Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quarta, 19 Junho 2019
Ensolarado

27°C

Condeúba

Ensolarado

Umidade: 30%

Vento: 6 km/h

Uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Shopping Conquista promove uma mostra do Projeto Biscoitos neste mês de junho.

Na manhã desta sexta-feira (7) o BLOG DO ANDERSON acompanhou uma comitiva do SEBRAE que foi in loco conhecer os sabores dos produtos de Condeúba e Vitória da Conquista.

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, Carlos de Souza Andrade, presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (FeComércio-BA) e dirigente do SEBRAE, fez questão de destacar essa nova fase de economia da Capital do Sudoeste Baiano.

“Eu acho que Vitória da Conquista está de parabéns por fomentar esse polo de desenvolvimento do biscoito”, comentou Carlos de Souza após percorrer todos os estantes que estão na Praça de Eventos.

FONTE: BLOG DE ANDERSON

Matriarca de uma família tradicional, de respeito na cidade e dona de um sorriso inconfundível, Enedina Batista de Oliveira faleceu na madrugada dessa segunda-feira (03), as 02h20. Com 93 anos (completaria 94 em outubro deste ano) e uma vontade enorme de viver, Dona Dina, como era conhecida, teve o seu quadro de saúde agravado após uma infecção pulmonar e foi conduzida à UTI, na cidade de Itapetinga, onde recebeu seus últimos cuidados. 

Dona Dina era viúva de Agenor Batista (Nô Batista) e teve 18 filhos nesse mesmo casamento. Os filhos que ela deixou são: Carlino (Pelé da Farmácia), Firmino, Maísa, Edna, Osmar (Vavá) e Marinalda (Naná). Radicada na Feirinha do Morro, a família trabalhou na agricultura e posteriormente no comércio local da comunidade. Anos após a consolidação da família, se mudaram pra a cidade onde os filhos deram seguimento no ramo comercial de farmácia, produtos agrícolas dentes outros e Naná decidiu seguir na vida pública, chegando a ser a primeira presidente mulher da Câmara Municipal de Vereadores.

O seu carisma e uma impressionante simpatia não cessou nem mesmo com a idade. Sempre nas visitas que recebia em sua casa de amigos e familiares se queixava de uma dor aqui ou outra ali mas, nunca, deixando se abalar por isso. Brincalhona, carinhosa e de elevada alto estima. Essa será a marca deixada pela sua passagem aqui no plano material. Uma esposa, mãe, trabalhadora, avó, visavó e um exemplo de vida.

Descanse em paz.

A empresária Elita Pereira esteve representando a marca de biscoitos caseiros - Biscoito Condeúba, que leva o nome da sua cidade natal, neste domingo (26), no primeiro dia do 13º ENCONTRO NACIONAL DO CAFÉ, na Fazenda Vidigal em Barra do Choça-Ba.

Em Condeúba-Ba, o biscoito era inicialmente feito de forma caseira por famílias que residiam na zona rural e os comercializavam em feiras livres. Com a migração dessas famílias para a zona urbana, este costume foi se expandindo e consolidando. As receitas do Biscoito eram registradas no caderno de receita das matriarcas, e passadas como herança para os filhos. Detalhes que ajudaram na construção e permanência dessa tradição.

Um veículo modelo Ford Focus branco, que entrava na cidade pela BA-248, após o posto cajueiro, perdeu o controle e atingiu um poste e a calçada de uma residência por volta das 19:00, neste domingo (26).

O carro com quatro ocupantes rodou e bateu com a traseira no poste que ficou completamente danificado chegando a deixar o bairro sem eletrificação. Após se chocar com calçada e o poste, o veículo parou próximo a uma Hillux que trafegava no sentido contrário. Após a colisão, a rua foi isolada devido a fiação do poste ficar espalhada no chão. A COELBA já trabalha no local para reestabelecer a energia.

O serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU-192) foi acionado e prestou os primeiros socorros aos passageiros e à motorista. Todos foram atendidos e liberados, apenas uma passageira foi encaminhada para o Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos com suspeita de clavícula quebrada.

No último dia 18, a Prefeitura Municipal de Condeúba em decorrência da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil realizou, por meio do Creas e com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Educação, e do CMDCA, o evento “Faça Bonito na Praça”.

A mobilização contou com apresentações de dança, fantoche, dramatização, voz e violão, coral e literatura de cordel, todas realizadas por entidades religiosas, associações e instituições de ensino com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre o assunto.

Nesta terça-feira (14), Condeúba completa 158 anos de emancipação política!

Condeúba, município situado na região sudoeste da Bahia, emancipou-se de Caetité pela lei número 809, de 11 de junho de 1860. Entretanto, a instalação da vila se deu em 14 de maio de 1961. É por isso que a comemoração do aniversário da cidade acontece sempre nessa segunda data.

A origem de Condeúba, encontra-se no processo de ocupação do sertão que medeia entre Minas Novas e Araçuaí, Rio Pardo e Rio das Contas, intensificado a partir de 1720, quando a mineração proliferava em Minas Novas, Minas do Rio de Contas e Jacobina. Do processo de ocupação naquele período derivaram algumas aglomerações humanas, depois cidades, incluindo Santo Antônio da Barra, posteriormente Condeúba. O município teve seu foco irradiação a partir do sítio Condeúba, latifúndio deitado às margens do Rio Gavião.

O município de Condeúba está situado no Centro-Sul baiano, na microrregião de Brumado, distante cerca de 660 Km da capital Salvador. Condeúba tem uma população de aproximadamente 17.000 habitantes, faz limite com os municípios de Cordeiros, Jacaraci, Mortugaba, Guajeru, Presidente Jânio Quadros e o Estado de Minas Gerais.

Condeúba é um município histórico, mas a memória coletiva requer cuidados com os registros e com sua gente. Povo que, com garra e suor do dia-a-dia, ergue os alicerces do desenvolvimento em busca do seu crescimento e do bem comum.

Desejamos que cada munícipe seja um ponto de perseverança, para manter a cidade nos caminhos do sucesso.            

Neste sábado (11), o prefeito Silvan Baleeiro, realizou uma cerimônia para entrega da Reforma e Ampliação do Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos, em comemoração ao aniversário de emancipação do município no próximo dia 14. 

 

Além da Reforma e Ampliação, foram entregues 03 (três) ambulâncias, sendo 02 Teto Alto, equipamentos para sala de estabilização, raio-x; desfibriladores, dentre outros.

Na oportunidade, o prefeito homenageou médicos, enfermeiros, servidores e funcionários do hospital.