Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Domingo, 09 Dezembro 2018
18°C

Condeúba

Nublado Humidade: 98%
Vento: ESE16.09 km/h
Colunas

Colunas (3071)

Segmentos e Temas:

Mundo

Mundo (49)

Notícias que marcam o cenário internacional e de grande repercussão socia.

Ver itens ...
Saúde Pública

Saúde Pública (23)

Fique por dentro de dicas de saúde Pública nesta categoria. Saiba como se cuidar melhor.

Ver itens ...
Brasil

Brasil (420)

Veja nesta categoria notícias, indicadores, fotos que tem o Brasil como o centro.

Ver itens ...
Economia

Economia (33)

indicadores, taxas, júros, esta é a seção que trata desses assuntos e outros relacionados à economia.

Ver itens ...
Esporte

Esporte (74)

Notícias sobre o esporte regional, coberturas exclusivas, além do esporte no âmbito nacional.

Ver itens ...
Bahia

Bahia (1103)

Nessa categoria encontre reportagens, fotos e assuntos que tem a Bahia como foco.

Ver itens ...
Tecnologia

Tecnologia (25)

Dicas, dúvidas e novidades no campo da tecnologia tudo nesta categoria.

Ver itens ...
Política

Política (527)

Toda cobertura jornalística sobre a política local, estadual e nacional você encontra nesta categoria.

Ver itens ...
Condeúba

Condeúba (693)

Veja nesta coluna a cobertura Jornalística completa sobre fatos da cidade de Condeúba.

Ver itens ...
Mortugaba

Mortugaba (32)

Veja nesta coluna a cobertura Jornalística completa sobre fatos da cidade de Mortugaba.

Ver itens ...
Belo Campo

Belo Campo (21)

Veja nesta coluna a cobertura Jornalística completa sobre fatos da cidade de Belo Campo.

Ver itens ...
Piripá

Piripá (52)

Veja nesta coluna a cobertura Jornalística completa sobre fatos da cidade de Piripá.

Ver itens ...
Arquitetura e decoração

Arquitetura e decoração (0)

Dicas, dúvidas e novidades no campo da tecnologia tudo nesta categoria.

Ver itens ...

A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) se reuniu, na noite desta quarta-feira (5), para discutir as propostas do projeto de Reforma Administrativa apresentadas pelo Governo do Estado no "pacotão" enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia.

Em especial, foi discutida a contribuição previdenciária no que tange o aumento da alíquota, de 12% a 14%, e a redução do teto remuneratório, propostos no Art. 4º do PL 22.971/18. Ainda na pauta, os representantes discutiram temas como o programa habitacional para servidores de segurança pública, Planserv e outros assuntos que poderão causar impactos econômicos, como a redução salarial da tropa.

A reunião também contou com a participação da Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia - Força Invicta, com o Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia - ADPEB, e com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia - SINDIPOC, SINSPEB e ASBAC.

 

Fonte: Bocão News

Quase 280 escolas e algumas faculdades foram bloqueadas ou registraram tumulto na França nesta quinta-feira (6) - quarto dia de protestos no país. O Executivo francês tenta conter a ira dos "coletes amarelos", dizendo temer uma "enorme violência" durante o novo ato que deve acontecer no sábado (8) em Paris.

Segundo a France Presse, mais de 700 estudantes de ensino médio foram presos.

Muitas manifestações de estudantes do ensino médio contra a reforma na educação se tornaram violentas em várias cidades do país. Lixeiras e carros foram queimados e estruturas públicas urbanas depredadas. Houve confrontos com a polícia, lembrando um pouco as imagens dos tumultos ocorridos no último sábado em Paris.

Uma nova manifestação dos "coletes amarelos", anunciada para sábado, levanta temores de uma "enorme violência", declarou o palácio presidencial na quarta (5) à noite, pouco depois de o governo desistir "pelo ano de 2019" dos aumentos de impostos sobre os combustíveis. Esta reivindicação está na origem do movimento dos "coletes amarelos", que protesta contra a queda do poder aquisitivo dos franceses.

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou nesta quinta-feira (6) que Damares Alves será a ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro. Segundo informações do G1, ela é advogada e pastora evangélica, além de ocupar cargo como assessora do senador Magno Malta (PR-ES).

 

O futuro chefe da Casa Civil declarou ainda que a pasta que será dirigido por Damares vai ficar responsável pela administração da Fundação Nacional do Índio (Funai). Nos últimos dias, Onyx e Bolsonaro indicaram que ainda havia dúvidas sobre qual ministério iria gerir o órgão.

 

Fonte: Bahia Notícias

O presidente da República, Michel Miguel Elias Temer Lulia, destacou nesta quarta-feira (5) a participação dos cientistas e pesquisadores no crescimento do Brasil. Em discurso durante a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, ele ressaltou os avanços no setor e as ações do governo para reduzir a burocracia e incentivar a inovação. Neste ano, nove estudantes, do ensino médio à pós-graduação, e uma instituição de ensino, de nove estados diferentes, tiveram seus trabalhos reconhecidos na premiação. A edição premiou trabalhos relacionados com o tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”. “O Brasil deve muito à ciência brasileira”, disse Temer, no seu discurso após participar da entrega do Jovem Cientista.

Para o presidente, não é possível ficar sem o aconselhamento e a visão privilegiada dos pesquisadores, que prestam uma “inestimável colaboração”. “Nós contamos com a inteligência e criatividade dos nossos cientistas e pesquisadores”, acrescentou. Entre os agraciados está Sandro Lúcio Nascimento Rocha de 17 anos, aluno do 3º Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, que ficou em 2º lugar na categoria Ensino Médio no Prêmio Jovem Cientista com o projeto de “Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico da cinza da fibra do coco (cocos nucífera)”.

 

Fonte: Blog do Anderson

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento da candidatura a deputado federal do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB). A Corte confirmou por 7 votos a 0 a primeira decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que considerou o comunista inelegível após uma condenação em Segunda Instância pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

 

Isaac conseguiu manter o nome nas urnas após suspender liminarmente a condenação do TJ-BA em um caso de improbidade administrativa envolvendo o orçamento de Juazeiro à época em que administrava o município do norte baiano. Sub júdice, os votos de Isaac não foram computados no coeficiente eleitoral e colocavam em suspensão uma das vagas conquistadas pela oposição ao governador Rui Costa na Câmara dos Deputados (leia mais aqui). Com a decisão do TSE, o mandato de Leur Lomanto Jr. (DEM) é confirmado e o parlamentar garante a passagem para Brasília, segundo o advogado eleitoral Ademir Ismerim.

 

Isaac é o segundo ex-prefeito baiano a ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa em 2018. No entanto, diferente de Luiz Caetano, de Camaçari , o comunista já tinha a candidatura sub júdice desde o registro no TRE-BA.

 

Fonte: Bahia Notícias

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) poderá desativar comarcas de entrância inicial, da qual fazem parte Condeúba, Belo Campo, Jacaraci, Pres. Jânio Quadros e Tremedal. A proposta ainda tramita na Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do TJ e deve ser votada na tarde desta quinta-feira (6). O pedido de desativação foi feita pelo próprio presidente do TJ, desembargador Gesivaldo Britto.

O texto tramita com a numeração TJ-ADM-2018/65027 e foi protocolado no último dia 27 de novembro. Ainda não há informações sobre a necessidade de desativação das comarcas. Em alguns grupos de Whatsapp, advogados já sinalizam descontentamento com a medida, caso ela seja aprovada. O TJ-BA tem 203 comarcas ativas, 74 foram desativadas ou agregadas nos últimos cinco anos. Do total de comarcas ativas, 101 são classificadas como entrância inicial.

*As informações são do Bahia Notícias

o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia emitiu um novo alerta sobre as fortes chuvas que poderão cair sobre a região de Condeúba, como já foi noticiado pelo FRC. De acordo com documento publicado, os alertas foram classificados em três níveis: Alerta Máximo, Estado de Atenção e Estado de Alerta.

