Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 15 Novembro 2019
Muito Nublado

31°C

Condeúba

Muito Nublado

Umidade: 35%

Vento: 9 km/h

Itens filtrados por data: Quinta, 05 Setembro 2019

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta sexta-feira (6) uma medida provisória que cria uma carteirinha estudantil digital. Chamado “ID Estudantil”, o documento valerá para alunos dos ensinos fundamental, médio ou superior.

Nova carteirinha em 8 pontos:

1. Emissão será gratuita por meio de lojas de aplicativo no celular
2. Caixa Econômica vai oferecer o documento físico de graça
3. Emissão está prevista para começar em 90 dias para o ensino superior e até seis meses para alunos da educação básica
4. MP não prevê veto à emissão de carteirinhas por Une, Ubes e outras entidades
5. Estudante que emitir o "ID Estudantil" vai ter que fornecer dados para banco do MEC
6. Sem citar entidades, Bolsonaro diz que MP é "bomba" e evita que "certas pessoas" promovam o socialismo nas universidades
7. Em maio, polêmica sobre as carteirinhas levou a demissão do presidente do Inep
8. Documento permite que estudantes paguem meia entrada em shows, teatro, cinema e outros eventos culturais

Publicado em Brasil

O governo divulgou, nesta sexta-feira (6), o edital de concurso para oficial da Polícia Militar e para bombeiros. O edital foi divulgado no Diário Oficial do estado (clique aqui para baixar). Os detalhes sobre o certame estão a partir da página 16.

As inscrições estão abertas entre os dias 12 a 29 de setembro de 2019. São ao todo 60 vagas para oficial da PM-BA e 30 para bombeiros. O Centro de Processos Seletivos (CPS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) será responsável pelo concurso.

A seleção tem três etapas: prova objetiva, prova discursiva e avaliação mental e aptidão física. O salário varia de R$ 2,2 mil a R$ 3 mil.

FONTE: Bahia Notícias

Publicado em Bahia

Não há quem não se impressione com a beleza e a imponência da Igreja Matriz de Condeúba. Até mesmo aqueles moradores mais antigos, que costumeiramente circulam pela Praça Santo Antônio e já tem essa construção como parte do seu dia a dia, vez ou outra, se pegam contemplando essa obra, seja pelo seu tamanho, seja pela sua arquitetura barroca, seja pela fé católica e até por tudo isso junto.

A sua história remete ao século XVIII, há quase três seculos atrás e se confunde com a história da própria cidade de Condeúba, uma das primeiras dessa região. Tudo começou com uma pequena capela construída às margens do Rio Gavião, por moradores da Serra Talhada, uma antiga e extensa fazenda que ficava às margens do Rio Gavião. Ao final de 30 de junho de 1745, há exatos 5 dias, 2 meses e 274 anos, essa capela foi benta pelo Pe. Visitador Geral, João de Vasconcellos Pereira.

Filial da Freguesia Nossa Senhora do Rio Pardo (MG), a primeira Irmandade fundada no município foi a de Santo Antônio em 13 de junho de 1752 e durou até o ano de 1811. Em 1845 foi fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento pelo Arcebispo da Bahia Dom Romualdo Antônio de Seixas, a qual permanece em atividade. 

No interior da igreja, o altar e toda a sua arquitetura chama a atenção pelo nível de detalhamento. O estilo encontrado no seu projeto é o barroco, que ganhou o Brasil colonial um século antes (século XVII).  

Tanto os historiadores modernos como Agnério de Souza , quanto o ilustre Dr. Tranquilino Torres dedicaram parte do seu tempo para estudar e registrar essa história belíssima que traz orgulho para o condeubense e enriquece a sua cultura.

Mesmo séculos após a sua estruturação, a igreja segue conservada e é palco de missas, casamentos e batizados. À sua volta, está a praça Santo Antônio, que recentemente recebeu uma reforma urbanística.

 

Publicado em Condeúba