Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 30 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 982



A xenofobia contra nordestinos na eleição presidencial

Publicado por     |   25 Out 2014
  |  

Nas últimas semanas muitas pessoas presenciaram por onde passaram, seja em restaurantes, barzinhos, nas redes sociais, dentre outros lugares, diálogos preconceituosos contra nordestinos e nortistas. Mas o que é xenofobia? Termo xenofobia é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou um transtorno.

Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros, ou nordestinos, há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos. A xenofobia é toda forma de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças.

Quem não se lembra do ano de 2010 quando Dilma foi eleita, a paulista Tayane Monteiro, no Twitter, postou: “Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino… A gente do Sul é que paga pra esses nordestinos de M… terem bolsa família e votarem.” Primeiro que São Paulo não é região sul e sim sudeste. Mas para os paulistas Dilma pode ganhar porque os nordestinos dependem da bolsa família e todos votam nela. Os paulistas além de ser xenofóbicos estão equivocados, pois o programa bolsa família entre outros programas do Governo Federal beneficiam a todos Estados brasileiros. Os Estados de São Paulo com 2,1 bilhões, Minas Gerais com 2 bilhões, Rio de Janeiro com 1,4 bilhões e o Espírito Santo com 316,3 milhões perfazendo um total de 5,816 bilhões de reais na região mais rica do país, portanto, todos os Estados brasileiros recebem o Bolsa Família, atribuir os votos recebidos pela Presidenta Dilma em função do beneficiários do programa ou é desinformação ou puro preconceito.

Agora, você leitor, acredita que os políticos das Regiões Sul e Sudeste não pensam dessa mesma forma? Pobre daquele que acha que a luta entre etnias acabou com a morte de Hitler!

Na verdade, os políticos sulistas não estão preocupados com a criação de novos estados, mas sim com a força que o Norte e o Nordeste conseguiriam com esses novos estados no Congresso Nacional, mais precisamente no Senado. Com a criação desses estados, as Regiões Norte e Nordeste passariam a dominar o Senado, com isso tornaria uma luta mais leal entresulistas e nortistas, pois os sulistas continuariam com o domínio da Câmara dos Deputados, enquanto os nortistas dominariam o Senado.

Os sulistas, em sua maioria, acham que os nortistas são um bando de analfabetos, mesmo tendo mestres, pesquisadores, doutores, universitários, veículos de comunicação fortes, grandes empresas, artistas da música, do teatro, da televisão.

Por outro lado, existem nortistas que aceitam e até ajudam os sulistas a massacrar as Regiões Norte e Nordeste. Esses imbecis nordestinos são os que alimentam a mídia sulista contra sua própria etnia, achando que está fazendo o bem, quando são subestimados pelos sulistas, que dizem: “O bom é que tem esses otários para nos ajudar com as nossas estratégias”.

O certo é que a criação desses estados é importante por vários parâmetros administrativos e de desenvolvimento. Então vejamos: O Pará é um estado com dimensões imensas, coisa que prejudica muito os que estão longe dos grandes centros. Com a criação dos novos estados, eles estarão mais próximos do governo federal, passando a gerar muitos empregos indiretos e desenvolvimento imobiliário, comercial e até industrial, visto que serão criadas estruturas administrativas dos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário, cujos detentores precisarão de moradias compatíveis, de comércios bem estruturados, concessionárias de automóveis, que gerarão diversos empregos, além da contratação de empregadas domesticas, motoristas, jardineiros e assim por diante. Então, que a Folha de São Paulo não venha com balelas idiotas, como essa de buscar a história para trazer a desarmonia entre os paraenses.

Essa xenofobia dos sulistas é simplesmente nojenta e repugnante. Acham que o Nordeste e o Norte são regiões constituídas por etnias/raciais africanas e indígenas e que eles são etnias derivadas dos europeus e asiáticos. Com isso, acham que os estados nordestinos e nortistas devem ficar na marginalização dos avanços e conquistas sociais, políticas e econômicas.

É preciso que os nordestinos e nortistas aprendam que não existe hegemonia política e social com os sulistas, cujas culturas são diferentes e até menosprezam a aparência física dos nordestinos e nortistas. São favoráveis a xenofobia mesmo.

