Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 21 Setembro 2018
20°C

Condeúba

Parcialmente nublado Humidade: 70%
Vento: ENE17.70 km/h

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar deflagrada na madrugada desta quarta-feira (19) combate facções de traficantes em Ilhéus e Itabuna, no sul baiano. Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em bairros das duas cidades e no sistema prisional. Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as quadrilhas têm envolvimento direto homicídios tráfico de drogas, roubos, corrupção de menores, entre outros crimes. Também participam da operação agentes de delegacias e polícias especializadas da região.

O nascimento de bezerros gêmeos chamou a atenção de produtores do oeste baiano. Os casos foram registrados em Baianópolis e Catolândia. Na média, nascimentos de gêmeos bovinos representam menos de 1%. Segundo a TV Oeste, o primeiro parto de bezerros gêmeos ocorreu em uma propriedade de Baianópolis. O pecuarista Weuber Febrônio, dono da fazenda onde ocorreu o parto, considerou o caso como "dádiva".

"Um é bom, imagine dois", disse. Poucos dias depois do caso em Baianópolis, outro fenômeno semelhante ocorreu no povoado de Barra de São Marcos, em Catolândia, com o nascimento de dois bezerros idênticos. No local foi preciso a ajuda de outra vaca para ajudar na amamentação dos gêmeos. Ouvido pela reportagem, o veterinário Danilo Gusmão, coordenador do curso de medicina veterinária da Uneb em Barreiras, disse que bezerros que nascem assim nem sempre são saudáveis.

Segundo o veterinário, geralmente o peso médio deles é menor que a média. Os bezerros idênticos também não costumam ingerir o primeiro leite, rico em anticorpos, e que reforça a imunidade do animal. Gusmão também informou que na idade adulta os partos desses bovinos podem ser difíceis, o que exige a contratação de um veterinário, situação que faz aumentar os custos da fazenda.

Cinco pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave [um em gravíssimo], em uma batida em Vitória da Conquista, no sudoeste, neste domingo (16). Segundo o G1, a colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Vivaldo Mendes Ferraz com a Rua Lions Clube, na calçada de um posto de combustível, por volta das 6h40. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Quatro ambulâncias foram deslocadas para prestar atendimento aos feridos. A prefeitura local informou que uma vítima que teve pequenas escoriações foi encaminhada a uma UPA da cidade, com pequenas escoriações. As demais, dois homens, (um que está em estado gravíssimo) e duas mulheres, foram levadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Um desentendimento dentro de casa virou Caso de Polícia em Vitória da Conquista. De acordo com o Plantão de Polícia do Jornal da Cidade, programa da Rádio Clube de Conquista, um idoso deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista com uma faca cravada nas costas. O fato registrado nesta quarta-feira (5) aconteceu na Morada dos Pássaros III, bairro Felícia. As circunstâncias deverão ser investigadas pela 1ª Delegacia Territorial da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Divulgado pelo MEC na última segunda-feira (03), o Índice da Educação Básica (IDEB) apresenta números relacionados à qualidade da educação dos municípios. Em uma análise nos dados apresentados, a equipe de reportagem do FRC notou que dos 15 municípios com maior índice dentre os 417 da Bahia, 10 deles estão situados na região da Serra Geral, que é composta por Condeúba e mais 30 municípios. A serra Geral, por vezes chamada também de serra Geral do Espinhaço, é uma subdivisão administrativa adotada por alguns órgãos da estrutura governamental estadual, reunindo diversos municípios situados na área de identificação com este acidente geográfico.

Os outros 5 municípios que dividem as quinze primeiras posições como melhores ranqueados no índice estão na região da Chapada Diamantina, também próximo geograficamente, considerando a dimensão territorial da Bahia. Confira a lista: 

Ranking Município Ideb
ITATIM 7,1
LICÍNIO DE ALMEIDA 6,8
JACARACI 6,6
CACULE 6,4
NOVO HORIZONTE 6,4
SEBASTIÃO LARANJEIRAS 6,4
CORDEIROS 6,3
RIO DE CONTAS 6,2
BOTUPORÃ 6,1
10º BRUMADO 6,1
11º CONDEÚBA 6,1
12º MORTUGABA 6,1
13º RIACHO DE SANTANA 6,1
14º IBIASSUCÊ 6
15º URANDI 6

Há, porém, outros municípios que não estão situados na serra geral, mas que ficam próximos à Condeúba com classificação baixa dentro do índice: Aracatu na posição 199º, Guajeru 179º, Tremedal 166º e Belo Campo 111º.

A Polícia Federal deu sequência a “Operação Sem Filtro” que havia sido deflagrada em diversos estados do país em 20 de setembro de 2017. A operação foi desencadeada para combater a comercialização ilegal de cigarros contrabandeados. Nesta quarta-feira (05), cerca de 20 agentes da polícia federal cumpriram mandados de busca e apreensão em Brumado. Os policiais foram em residências de suspeitos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um brumadense, de identidade ainda não revelada, foi conduzido para prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Vitória da Conquista.

 

O ensino médio da Bahia ficou em último lugar, no país, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano passado, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação - indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar.

De acordo com os dados, a Bahia ficou com 3,0 pontos no ensino médio - 1,3 abaixo da meta para o ano, que era de 4,3. Além disso, a nota foi um décimo menor que a do último levantamento, feito em 2015, quando o estado ficou com 3,1 pontos. Os motivos apontados pelo estudo do MEC para a baixa na classificação foram abandono, atraso e notas baixas em avaliações, durante 2017. Segundo o G1, em contrapartida, no ensino fundamental inicial, que é do 1º ao 5º ano, a Bahia teve uma melhora em 2017. O estado saiu dos 4,7 pontos, registrados para 2015, para 5,1. Já no ensino fundamental final, que é do 6º ao 9º ano, o índice foi o mesmo de 2015: 3,7 pontos.

Durante uma tentativa de assalto na zona rural da cidade de Jacaraci, a 153 km de Brumado, o assaltante foi atingido com um tiro acidental no abdômen. O crime ocorreu na noite do último dia 15, em uma residência na Fazenda Pedrinhas. Armado, Alexandro Porto Lopes invadiu a casa e o proprietário do imóvel reagiu.

Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante a briga, a arma acabou disparando e atingindo o assaltante. A polícia esteve no local e socorreu o assaltante até a unidade de saúde da cidade, de onde o mesmo foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi. A arma usada no crime foi apreendida.