Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 23 Março 2019
Nublado

25°C

Condeúba

Nublado

Umidade: 65%

Vento: 6 km/h

O diário oficial desta segunda-feira (18) traz o nome do Engenheiro de Controle e Automação, Micael Silveira como novo coordenador de Transportes Públicos do Município de Vitória da Conquista, órgão ligado à Secretaria de Mobilidade Urbana.

Engenheiro por formação, o jovem Micael Silveira acumula no seu currículo a participação da implantação do Centro de Controle de Ônibus de Salvador, um dos primeiros e mais complestos do Brasil. O equipamento com tecnologia de ponta oferece a possibilidade do serviço público fiscalizar o cumrpimento de horários, regularidade de ônibus nas linhas, desvios de itinerários, alarmes de segurança emitidos pelos usuários via aplicativo e até não paradas em pontos, tudo isso de forma remota através de softwares integrados ao sistema de GPRS dos ônibus.

Em contato telefonico com nossa redação, Micael conta que acredita poder dar sua parcela de contribuição para a cidade de Vitória da Conquista. "Recebi o convite do prefeito e decidir topar o desafio. Já tive uma experiência muito positiva em Salvador, onde participei da implantação de um importante sistema de fiscalização do transporte por ônibus na gestã de ACM Neto, o CCO, e agora retorno ao Sudoreste da Bahia com essa missão. A minha condução à frente da coordenação será extritamente técnica e com foco no cidadão conquistense. Temos uma população circulante na cidade que é quase 3 vezes o número de habitantes e isso requer um transporte público eficiente, regular e com a qualidade que nossa população merece. Tenho certeza que encontrarei um campo fértil para um bom trabalho porque conheço o prefeito, conheço o secretário e sei que fazem parte de uma equipe seria e comprometida com a coisa pública, a serviço de Vitória da Conquista."

As Eleições 2020 movimentam o cenário político em Condeúba, município do Sudoeste Baiano que fica a 650 quilômetros de Salvador-Ba. Pela oposição ao prefeito Silvan Baleeiro de Sousa, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, está o ex-prefeito José Augusto Ribeiro, atualmente filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Ao BLOG DO ANDERSON na manhã deste sábado (16) Guto apresentou o seu vice para compor a chapa no ano que vem. Antecipadamente a lacuna foi preenchida pelo vereador Silvano dos Santos Pereira, também do PT. “Ainda tem muita coisa para acontecer”, disse Silvano ainda com um pouco de dúvida sobre a oficialização desse convite.

FONTE: BLOG DO ANDERSON

Nesta manhã de sábado (16), o Prefeito Silvan Baleeiro, reúne Secretários para fazer um balanço das ações e alinhamento das estratégias de trabalho para 2019, com objetivo de orientar os trabalhos e reforçar a confiança que deposita no secretariado.

Na oportunidade o prefeito aproveitou para motivar a equipe, acompanhar o andamento dos projetos e cobrar resultados efetivos.

Uma mega operação da Polícia Civil da Bahia nessa sexta-feira, dia 22, cumpriu mandados de prisão expedidos pelo poder judiciário. As atividades iniciaram por volta das 06h00. Policiais Civis da DT de Condeúba, com o apoio de investigadores de polícia da 10a COORPIN, prenderam, os indivíduos de iniciais D.D.C., de 22 anos de idade, e C.R.S., de 19 anos de idade, ambos sob acusações de de roubo circunstanciado, tráfico de drogas.

Segundo os agentes, trata-se de indivíduos de alta periculosidade e integrantes de uma associação criminosa que é controlada por um comparta que encontra-se detido no sistema prisional.

É válido registrar que o IPC Josué José das Neves Júnior destacou-se nas investigações do caso em comento.

Uma eleição atípica para a casa de leis condeubense. A presidência da câmara de vereadores de Condeúba foi disputada por duas chapas encabeçada pelo mesmo partido na manhã dessa segunda-feira (17), quando foi eleito o jovem vereador Maurílio Guilherme de Sousa (PT) com uma vitória confortável. Foram 8 votos favoráveis, contra apenas 2 da chapa adversária.

A Vereadora Conceição, que também é do PT e era a candidata que foi estimulada pelo ex-prefeito Guto e segundo ela própria a candidata do Partido dos Trabalhadores, acabou perdendo até o voto do seu vice de chapa, o vereador Adailton, que optou por votar em Maurílio. A petista ficou isolada na votação com apenas dois votos, o seu e o do vereador Carlito.

Essa derrota para Conceição e a ascensão de Maurílio Guilherme reflete politicamente na liderança do ex-prefeito Guto e também demonstra que a forma adotada pelo vereador em cumprir a sua legislatura, agindo com diplomacia e coerência dentro da casa se leis, serviu de base para construir uma liderança e agregar confiança dos seus pares.

Maurílio adotou um tom moderado nos dois primeiros anos desse seu primeiro mandato, votando favorável em pautas importantes para a população condeubense, mesmo quando os interesses políticos do partido estavam em jogo. Essa nova forma de fazer política atraiu os olhares até dos vereadores de oposição, que decidiram em bloco apoiar a sua candidatura.

Ainda antes de terminar a votação, o vereador Carlito, que amargou com conceição a derrota no pleito, desabafou nas redes sociais.

 

A composição da mesa diretora ficou da seguinte forma:

Presidente: Maurilo Guilherme de Sousa (PT)
Vice-Presidente: José Ribeiro Reis (PCdoB)
1º Secretário:Reginaldo Sobrinho do Nascimento (PSB)
2º Secretário: Maria Neres de Sousa Brito (PSDB)

Votadas nessa quinta-feira (13), as contas do exercício fiscal de 2017 da prefeitura de Condeúba foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Segundo o prefeito Silvan, foi um empenho grande de toda a equipe da gestão garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e demais obrigações legais para que fosse possível chegar ao parecer favorável.

"Nós tivemos que cortar na carne, reduzir o número de contratados, mesmo tendo uma demanda de serviços grandes para prestar ao município e sendo obrigado a adotar medidas amargas e impopulares pois o índice de arrecadação vem caindo nos últimos anos e a LRF nos impõe limite para gasto com pessoal. Esse foi o primeiro desafio, tivemos que reduzir de 63% para 53% o limite de gastos com contratação de pessoas. Além disso um trabalho de controladoria interna, além do apoio jurídico e administrativo das equipes para garantir todos os investimentos que são obrigações nas suas devidas proporções. Nossa gestão acima de tudo, respeita a lei à risca e isso foi o que nos garantiu um parecer farovável." Registrou o prefeito em ligação para o FRC.

Também favorável, foi o parecer das contas da Câmara Municipal de Condeúba, que atualmente é presidida pelo vereador Silvano Santos. O vereador está no seu segundo mandato de presidente e também tem garantido pareceres favoráveis junto ao tribunal em suas gestões.

o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia emitiu um novo alerta sobre as fortes chuvas que poderão cair sobre a região de Condeúba, como já foi noticiado pelo FRC. De acordo com documento publicado, os alertas foram classificados em três níveis: Alerta Máximo, Estado de Atenção e Estado de Alerta.

Mortugaba, Malhada de Pedras, Condeúba e demais municípios que compreendem a região estão no nível Estado de Alerta, que é o nível intermediário quanto ao volume de chuvas. "A Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) informa que, para as próximas 24 horas, permanece a previsão de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Com essa condição, a situação é de Alerta Máximo para algumas localidades da faixa centroleste, que inclui municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do Sul baiano (Figura 1). Para as demais regiões do Estado, a situação continua sendo de Atenção e Alerta." Diz o aviso.