Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 18 Janeiro 2019

Cannot get Condeúba location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.

Pelo menos 118 prefeituras baianas vão começar 2019 com as contas no vermelho, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). As informações são do jornal Correio, o qual destaca que postos de saúde, centros de referência de assistência social, escolas e unidades de pronto atendimento (UPAs) estão recebendo até metade da verba para pagar os custos básicos e o restante tem ficado com as prefeituras, segundo elas informaram.

Segundo o levantamento, 234 das 417 prefeituras (56% do total) não vão conseguir pagar todas as dívidas até o final de dezembro e deixarão débitos para 2019, a maioria delas com fornecedores.

O levantamento foi feito junto a 312 cidades baianas, as quais responderam de forma espontânea ao questionário da CNM – 105 prefeituras se omitiram na pesquisa, e 213 confirmaram atraso no pagamento (51% das cidades).

A reportagem detalha que entre as medidas que as prefeituras tomaram neste final de ano para tentar ajustar as contas, estão a redução de despesas de custeio (275 cidades), desativação de veículos (153) e a redução de cargos comissionados (176). Além disso, 242 cidades (58% do total) cortaram funcionários dos seus quadros.

Também como medida de corte de custos, foi adotada a suspensão de coleta de lixo (57 prefeituras) e a redução de salários de prefeitos e vereadores, em 56 cidades pesquisadas pela CNM.

Ainda de acordo com a publicação, complementam os dados da pesquisa a informação da União dos Municípios da Bahia (UPB), segundo a qual 75% das prefeituras demitiram servidores no final do ano para tentar fechar as contas no azul.

Na semana passada, o Governo da Bahia anunciou que o repasse da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os 417 municípios baianos será antecipado de janeiro de 2019 para este mês.

A ação foi realizada, segundo o governador Rui Costa, para “auxiliar os prefeitos a fechar as contas no fim deste ano”. Rui destacou que a antecipação ajuda para que os municípios “cumpram os índices obrigatórios”.

A parcela será paga no próximo dia 28. Serão antecipados os tributos arrecadados de 22 a 27 de dezembro. Segundo a UPB, serão repassados R$ 700 milhões.

O vereador Claudiano Meneses Jatobá, o Cal Jatobá (PP), morreu após o carro em que ele estava colidir em um árvore, na BA-131. O acidente ocorreu por volta das 19h de sábado (23), no trecho entre os municípios de Saúde e Pindobaçu.

Edil na Câmara Municipal de Saúde, Cal Jatobá estava com seu motorista Orlando Ferreira da Silva, que também faleceu, e uma outra pessoa que ficou ferida.

Segundo informações do G1, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) disse que os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina. Já o terceiro passageiro, cuja identidade não foi revelada, foi levado para atendimento em uma unidade médica.

Ao tomar conhecimento da situação, o prefeito de Saúde, Sérgio Passos (PSDB) decretou luto oficial de três dias na cidade. Por meio do Facebook, a página da prefeitura também anunciou o cancelamento da “Seresta de Natal”, que seria realizada nesse domingo, no Clube Social Saudense.

Um acidente na rodovia BA-120, entre a cidade de Riachão do Jacuípe e o distrito de Chapada, no início da manhã desta quarta-feira (5), envolvendo um carro Voyage pertencente a vereadora de Conceição do Coité, Elizane Cana Brasil (PSDB), e um caminhão-tanque com placa de Cansanção, deixou uma vítima fatal. De acordo com informações do Calila Notícias, morreu na hora Railda de Pinho Silva, de 65 anos, tia da vereadora e mãe do jogador coiteense tricampeão Intermunicipal ‘Nem de Almas’, que chegou ao local momentos após o acidente. Outras quatro pessoas que estavam no automóvel – Elizane, duas primas e um sobrinho – foram socorridas para o hospital de Riachão do Jacuípe. O estado de saúde das vítimas é desconhecido. Ainda de acordo com o Calila Notícias, eles retornavam de Salvador, onde estavam desde a última segunda-feira acompanhando um parente, que estava internado, mas morreu nas primeiras horas desta quarta-feira. Conforme um irmão da vereadora, o acidente ocorreu depois que o condutor do caminhão perdeu o controle da direção e o veículo atravessar na pista após as rodas travarem, informou o Calila.

 

Fonte: Calila Notícias

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (6), o resultado final do edital 02/2017 SERES/MEC, que autoriza o Centro Universitário UniFG, mantido Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a oferecer o curso de Medicina na cidade de Brumado. A autorização faz parte de uma perspectiva de expansão da UniFG, no sentido de fomentar a produção de profissionais da área de saúde, no semiárido baiano. O curso de Medicina em Brumado abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade.

