Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 27 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Domingo, 14 Janeiro 2018

Composto por 18 atletas de vários municípios da região sudoeste, o grupo CicloConds se reuniu mais uma vez para pedalar 180 km. O trajeto iniciou em Vitória da Conquista e terminou em Condeúba, cidade de natal dos fundadores.

O circuito pegou 2.300 m de altimetria e durou um total de 15 horas para ser concluído. "A edição de 2018 teve diversas resenhas, muito animada, com uma turma muito bem desenvolvida no esporte. Ao chegarmos em Condeúba fomos recebidos pelo secretário de esporte e também pelos conterrâneos condeubenses. Teve foguetes e salva de palmas." Registrou um dos fundadores, Dalmo Filho.

Quem tiver interesse de participar do grupo, deve procurar um dos membros, para conversar e ser apadrinhado. 

Publicado em Condeúba

A magia da poesia aconteceu bem no coração da cidade: Paço Municipal, um local histórico, cheio de significados e importância política-cultural de Condeúba. Foi de lá onde a tão famigerada Coluna Prestes, quando passou pela a nossa cidade, deixou escrito: “No meio de uma agglomeração desorganizada um bando decidido a tudo penetra fundo como cunha de ferro em montão de ferragem. (TAINE) Ruy”.  O bando agora era outro. O contexto também. Mas a intensão de ir fundo, além das paredes (que também falam por si) certamente guardam significados que coadunam com a intensão do mestre Ruy Barbosa quando escreveu esse pensamento, usurpado pela ideologia da Coluna Prestes.

O Paço Municipal é, sem dúvida, um símbolo representativo para Condeúba. Sendo assim, a noite de sábado, do dia 13 de janeiro de 2018, certamente será lembrada como uma noite especial, onde a poesia irradiou-se por entre as paredes desse cenário inspirador, fazendo com que muitas histórias fossem construídas e resgatadas. Era a noite do Movimento Café com Poemas, um projeto que nasceu em 2013 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e agora espalha poesia por todo canto. Em Condeúba, o Movimento começou em 2017 e tem como representantes: Antônio Santana, Andressa, Cesar, Edson, Joandina, Helen, Marittza e Mariana.

 

A poesia dignifica o homem. Traz leveza, consciência de alma e realça as memórias. Leandro Flores foi quem deu apresentação ao evento e lembrou a sua trajetória literária, que neste ano de 2018, completará dez anos. Falou dos projetos desenvolvidos ao longo desde tempo, das conquistas alcançadas nas cidades de Belo Horizonte e Salvador e, principalmente, da importância de estar novamente em sua cidade natal, falando do que mais lhe agrada: a poesia.

Era também noite de lançamento. A Antologia Poética Café com Poemas, organizada por ele, Leandro Flores e Celeste Farias, depois de ter sido lançada em diversas cidades, estava agora sendo apresentada em Condeúba. A antologia traz 39 poetas, fruto de um concurso Nacional de Poesia, dentro os quais, três são de Condeúba: Antônio Da Cruz Santana, Conceição Oliveira Santos e Edson Silveira.

E muitas outras surpresas aconteceram. Joandina Carvalho apresentou a ideia de homenagear o poeta Camilo de Jesus Lima, que já foi morador de Condeúba e tem um significado cultural muito grande na região. Edson Silveira fez uma belíssima homenagem ao colega Leandro pelos os 10 anos de dedicação à literatura...e várias poesias foram declamadas e reveladas: Helen, Mariana, Paulo Henrique, Nilmara, Ariane e outros tantos que deixaram a noite ainda mais significativa. Além disso, teve uma belíssima apresentação do músico Adriano Guilherme que abrilhantou a noite, acompanhando com um fundo musical, nas apresentações, teve também outorga de certificados e no final, como não poderia faltar, foi servido um delicioso Café...

E assim, foi realizada a nossa Noite Poética em Condeúba. Nós do Movimento Café com Poemas, agradecemos a Prefeitura Municipal pelo espaço cedido à poesia, ao Paulo Henrique pela disposição e a todos os que se fizeram presentes, dando vida e brilho a esse evento.

Publicado em Condeúba