
JAPÃO: Kawashima, Uchida, Konno, Yoshida, Nagatomo; Endo (Hosogai - 33'/2ºT), Hasebe; Honda (Inui - 43'/2ºT), Kagawa, Kiyotake (Maeda - 5'/2ºT); Okazaki. Técnico: A. Zaccheroni.
Fonte: bahiaesportes