Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 17 Novembro 2018
21°C

Condeúba

Predominantemente nublado Humidade: 77%
Vento: ENE19.31 km/h

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (6), o resultado final do edital 02/2017 SERES/MEC, que autoriza o Centro Universitário UniFG, mantido Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a oferecer o curso de Medicina na cidade de Brumado. A autorização faz parte de uma perspectiva de expansão da UniFG, no sentido de fomentar a produção de profissionais da área de saúde, no semiárido baiano. O curso de Medicina em Brumado abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade.

Quando recebeu a notícia que ganhou o segundo lugar do Prêmio Jovem Cientista, na categoria Ensino Médio, Sandro Lúcio Nascimento, de 17 anos, garantiu que o coração começou a acelerar e ele não acreditou que estava ganhando um prêmio nacional. O estudante do Colégio Estadual Norberto Fernandes foi premiado por produzir uma caixa d’água ecológica feita com fibra de coco e garrafa pet para economizar água.

Morador da zona rural do município de Caculé e filho de agricultores, Sandro contou que um dos problemas da cidade é não ter coleta seletiva. Sendo assim, o lixo na região onde ele mora tem dois destinos: aterro ou incineração, ambos nocivos para o meio ambiente. “Foi isso que me levou a questionar o que eu poderia fazer para resolver esse problema”, afirmou o estudante. Outro empecilho destacado por ele foi o desperdício de água potável no colégio, que era utilizada para irrigação, limpeza, entre outras atividades. “Foi aí que eu tentei relacionar os dois”, declarou. Diante desta situação, Sandro começou a pensar que estas atividades poderiam ser feitas com água da chuva, enquanto a água potável ficaria apenas para os bebedouros e para o uso na cozinha.

O projeto de Sandro consiste na captação da água da chuva através de um reservatório sustentável. No lugar onde estariam blocos de cimento, ele colocou garrafas pet, e para substituir a sílica, matéria-prima com que é feita o cimento, ele utilizou cinzas de coco. “Na minha região tem muita produção de coco, então no lugar da lenha que seria desmatada, utilizamos a casca do coco, e com o resíduo do forno produzimos o cimento, buscando assim uma melhoria na preservação do meio ambiente”, declarou. O estudante contou que, para entender o processo de produção do cimento, ele foi até uma fábrica em Brumado e estudou qual material seria melhor para substituir a sílica.

O projeto funciona com a captação da água da chuva através de calhas no telhado da escola. Como o município de Caculé está no polígono das secas do nordeste brasileiro, a ideia de Sandro pode servir de ajuda durante o período que falta água. “Aqui na nossa região chove apenas três meses e os outros nove meses não tem nada, só seca. Então tem muita ocorrência de faltar água em períodos de estiagem, e captando essa água poderemos economizar ainda mais essa água potável”, frisou Sandro.

Para a elaboração do reservatório, que comporta 150 m³, o estudante contou com o apoio da família e também dos professores da escola, que se empenharam para auxiliar nos estudos para a construção do depósito. O plano dele é estender a sua criação da escola para todas as residências. Para o seu futuro, o estudante planeja cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) que, segundo ele, é mais perto de casa.

Sandro participou da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que premia estudantes, pesquisadores e instituições de ensino desde 1981. O anúncio dos vencedores foi feito na sede do CNPq nesta terça-feira (30). Sandro foi o único baiano no rol de ganhadores em 2018. A entrega das premiações será realizada em dezembro, em solenidade no Palácio do Planalto.

Uma plantação com cinco mil pés de maconha foi destruída pela polícia, na zona rural do município Gandu, a cerca de 300 quilômetros de Salvador. O plantio foi descoberto por meio da utilização de um drone, na quarta-feira (3). 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no terreno, localizado nos povoados de João Damião e Burizinho, os policiais da 60ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Gandu) também encontraram 50 kg colhidos da droga. Todo o material foi incinerado.

Ainda segundo a SSP-BA, as buscas começaram após o recebimento de uma denúncia anônima. Ninguém foi encontrado no terreno. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Gandu.

Na madrugada desta quarta-feira (26), uma quadrilha que atuava na Bahia e em Pernambuco foi desarticulada e seis pessoas foram mortas. A operação, realizada pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA), pela Cipe Caatinga, Polícia de Pernambuco e Polícia Federal, evitou o roubo de um avião de valores e apreendeu sete fuzis.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a movimentação da organização criminosa era acompanhada pelas polícias, que deflagrou a operação para frustrar o roubo de uma aeronave com valores, no Aeroporto da cidade de Salgueiro (PE).

Ainda de acordo com a SSP-BA, durante a operação houve confronto e os suspeitos acabaram sendo baleados e não resistiram aos ferimentos. Com a quadrilha os policiais apreenderam um fuzil calibre 50, seis fuzis AK 47, carregadores e munições.  Diligências em busca de outros integrantes estão sendo realizadas na divisa entre a Bahia Pernambuco.

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar deflagrada na madrugada desta quarta-feira (19) combate facções de traficantes em Ilhéus e Itabuna, no sul baiano. Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em bairros das duas cidades e no sistema prisional. Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as quadrilhas têm envolvimento direto homicídios tráfico de drogas, roubos, corrupção de menores, entre outros crimes. Também participam da operação agentes de delegacias e polícias especializadas da região.

O nascimento de bezerros gêmeos chamou a atenção de produtores do oeste baiano. Os casos foram registrados em Baianópolis e Catolândia. Na média, nascimentos de gêmeos bovinos representam menos de 1%. Segundo a TV Oeste, o primeiro parto de bezerros gêmeos ocorreu em uma propriedade de Baianópolis. O pecuarista Weuber Febrônio, dono da fazenda onde ocorreu o parto, considerou o caso como "dádiva".

"Um é bom, imagine dois", disse. Poucos dias depois do caso em Baianópolis, outro fenômeno semelhante ocorreu no povoado de Barra de São Marcos, em Catolândia, com o nascimento de dois bezerros idênticos. No local foi preciso a ajuda de outra vaca para ajudar na amamentação dos gêmeos. Ouvido pela reportagem, o veterinário Danilo Gusmão, coordenador do curso de medicina veterinária da Uneb em Barreiras, disse que bezerros que nascem assim nem sempre são saudáveis.

Segundo o veterinário, geralmente o peso médio deles é menor que a média. Os bezerros idênticos também não costumam ingerir o primeiro leite, rico em anticorpos, e que reforça a imunidade do animal. Gusmão também informou que na idade adulta os partos desses bovinos podem ser difíceis, o que exige a contratação de um veterinário, situação que faz aumentar os custos da fazenda.

Cinco pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave [um em gravíssimo], em uma batida em Vitória da Conquista, no sudoeste, neste domingo (16). Segundo o G1, a colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Vivaldo Mendes Ferraz com a Rua Lions Clube, na calçada de um posto de combustível, por volta das 6h40. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Quatro ambulâncias foram deslocadas para prestar atendimento aos feridos. A prefeitura local informou que uma vítima que teve pequenas escoriações foi encaminhada a uma UPA da cidade, com pequenas escoriações. As demais, dois homens, (um que está em estado gravíssimo) e duas mulheres, foram levadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Um desentendimento dentro de casa virou Caso de Polícia em Vitória da Conquista. De acordo com o Plantão de Polícia do Jornal da Cidade, programa da Rádio Clube de Conquista, um idoso deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista com uma faca cravada nas costas. O fato registrado nesta quarta-feira (5) aconteceu na Morada dos Pássaros III, bairro Felícia. As circunstâncias deverão ser investigadas pela 1ª Delegacia Territorial da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior.