Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quinta, 25 Abril 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42

Domingo, 03 Janeiro 2016
Segunda, 04 Janeiro 2016 00:00

Nem Wagner poupou o PT

Do Blog da Resenha Geral

Entrevistado pela Folha de SP, edição deste domingo (3), o ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT) fez uma dura crítica ao seu próprio partido. Além de realçar que o PT deixou de realizar a tão sonhada reforma política, considerada a principal das reformas esperadas “errou” ao também ao “acabar reproduzindo metodologias” antigas.

Sobre o financiamento privado de campanhas eleitorais, todos já sabem que o partido recebeu muitos milhões, “e não foi treinando para isto, deve ter feito como naquela velha história quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”, disse Wagner a Folha de SP.

Sobre a impopularidade da presidente Dilma Rousseff minimizou: (…) “A impopularidade de Dilma hoje é consequência de que a gente teve que consertar medidas tomadas em 2013 e 2014, que tiveram seu lado positivo e, como tudo na vida, também consequências ruins”. Sobre o impeachment, Jaques Wagner afirmou que o processo será “enterrado” pelo governo.

Nome para 2018
Como o PT acabou de acabar, Wagner tenta se equilibrar na Casa Civil, para passar a imagem de que pode ser o nome para a sucessão de Dilma. Difícil será conciliar a sua posição com a imagem muito desgastada do PT, e o fato de ter deixado o governo da Bahia em situação deplorável. O pacote de maldades, denominação da Oposição na Bahia, foi lançado para tentar reduzir a quebradeira do Governo do Estrado, herança de Jaques Wagner. Na entrevista ao jornal de SP tentou dar lição de economia ao ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mas no entanto deixou a Bahia com déficit de mais de R$ 2 bilhões.

Publicado em Política

Leitores do FRC entraram em contato informando que as previsões de chuva anunciada pelo site para esta semana estão na iminência de acontecer. O nosso leitor e colega Gilberto Garcia, da Faz. Mocambo, nos enviou a foto acima, mostrando o céu carregado de nuvens e a neblina que já caí sobre a comunidade.

Outra leitora de Piripá também nos enviou uma foto registrando a fina neblina que caí sobre a cidade neste momento (13:55, 04/01/16). Segundo essa mesma leitora, ontem a cidade também foi contemplada com uma precipitação de volume semelhante ao que caí agora.

De acordo com os institutos de meteorologia, está previsto 23mm de chuva em Condeúba e cidades circunvizinhas para amanhã (05/01). A temperatura deve cair, amenizando o calor excessivo registrado nos últimos dias nas cidades da região; a máxima deve chegar aos 22 ºC e a mínima 20 ºC. Para a semana toda, foram previstos 76mm.

Até o fechamento dessa matéria ainda não havia chovido na zona urbana de Condeúba.

Publicado em Bahia

Com a ausência de incentivo do futebol de base na região de Condeúba, um empresário condeubense decidiu tomar a iniciativa e buscar uma Academia de Futebol (Escolinha) para a cidade. Tam, como é conhecido o empresário Alexandre Novaes, está fazendo os últimos ajustes com o conhecido Empresário do futebol baiano, Mota, para trazer uma franquia da MAF (Mota Academia de Futebol) à Condeúba.

Em uma reunião que o Folha Regional de Condeúba participou, foi possível ouvir alguns dirigentes de clubes do futebol baiano, como o Carlão da divisão de base do Vitória, Aldo França da divisão de Base do Bahia, o diretor da MAF  e o treinador da Academia, o condeubense Zé Luiz.

Provocados sobre a busca de jogadores na região, os dirigentes dos Bahia e Vitória sinalizaram para uma possível observação em Condeúba, em busca de atletas.

A previsão é que ainda em Janeiro seja anunciada a chegada da academia na cidade.

Ouça as entrevistas:

Newton Mota:

 

Carlão:

 

Aldo França:

 

Zé Luiz:

 

Publicado em Esporte

Meu primeiro ano como deputado estadual foi marcado por muitas realizações. Sempre tinha um sentimento, como radialista, de que faltava representatividade política à Vitória da Conquista, à nossa região, pois não víamos alguém brigando não apenas por nossa cidade, mas por todos os municípios que compõem o Sudoeste baiano na Assembleia Legislativa.

Cheguei ao parlamento estadual em março e, de imediato, fiz alguns levantamentos de projetos que estavam em andamento. Um, em especial, o do transporte alternativo, estava arquivado desde 2011. Depois de analisá-lo, pedi o desarquivamento. Foi a senha para o governo tirar o projeto da gaveta e, contando com a colaboração da oposição, foi possível a viabilização e aprovação de um Projeto de Lei isentando em quase 80% as multas aplicadas pela Agerba. Ou seja, criamos todas as facilidades para o sistema ser operacionalizado e buscar que, em 2016, o transporte alternativo seja legalizado.

Fomos protagonistas na derrubada da vistoria veicular na Justiça, uma cobrança ilegal, através de uma portaria inconstitucional do Detran, que fere o Código Tributário Nacional.

Em relação à educação, conseguimos chamar a atenção de Vitória da Conquista e também de toda a Bahia para as dificuldades financeiras que passam às universidades. Por conta desse trabalho, fui escolhido como relator de um Projeto de Lei que dá às universidades maior autonomia interna, como por exemplo, a possibilidade de decidir a escolha dos futuros reitores. 

Fomos contra os projetos que aumentaram impostos, como o ICMS, o reajuste da contribuição do Planserv e de projetos que retiraram direitos históricos dos servidores estaduais.

Audiências sobre segurança pública e saúde foram possíveis, graças à nossa articulação, inclusive as que foram realizadas em Vitória da Conquista. A saúde agoniza na “capital do sudoeste” e o debate forçou até a ida, surpresa, do secretário estadual ao Hospital Geral da cidade. Na segurança pública, os dados mostram que a Bahia é um dos estados com maior número de assassinatos no Brasil e, Conquista, aparece também entre os municípios mais violentos do país.

Tivemos ainda presença constante em Itapetinga, uma das cidades mais importantes do Sudoeste. Audiências públicas para debater a questão da saúde, da segurança e a criação de um comitê gestor da Bacia do Rio Catolé tiveram nosso apoio. Sem contar na luta de novos cursos para o campus da UESB da cidade além de uma visita, in loco, ao Zoológico da Matinha, fechado pelo governo petista municipal.

Esta é a realidade de um governo que não vem cumprindo o seu papel e não dá o exemplo de como o dinheiro público deve ser gerido. São quase 30 secretarias, 12 mil cargos de confiança na máquina estadual. Resumindo: não temos governo. Um exemplo de grande administração é a gestão de ACM Netoem Salvador.

O governador está correndo atrás, colocando todos os recursos na capital para tentar, em vão, frear o avanço de ACM Neto que, segundo dados, é o melhor prefeito do Brasil. O interior está sem governo. Estamos abandonados.

Nós tiramos o PT da zona de conforto, colocamos a representatividade que Conquista e o Sudoeste merecem. O PT estava acomodado no poder, e passava uma imagem fora da realidade, como se a Bahia e Vitória da Conquista fossem ilhas de prosperidade e não enfrentassem problemas com a saúde, educação, transporte, obras paralisadas, violência e desemprego, só para citar alguns exemplos.

Conquista  é a terceira maior cidade da Bahia, mas quando depende do poder público o que se vê é também é falta de gestão e de vontade política. Nosso município tem péssima avaliação em educação, saúde, segurança pública, o centro comercial não se moderniza, um distrito industrial abandonado, a construção das duas barragens que não sai do papel, um aeroporto regional, prometido na campanha de 2006, pelo PT, que continua na promessa e o novo presídio, que está pronto, mas não é inaugurado.

Que 2016 seja um ano de novas vitórias, muito trabalho na Assembleia Legislativa e novos tempos para os municípios, para a Bahia!

Publicado em Política