Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Segunda, 19 Fevereiro 2018
25°C

Condeúba

Predominantemente nublado Humidade: 68%
Vento: ENE6.44 km/h

Uma petição online, destinada a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia reúne assinaturas através od site Avaaz.org para solicitar a pavimentação asfáltica do trecho de 50 km que liga os municípios de Condeúba e Caculé.

A estrada comumente fica alagada e apresenta infra-estrutura precária. O texto justifica da petição justifica: "O trecho que liga Condeúba à Caculé, no sudoeste baiano é um obstáculo para o desenvolvimento da macrorregião. Esse trecho, ainda sem pavimentação asfáltica, é responsável pela ligação do Norte de Minas, Sudoeste e Oeste da Bahia. É necessário uma infra‐estrutura mínima de pavimentação para beneficiar milhares de habitantes da região, contribuindo na esfera econômica, social e turística da região".

Para participar você pode acessar CLICANDO AQUI

Terá início em março o Campeonato Municipal de Futebol de Campo realizado pelo Governo de Condeúba, por meio do Departamento de Esportes. A competição reúne oito equipes e os jogos serão realizados no Estádio Municipal Parmênio Ferreira.

A partida de estreia será entre as equipes do Biscoito Condeúba x Real que acontece no dia 03 de março, sábado, às 15:30 horas. No domingo, dia 04, mais três jogos completam a rodada, sendo eles:

Condeúba X Independente – às 08:00 horas;

Federais X Formalex – às 10:00 horas;

Cachorro X Santa Luzia – às 15:30 horas

Segundo o Coordenador de Esportes do município, Alexandre Vieira Novaes, o campeonato está previsto para se encerrar no dia 28 de abril. “Do dia 03 de março até o dia 14 de abril serão realizadas as partidas da fase classificatória onde todas as equipes se enfrentarão. As quatro mais bem colocadas disputarão as semifinais nos dias 21 e 22 de abril e a grande final será realizada no dia 28”, destaca.

Há menos de uma semana o Folha Regional de Condeúba fez uma publicação sobre a denúncia de moradores relacionado à uma cratera que se formou em um terreno do DNOCS (às margens da Barragem do Champrão). O Buraco que tem mais de 12 metros de largura e pelo menos uns 8 metros de profundidade, ameaça casas no seu entorno e todo o material que foi retirado do solo e levado pelas enxurradas caiu dentro do açude, agravando o seu processo de assoreamento.

Procurado pelo prefeito Silvan Baleeiro, o Deputado Lúcio, sem medir esforços, de pronto acionou a direção geral do DNOCS (órgão responsável pelo gerenciamento da barragem) e juntamente com um técnico foi conhecer o problema de perto na tarde dessa quinta-feira (15). Antes da visita, o deputado chegou a publicar na sua rede social instagram um vídeo gravado por um morador e prometeu rapidamente apresentar uma resposta diante do problema.

Após o laudo técnico, com a apresentação das possíveis soluções, o deputado firmou o compromisso com o prefeito Silvan de viabilizar os recursos para que seja realizado um projeto de manutenção definitiva no local da erosão. Segundo ele "...nós não estamos vendo aqui vidas sendo ameaçadas e além do mais, um açude que serve toda a região sendo prejudicado, o que pode comprometer a manutenção da vida humana de outras centenas de famílias."

Além da visita no local da cratera, a comitiva desceu até o leito da barragem, onde encontra-se uma especie de praia, devido ao assoreamento e discutiram as possíveis soluções para conter e até reverter esse avanço de terra para dentro do açude.

Reunião com lideranças

Além da visita técnica, o deputado se reuniu com o prefeito, vereadores, secretários, o ex prefeito Odílio e lideranças de Condeúba no Paço Municipal para prestar contas do seu trabalho em prol da cidade. Segundo ele, outros projetos estão sendo viabilizados para que iniciem ainda neste ano, através de emendas do seu gabinete. 

Um problema silencioso e que passa despercebido pela sociedade condeubense toma proporção a cada dia. Uma enorme cratera tem se criado próximo à barragem do Champrão e a cada período de chuva, o buraco se alarga e aumenta sua profundidade.

Além do risco, o material que é retirado com a erosão está caindo todo dentro da Barragem do Champrão, agravando o processo de assoreamento do reservatório. Casas já estão ameaçadas pela expansão da cratera e os moradores das proximidades vivem uma constante tensão.

Segundo a prefeitura, soluções estão sendo buscadas para o problema, mas ainda não foram detalhadas pelo gestor.

Uma motocicleta foi furtada nessa segunda-feira (29), em plena luz do dia, em praça pública, na cidade de Condeúba. A moto Honda modelo 125 CG Titan ES de cor azul e placa policial GZY - 6327 estava estacionada em frente ao cartório que fica localizado na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade.

Segundo a filha da dona da motocicleta, que estava de posse no momento, ela entrou para utilizar um serviço no cartório e quando retornou não encontrou mais o veículo. O crime aconteceu por volta das 13 horas da tarde.

Quem tiver qualquer informação poderá informar anonimamente à política através do disque denúncia pelo número 190.

As articulações políticas do prefeito Silvan Baleeiro e aliados em Brasília começa a apresentar os primeiros resultados. Foi publicado na edição dessa terça-feira (24), no Diário Oficial da União, o extrato do convênio de número 851897-MI, celebrado entre o município de Condeúba e o Ministério da Integração Nacional para realização de obras de infra-estrutura na cidade.

De acordo com o que já havia sido anunciado pelo prefeito, os recursos da ordem de um milhão de reais, serão empregados para a requalificação da praça municipal onde acontecem as feiras livres. O Espaço será totalmente requalificado, oferecendo uma nova organização estética e uma infra-estrutura moderna e adequada para os ambulantes comercializarem seus produtos.

Iniciada no último dia 09, as obras de pavimentação da Rua Capitão Multi, no Bairro do Divino Espírito Santo, em Condeúba, seguem a todo vapor. Com investimentos na ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) com recursos provenientes de emenda parlamentar e com contrapartida do Governo de Condeúba, a pavimentação irá beneficiar dezenas de famílias que residem no local.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Dinailde Nascimento, a obra faz parte do projeto de pavimentação de vias públicas do município onde já foram pavimentadas as Ruas São Domingos e Santo Expedito, também no Bairro Divino, e que tem como objetivo oferecer mais conforto aos moradores, melhorando o acesso e a trafegabilidade de pessoas e veículos.

A pavimentação na Rua Capitão Multi, que deverá ser concluída nos próximos meses, prevê o calçamento de todo o logradouro que conta com cerca de 1.000 metros de extensão.

Para o Sr. Jair Benigno da Silveira, 68 anos, morador da Rua Capitão Multi, a pavimentação irá melhorar muito as condições de quem vive ali. “Há muitos anos que moro aqui nessa rua e a gente sempre passa dificuldade pela falta de calçamento. No tempo da chuva é a lama e no tempo da seca é a poeira. Agora não né, com o calçamento as coisas não vão ser mais assim”, ressalta o morador.

As chuvas que caíram em Condeúba ainda não foram suficientes para fazer o volume de água no reservatório do Champrão subir. Segundo dados da última segunda-feira (15), o volume no reservatório é de apenas 1.620.000 m3, o que é equivalente a somente 19,85% da capacidade total da barragem.

Se a chuvas demorarem de chegar na região, a cidade passará por problemas de abastecimento, tendo em vista que o sistema está à beira de uma crise hídrica.