Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 21 Maio 2019
Muito Nublado

27°C

Condeúba

Muito Nublado

Umidade: 50%

Vento: 9 km/h

No último dia 18, a Prefeitura Municipal de Condeúba em decorrência da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil realizou, por meio do Creas e com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Educação, e do CMDCA, o evento “Faça Bonito na Praça”.

A mobilização contou com apresentações de dança, fantoche, dramatização, voz e violão, coral e literatura de cordel, todas realizadas por entidades religiosas, associações e instituições de ensino com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre o assunto.

Nesta terça-feira (14), Condeúba completa 158 anos de emancipação política!

Condeúba, município situado na região sudoeste da Bahia, emancipou-se de Caetité pela lei número 809, de 11 de junho de 1860. Entretanto, a instalação da vila se deu em 14 de maio de 1961. É por isso que a comemoração do aniversário da cidade acontece sempre nessa segunda data.

A origem de Condeúba, encontra-se no processo de ocupação do sertão que medeia entre Minas Novas e Araçuaí, Rio Pardo e Rio das Contas, intensificado a partir de 1720, quando a mineração proliferava em Minas Novas, Minas do Rio de Contas e Jacobina. Do processo de ocupação naquele período derivaram algumas aglomerações humanas, depois cidades, incluindo Santo Antônio da Barra, posteriormente Condeúba. O município teve seu foco irradiação a partir do sítio Condeúba, latifúndio deitado às margens do Rio Gavião.

O município de Condeúba está situado no Centro-Sul baiano, na microrregião de Brumado, distante cerca de 660 Km da capital Salvador. Condeúba tem uma população de aproximadamente 17.000 habitantes, faz limite com os municípios de Cordeiros, Jacaraci, Mortugaba, Guajeru, Presidente Jânio Quadros e o Estado de Minas Gerais.

Condeúba é um município histórico, mas a memória coletiva requer cuidados com os registros e com sua gente. Povo que, com garra e suor do dia-a-dia, ergue os alicerces do desenvolvimento em busca do seu crescimento e do bem comum.

Desejamos que cada munícipe seja um ponto de perseverança, para manter a cidade nos caminhos do sucesso.            

Neste sábado (11), o prefeito Silvan Baleeiro, realizou uma cerimônia para entrega da Reforma e Ampliação do Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos, em comemoração ao aniversário de emancipação do município no próximo dia 14. 

 

Além da Reforma e Ampliação, foram entregues 03 (três) ambulâncias, sendo 02 Teto Alto, equipamentos para sala de estabilização, raio-x; desfibriladores, dentre outros.

Na oportunidade, o prefeito homenageou médicos, enfermeiros, servidores e funcionários do hospital.

Na noite desta sexta-feira (10), uma motocicleta (Placa OZQ 0230 - Malhadas de Pedras) da ASFAB - Associação dos Agricultores Familiares Camponeses da Bahia, foi roubada na BA-148, entre os municípios de Condeúba e Cordeiros, nas imediações da entrada do Barreiro Grande.

Juntamente com o veículo, levaram o celular e os documentos do motociclista.

 

Na madrugada deste sábado (6), motociclista sofreu acidente fatal na BA-148, entre os municípios de Cordeiros e Condeúba.

Segundo informações, o motociclista estava no município de Cordeiros-BA e seguia em direção à sua residência, localizada no Povoado de Barrinha, que fica às margens da BA-148, quando perdeu o controle do veículo e sofreu grave acidente vindo a óbito imediato.

O corpo só foi encontrado no período da manhã.

O Município de Condeúba, que fica a 160 quilômetros de Vitória da Conquista, era governada por Odílio Ribeiro da Silveira, do Movimento Democrático Brasileiro, depois por José Augusto Ribeiro, do Partido dos Trabalhadores, e voltou para o comando do MDB com Silvan Baleeiro de Sousa. Ainda sem definir se irá ou não disputar à reeleição, nomes tem surgido na base aliada do prefeito Silvam Baleeiro. Um deles é o de Micael Batista Silveira, de 26 anos, que atualmente está na Coordenação de Transportes do Município de Vitória da Conquista. O ex-prefeito Odílio, pai de Micael, também está no rol.

Numa entrevista gravada no início da noite desta terça-feira (2), o ex-vereador Capitão César, nome como é conhecido o ex-vereador César Natividade Lula Rocha, enalteceu Odílio, que para ele é o mais lembrado nestes momentos que antecedem as Eleições 2020. Colaborador de Silvam, Micael tanta não realçar essa possibilidade de ter o seu pai de volta ao Executivo Condeubense, mas reconhece o potencial de Odílio. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, Silvan elogiou a gestão do seu padrinho político, mas afirma que estará “anunciando o nome previamente, porém tenho que organizar algumas questões antes desse anuncio”.

Fonte: Blog do Anderson