Imprimir esta página

Condeúba: Lixo descartado incorretamente é um "prato cheio" para proliferação da Dengue

Publicado por     |   18 Nov 2014
  |  

Até o dia 26 de julho deste ano, foram contabilizados 16.709 casos de Dengue na Bahia, segundo dados notificados pela Secretaria Estadual de Saúde. Mesmo sendo um vírus perigoso e, em alguns casos, fatal, muitas cidades ainda não tomam as providências necessária para a prevenção da doença e a quebra no ciclo reprodutivo do mosquito transmissor.

Além do vírus da dengue, na Bahia foi registrado casos de chinkungunya. Por meio de exames laboratoriais, o Ministério da Saúde confirmou, que até o dia 27 de setembro já havia 33 casos confirmados em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador. A doença provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. Ainda segundo o Ministério da Saúde, no mesmo período, já são 79 casos da doença no Brasil.

Em Condeúba, recipientes com capacidade de armazenar água foram flagrados em lixos descartados incorretamente próximo a residências no Bairro Divino Espírito Santo portando-se como um ótimo meio reprodutivo para o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus.

Mesmo com a orientação dos agentes de saúde do município, garrafas, pneus e outros compartimentos são vistos acumulando água parada, principalmente após as chuvas da semana e apresentando um risco iminente à população.

Veja as fotos:

{gallery}lixo-incorreto-18-11{/gallery}

 

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.