Se estivem preocupados com o crescimento geral do Brasil, não estariam preocupados em manter essa disputa étnica, pois isso não pode ser usada isoladamente para classificar ou determinar os humanos, pois as culturas não são estáticas e nem puras, uma vez que as fronteiras não existem, possibilitando a inter-relação das tradições e costumes entre pessoas que partilham de uma mesma sociedade.

Dilma Rousseff (PT) teve as suas principais vitórias em estados das regiões Norte e Nordeste, com 50,52% e 59,58% respectivamente, enquanto Aécio Neves (PSDB) teve destaque nas regiões Sudeste (39,4%), Sul (47,21%) e

Centro-Oeste (40,99%). Dilma é favorita também em municípios que recebem maior cobertura do programa federal Bolsa Família.

Entretanto, se por um lado o dado já era esperado, uma vez que o programa tirou mais de 40 milhões de pessoas da condição de extrema pobreza, com a tranferência de 40 bilhões de reais a 14 milhões de famílias, o que corresponde a 50 milhões de pessoas, por outro, a cobertura negativa da imprensa (gráfico abaixo), aliada ao preconceito da população já apresentaram suas manifestações. No Twitter, a liderança de Dilma foi debochada e tratada com discriminação.

No primeiro turno nordestino são discriminados após vitória de Dilma

O racismo e o preconceito contra os nordestinos tomaram conta das redes sociais neste domingo, 5, assim que se divulgou os resultados da votação por regiões no País.

Dilma Rousseff conquistou 41,23% dos votos válidos na disputa pela eleição presidencial e, para isso, ficou claro que contou com a ajuda das regiões Norte e Nordeste.

"Essa Dilma é uma maldita, e o pior que aquele povo do nordeste vai votar nela e infelizmente ela vai ganha (sic)", escreveu uma internalta, em sua página no Twitter.

"A votação da Dilma no Nordeste mostra o quanto é importante para o PT a bolsa come e dorme e faz filho dada aos nordestinos!", disse outro, criticando a atuação da presidente com seus programas sociais.

Outro internauta continuou criticando a iniciativa: "Nordestinos burros, se vendem por Bolsa Família!".

De acordo com os dados, a candidata do PT venceu os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,58%, e Norte, com 50,52%. Na Região Sul, Dilma tem 36,32%. No Sudeste, tem 32,43% e o Centro Oeste, 32,55% dos votos válidos. No exterior, a candidata teve 18,6% dos votos.

Já Aécio Neves está na frente nas regiões Sudeste, com 39,4% dos votos válidos; Sul, com 47,21%; e no Centro-Oeste, com 40,99%. Aécio vence também no exterior, com 49% dos votos dos brasileiros que votaram em outros países. No Nordeste, o candidato teve 15,38% e no Norte, 28,26%.

O que adianta ser visto como intelectual e ser xenofóbico?

Sabemos que é muito feito, e desagradável para qualquer pessoa que tem xenofobia, numa roda de amigos quando ela usa este preconceito, essa pessoa é vista pelos outros como uma pessoa mal informada, pobre de espírito e preconceituosa. Neste momento sua bagagem de formação e

intelectualidade cai por terra. É o que aconteceu com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao afirmar que o PT está assentado no voto dos menos informados e que estes são os mais pobres. Lembramos que essa não foi a primeira vez que esse senhor desqualifica grupos da população brasileira. Todos lembramos da ocasião em que ele chamou os aposentados de vagabundos.

Em um momento histórico da luta pela superação dos preconceitos, sejam de credo, cor, gênero ou quaisquer outras, é lamentável que se acentue o preconceito por uma região mediante manifestações expressas sem qualquer constrangimento e ratificadas por alguém que já presidiu o país. Essa posição de FHC somente reafirma o descaso com que a população nordestina foi tratada durante os oito anos em que o PSDB governou o Brasil.

O povo nordestino é digno de admiração e respeito. Seu trabalho, sua cultura, sua luta diária contra todas as adversidades, sua fé em um futuro melhor, engrandecem enormemente o Brasil.