Mortugaba, Malhada de Pedras, Condeúba e demais municípios que compreendem a região estão no nível Estado de Alerta, que é o nível intermediário quanto ao volume de chuvas. "A Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) informa que, para as próximas 24 horas, permanece a previsão de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Com essa condição, a situação é de Alerta Máximo para algumas localidades da faixa centroleste, que inclui municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do Sul baiano (Figura 1). Para as demais regiões do Estado, a situação continua sendo de Atenção e Alerta." Diz o aviso.

Uma criança brasileira de quase um ano de idade foi a primeira no mundo gerada por uma mãe em um útero doado de uma mulher morta. O procedimento pioneiro foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 2017 e foi publicado em um veículo científico especializado, o "The Lancet", nesta terça-feira (4).

 

A receptora do órgão, uma mulher de 34 anos, é portadora da Síndrome de Rokitansky e por esse motivo nasceu sem útero. "Eu achava que isso ia demorar muito para chegar no Brasil, só daqui a dez anos ou mais, quando eu não teria mais idade para fazer", disse a mulher, que preferiu não ser identificada, ao jornal O Globo.

 

A paciente de Rokitansky descobriu que tinha a doença aos 25 anos, quando se casou. Ela contou que tomou conhecimento sobre a possibilidade de transplante através de um grupo de apoio a mulheres com a mesma condição de saúde.

 

"A vantagem de uma doadora falecida é que não temos o risco cirúrgico na retirada e ela é mais simples, mais curta e com um custo menor", explicou um dos médicos responsáveis pelo procedimento, Dani Ejzenberg.

 

Fonte: Bahia Notícias

Um acidente na rodovia BA-120, entre a cidade de Riachão do Jacuípe e o distrito de Chapada, no início da manhã desta quarta-feira (5), envolvendo um carro Voyage pertencente a vereadora de Conceição do Coité, Elizane Cana Brasil (PSDB), e um caminhão-tanque com placa de Cansanção, deixou uma vítima fatal. De acordo com informações do Calila Notícias, morreu na hora Railda de Pinho Silva, de 65 anos, tia da vereadora e mãe do jogador coiteense tricampeão Intermunicipal ‘Nem de Almas’, que chegou ao local momentos após o acidente. Outras quatro pessoas que estavam no automóvel – Elizane, duas primas e um sobrinho – foram socorridas para o hospital de Riachão do Jacuípe. O estado de saúde das vítimas é desconhecido. Ainda de acordo com o Calila Notícias, eles retornavam de Salvador, onde estavam desde a última segunda-feira acompanhando um parente, que estava internado, mas morreu nas primeiras horas desta quarta-feira. Conforme um irmão da vereadora, o acidente ocorreu depois que o condutor do caminhão perdeu o controle da direção e o veículo atravessar na pista após as rodas travarem, informou o Calila.

 

Fonte: Calila Notícias

A mais nova fase da Operação da Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), e investiga a organização criminosa estruturada que, de acordo com a Polícia Federal (PF), agia para lesar a Petrobras na área de trending. Há 11 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, e 26 de busca e apreensão no Rio de Janeiro (RJ) e um em Petrópolis (RJ).

Até o momento, cinco pessoas foram presas. Dez mandados de prisão devem ser cumpridos.

Nesta fase da investigação policial foi possível delinear a existência de organização criminosa estruturada e atuante no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, onde são realizados os negócios de compra e venda de petróleo e derivados para ou da Petrobras por empresas estrangeiras.

Além disso se verificou também indícios de irregularidades na realização de negócios de locação de tanques de armazenagem da ou para a Petrobras pelas mesmas empresas investigadas.

Todos estas operações ocorriam de forma a viabilizar o pagamento de vantagens indevidas a executivos e ganhos acima dos praticados no mercado para estas empresas.

 

Fonte: Bahia Notícias