Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 20 Julho 2019
Parcialmente Nublado

14°C

Condeúba

Parcialmente Nublado

Umidade: 75%

Vento: 11 km/h

Nesta terça-feira (16/07/2019), no Fórum Jairo Bulhões, na comarca de Condeúba - BA, na sala da OAB, tivemos um importante encontro dos operadores do direitos, contando com a presença do Ilustre Presidente da Subseção de Vitória da Conquista- BA, Dr. Ronaldo Soares, juntamente com os nobres advogados que atuam na comarca de Condeúba- BA e Região, estando presentes como advogadas do município vinculadas á Secretaria de Assistência Social do Município a Dra. Rennê Cássia Pereira (OAB- BA 57.449) e a Dra. Jacqueline Meireles Valiense (OAB -BA 44.059), oportunidade que colocaram em pauta projetos e ideias inovadoras com o objetivo de verificar as necessidades e possibilidades de melhoramento do poder judiciário da comarca, a fim de alcançar a melhoria do serviço prestado pelo estado á população, bem como medidas que visam a celeridade processual e assistência plena e efetiva da justiça para os mais necessitados na comarca Condeúba -Ba e Região.

A chuva que sempre foi sinônimo de alegria para o Sertanejo, gerou preocupação e prejuízos na segunda-feira do dia 28 de outubro de 2018. Com registros de até 130 mm, as chuvas daquele dia foram suficientes para romper uma barragem na comunidade de Baixão.

Após uma forte articulação do governo municipal, através do gabinete do prefeito e da Secretaria de Assistência Social. Deu-se início a um processo de assistência aos moradores que tiveram perdas com a catástrofe. Os recursos foram provenientes de Ajuda Humanitária do governo federal e também dos recursos próprios do município de Condeúba.

Dentre os itens distribuídos, foram entregues Kit Alimentação, Kit Dormitório, Kit Higiene Pessoal e Kit Limpeza Ambiental. Além disso, alguns moradores que tiveram suas residências destruídas, receberam blocos, telhas, material para cobertura das novas casas, sacos de cimento e outros itens necessários para a reconstrução das suas casa.

O prefeito Silvan, a secretária de Assistência Social Marinalda (Naná), o chefe municipal da Defesa Civil Sérgio e a vereadora Nena foram alguma das autoridades que estiveram na distribuição da Ajuda Humanitária na comunidade.

Atitude pouco comum mas, que já vem de longas datas. O Senhor Gercino de Oliveira, morador da comunidade rural de Jacaré, já é conhecido pelos moradores da região pelos serviços voluntários que presta ao município há mais de 10 anos. Roçagem de matos das margens das vias e reforma das estradas faz parte do rol de serviços que ele oferece aos moradores - e sem ganhar nenhum centavo por isso.

Apesar de estar morando no município há mais de 30 anos, Gercino não é natural de Condeúba. Por este motivo, o atual prefeito Silvan Baleeiro, quando era vereador, propôs um título de cidadão condeubense como forma de reconhecer seu cuidado com o município. O título foi aceito e entregue em uma sessão itinerante da câmara que aconteceu no Distrito de Feirinha, comunidade vizinha ao Jacaré.

Na tarde desse último sábado (07), em uma reunião da comunidade, antes mesmo do agora prefeito Silvan Baleeiro anunciar as honrarias e o prêmio ao Sr. Gercino, o grupo que participava do encontro fez questão de ressaltar sua importância para a comunidade. Em seguida, o prefeito anunciou que entregaria um título de reconhecimento do governo municipal e um cheque no valor de R$ 999,00, como forma de reconhecer sua relevância.

"Eu não poderia fazer isso na casa do Sr. Gercino e de forma individual, sem que todos vocês estivessem aqui para atestar a relevância desse senhor para todo o município. Até em estradas que ele não utiliza, já o vi roçando e tapando buracos. Diante dessa assembleia de moradores, na sede dessa associação, gostaria de entregar ao senhor Gercino um prêmio, que não paga pelo serviços que ele já nos prestou, mas servirá de reconhecimento pelo que ele sempre fez ao município." Colocou o prefeito ao convidá-lo para comparecer à mesa.

Seu Gercino, ao comparecer à frente para receber o prêmio, não escondeu a felicidade que mudou o seu semblante. "Vou usar esses recursos para comprar novas ferramentas para continuar servindo ao município", colocou ele com um ar de simplicidade e satisfação pela sua atitude rotineira de voluntariado.

Para votar, você deve escolher o seu candidato, marcar a caixa de verificação de robô e em seguida clicar no botão votar. Não esqueça de compartilhar com os seus amigos.

 

Quando o assunto é política, os ânimos tendem a se acalorar em municípios pequenos como Condeúba. A prova disso está na repercussão que tomou uma enquete lançada pelo site Folha Regional de Condeúba na noite desse Sábado (29). Logo o assunto ganhou as rodas de conversas e os grupos de WhatsApp da região e o FRC passou a ter um número acima da média de usuários online acompanhando o processo de votação.

E a repercussão ganhou tal nível que, alguns envolvidos no processo de votação passou a adotar um robô, uma especie de programa que burla o sistema da enquete e vota automaticamente várias vezes, para garantir sucessivos votos a um dos candidatos da lista. O que esse usuário mal intencionado não contava era que, por trás do site, existe um arcabouço de sistemas de segurança e proteção que de pronto identificou a fraude e gerou alertas. Alguns IPS chegaram a ser bloqueados mas, como a estratégia desse usuário consistiu também em uma troca sucessiva de IPs, a enquete foi suspensa.

Em respeito aos usuários e aos prefeituráveis que estavam sendo sondados através dessa enquete, serão adotadas novas medidas de segurança para garantir resultados os mais próximos do cenário real e tão logo se dá as implementações de segurança necessárias para evitar esse tipo de atitude, o processo será reiniciado. O FRC sempre se preocupa em zelar pela credibilidade e respeito adquirido ao longo da sua história, portanto, se preocupa com toda e qualquer informação veiculada no site e nas suas redes sociais.

O São João de Condeúba é um dos mais tradicionais e visitados da região, pois conta com apresentação de quadrilhas, apresentações culturais e shows de bandas pé-de-serra. 

Ontem (22), aconteceu o segundo dia do Arraiá Tradição 2019. O local do evento, Praça do Forródromo, estava lotada para prestigiar a apresentação dos grupos culturais da Assistência Social e dos shows das bandas: Rony Barbosa, Larry & Banda e Forró Mais Nós.

E os festejos juninos continuam até o dia 24. Confiram a programação abaixo:

♦ DIA 23

21:00h - Quadrilha Junina Lume da Fogueir

23:00h - Boneca de Fogo

Shows:

00:00h - Edinho Lima

02:30h - Ralysson e Robson

 

♦ DIA 24

21:00h - Quadrilha Junina Vixe Maria

Shows:

20:00h - Rege de Anagé

22:00h - Cacau com Leite

00:00h - Sanfona Elétrica

02:00h - Forró Xote Bom

Na noite desta sexta-feira (21), às 20h, a Prefeitura Municipal de Condeúba-Ba, com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, abriu oficialmente o Arraiá Tradição 2019, com a apresentação da Quadrilha do CMAC e show com os artistas da terra.que contou com a apresentação de Quadrilhas locais e Artistas da Terra.