Quando recebeu a notícia que ganhou o segundo lugar do Prêmio Jovem Cientista, na categoria Ensino Médio, Sandro Lúcio Nascimento, de 17 anos, garantiu que o coração começou a acelerar e ele não acreditou que estava ganhando um prêmio nacional. O estudante do Colégio Estadual Norberto Fernandes foi premiado por produzir uma caixa d’água ecológica feita com fibra de coco e garrafa pet para economizar água.

Morador da zona rural do município de Caculé e filho de agricultores, Sandro contou que um dos problemas da cidade é não ter coleta seletiva. Sendo assim, o lixo na região onde ele mora tem dois destinos: aterro ou incineração, ambos nocivos para o meio ambiente. “Foi isso que me levou a questionar o que eu poderia fazer para resolver esse problema”, afirmou o estudante. Outro empecilho destacado por ele foi o desperdício de água potável no colégio, que era utilizada para irrigação, limpeza, entre outras atividades. “Foi aí que eu tentei relacionar os dois”, declarou. Diante desta situação, Sandro começou a pensar que estas atividades poderiam ser feitas com água da chuva, enquanto a água potável ficaria apenas para os bebedouros e para o uso na cozinha.

O projeto de Sandro consiste na captação da água da chuva através de um reservatório sustentável. No lugar onde estariam blocos de cimento, ele colocou garrafas pet, e para substituir a sílica, matéria-prima com que é feita o cimento, ele utilizou cinzas de coco. “Na minha região tem muita produção de coco, então no lugar da lenha que seria desmatada, utilizamos a casca do coco, e com o resíduo do forno produzimos o cimento, buscando assim uma melhoria na preservação do meio ambiente”, declarou. O estudante contou que, para entender o processo de produção do cimento, ele foi até uma fábrica em Brumado e estudou qual material seria melhor para substituir a sílica.

O projeto funciona com a captação da água da chuva através de calhas no telhado da escola. Como o município de Caculé está no polígono das secas do nordeste brasileiro, a ideia de Sandro pode servir de ajuda durante o período que falta água. “Aqui na nossa região chove apenas três meses e os outros nove meses não tem nada, só seca. Então tem muita ocorrência de faltar água em períodos de estiagem, e captando essa água poderemos economizar ainda mais essa água potável”, frisou Sandro.

Para a elaboração do reservatório, que comporta 150 m³, o estudante contou com o apoio da família e também dos professores da escola, que se empenharam para auxiliar nos estudos para a construção do depósito. O plano dele é estender a sua criação da escola para todas as residências. Para o seu futuro, o estudante planeja cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) que, segundo ele, é mais perto de casa.

Sandro participou da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que premia estudantes, pesquisadores e instituições de ensino desde 1981. O anúncio dos vencedores foi feito na sede do CNPq nesta terça-feira (30). Sandro foi o único baiano no rol de ganhadores em 2018. A entrega das premiações será realizada em dezembro, em solenidade no Palácio do Planalto.

Uma plantação com cinco mil pés de maconha foi destruída pela polícia, na zona rural do município Gandu, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. O plantio foi descoberto por meio da utilização de um drone, na quarta-feira (3). 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no terreno, localizado nos povoados de João Damião e Burizinho, os policiais da 60ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Gandu) também encontraram 50 kg colhidos da droga. Todo o material foi incinerado.

Ainda segundo a SSP-BA, as buscas começaram após o recebimento de uma denúncia anônima. Ninguém foi encontrado no terreno. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Gandu.

Na madrugada desta quarta-feira (26), uma quadrilha que atuava na Bahia e em Pernambuco foi desarticulada e seis pessoas foram mortas. A operação, realizada pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA), pela Cipe Caatinga, Polícia de Pernambuco e Polícia Federal, evitou o roubo de um avião de valores e apreendeu sete fuzis.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a movimentação da organização criminosa era acompanhada pelas polícias, que deflagrou a operação para frustrar o roubo de uma aeronave com valores, no Aeroporto da cidade de Salgueiro (PE).

Ainda de acordo com a SSP-BA, durante a operação houve confronto e os suspeitos acabaram sendo baleados e não resistiram aos ferimentos. Com a quadrilha os policiais apreenderam um fuzil calibre 50, seis fuzis AK 47, carregadores e munições.  Diligências em busca de outros integrantes estão sendo realizadas na divisa entre a Bahia Pernambuco.

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar deflagrada na madrugada desta quarta-feira (19) combate facções de traficantes em Ilhéus e Itabuna, no sul baiano. Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em bairros das duas cidades e no sistema prisional. Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as quadrilhas têm envolvimento direto homicídios tráfico de drogas, roubos, corrupção de menores, entre outros crimes. Também participam da operação agentes de delegacias e polícias especializadas da região.