Quando o PT assumiu a Presidência da República, a população do Nordeste passou a andar de cabeça erguida porque começou a ser tratada como cidadã, como detentora de possibilidade de acesso às políticas públicas e aos direitos reservados anteriormente àqueles considerados "de primeira classe".

É realmente uma lástima que em um momento importante do exercício da democracia, direito garantido a todas e todos independentemente de onde moram, venham à tona preconceitos asquerosos, capitaneados pelo mentor intelectual do candidato Aécio Neves. Esse tipo de manifestação é típica de pessoas que não conseguem esconder suas atitudes discriminatórias e que não engoliram até então o fato de Lula, um nordestino pobre, ter assumido a Presidência da República, cargo até então reservado às classes dominantes.

Quem não respeita o povo nordestino não é digno de ocupar qualquer cargo público, especialmente aquele que exige entendimento de que a verdadeira riqueza de nosso país está nas diferenças.

Num comentário de um internauta: Reginaldo Nascimento · Follow · UNIC - Universidade de Cuiabá ele diz o seguinte:

Eles falam tão mal do nordeste, mas é pra cá que eles vêem passarem suas férias, curtindo nossas praias, e além do mais o nosso povo é um povo trabalhador, um povo que acorda cedo em busca do sobrevivência, um povo lutador, um povo empreendedor que não tem medo de críticas imbecis como essa, o nordeste é uma região rica embora mal distribuídas seus recursos pra população, nossos estados nossas praias durante todo o ano recebem centenas de turistas, nosso povo é acolhedor, o nordestino é humano, sempre de braços abertos pra abraçar quem chegar em nossa terra.quem conhece o norte nordeste, mesmo não sendo daqui sabe que nossa gente é simples,

humilde, sim mas com um coração humano, que mesmo não sendo daqui gostam de estarem na nossa terra por terem humanos, e mas nós somos o povo mais feliz do Brasil segundo pesquisas, porque sabemos viver o momento presente, porque não ficamos preso a um mundo tão capitalista, somos felizes com o pouco que temos, embora todos estejam em busca de melhorias sempre, pois o nordestino é trabalhador por natureza.

O nordestino vota na Dilma porque o PT foi um governo que olhou pro nordeste, bem diferente do FHC que esqueceu do nordeste, assim como será com Aécio, portanto o norte nordeste é um país e vai continuar votando na Dilma, e foda-se quem não gostar. Seria ótimo se o norte nordeste ficassem independente, o restante do país sofreria grandes perdas econômicas, inclusive turísticas, e petrólíficas.

Pessoas sábias e informada não faz diferença de região

As pessoas bem informadas e estudadas, jamais usam a xenofobia, elas sabem que somos todos brasileiros. E quando saíamos de nosso país lá no exterior vamos ser tratados como brasileiro, não importa se nasceu na Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Santa Catarina etc.

Reiteramos que somos TODOS brasileiros e que somente a união da população poderá continuar a construção de um país mais justo, com oportunidades iguais para o povo do Brasil, independente da região em que vive.

Somos agradecidos à contribuição magnífica com que a população nordestina presenteia o Brasil.

Abaixo o preconceito! Viva o povo brasileiro! Viva a população nordestina!

E depois de tudo, os Nordestinos é que são "os ignorantes"! É muita falta de informação, é muita ignorância por parte desses que se acham os donos do Brasil! Falam que os nordestinos e nortistas são dependentes das "bolsas", sem ter o conhecimento de que dois, dos três estados com maior número de beneficiados pelo programa bolsa família, não estão em nenhuma dessas regiões e sim na região sulista.

1 Comentário

  • Caio
    Link do comentário Caio Segunda, 27 Outubro 2014 00:54

    Sou Gaúcho , sulista não generaliza camarada , o RS se separar não vai querer saber de Brasil , vai devagar com o termo sulista , estuda . RS escola de politica onde esta o dinheiro pago que os estados do RS SC E PR pagam e não recebem do governo federal , até uma empresa de carros O RS de de presente ao Norte e nordeste .

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.