Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 22 Novembro 2019
Muito Nublado

31°C

Condeúba

Muito Nublado

Umidade: 30%

Vento: 10 km/h

Uma tragédia enlutou Tremedal, município do Centro Sul Baiano que fica a 85 quilômetros de Vitória da Conquista. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na Estrada da Venda Velha, onde duas motocicletas se colidiram frontalmente.

Os dois pilotos, um da Passagem do Gato e o outro do Agreste, comunidades da Zona Rural Tremedalense, ficaram gravemente feridos, chegando a receber socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas não resistiram vindo a óbitos no local.

O ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, instaurou vários procedimentos administrativos contra magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os desembargadores e juízes são acusados de envolvimento em um esquema de venda de sentenças em uma disputa de terras que envolvem uma área de mais de 300 mil hectares no oeste baiano. Eles foram afastados dos cargos por determinação do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Corregedoria Nacional de Justiça expediu, na tarde dessa terça-feira (19), ofício ao ministro do STJ a fim de que sejam compartilhados provas e documentos decorrentes do inquérito em trâmite no tribunal superior e de outros procedimentos vinculados aos fatos objeto de busca e apreensão criminal. Humberto Martins afirmou que em todos os procedimentos de competência da Corregedoria do CNJ as apurações estão sendo desenvolvidas de forma célere e em total obediência ao Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça e da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), especialmente no caso da suposta venda de decisões judiciais, objeto da decisão do ministro do STJ Og Fernandes.

FOTO: Bahia Notícias

Com o objetivo de promover na sociedade baiana uma educação ambiental, através do descarte de materiais que possam ser reutilizados, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que institui a Semana da Doação Consciente. Na proposição, o parlamentar destaca a importância de se arrecadar e doar objetos que poderão servir para famílias carentes, sendo uma forma também de evitar o desperdício e o acúmulo de lixo no meio ambiente. A ideia é que a doação consciente aconteça toda primeira semana de novembro.

Tavares frisa que, além de ser um ato de solidariedade, a doação contribui para o meio ambiente, reduzindo as chances de as peças pararem nos lixões e aterros sanitários.

“A campanha tem como finalidade a coleta de objetos provenientes do descarte consciente da população no âmbito do estado da Bahia, além de promover a adequada destinação final dos produtos arrecadados”, explica.

Ele cita que atual sociedade busca muitas vezes um consumo “inalcançável” de bens, o que traz como consequência, a produção de uma grande quantidade de objetos que são descartados em ambientes impróprios, causando um maléfico impacto ambiental.

O parlamentar destaca também, que por conta do apego emocional aos objetos, as pessoas os mantém em casa, mesmo quando já não apresentam mais utilidade. “Sendo assim, julgamos importante intensificar as ações para assegurar a realização de campanhas que estimulem na sociedade o hábito de doar e contribuir, consequentemente, para a preservação do meio ambiente”, enfatiza.


Conforme a proposição, consideram-se objetos aptos à doação móveis, brinquedos, roupas, equipamentos de informática, calçados, livros, eletrodomésticos, geladeiras, celulares, fogões, máquinas de lavar, colchões, material de higiene e limpeza e utensílios domésticos.

Segundo o deputado, o Poder Público poderá firmar parceria com municípios e entidades para realizar campanhas educativas, audiências públicas que elucidem a necessidade de efetuar o descarte correto dos objetos, além de workshops e outros eventos com o objetivo de proporcionar uma consciência ecológica, através da educação ambiental.

Além disso devem ser feitas campanhas educativas na rede pública estadual de ensino e junto aos meios de comunicação.

Morreu na noite deste sábado (16), em Salvador, a segunda vítima do acidente com um jato executivo que caiu em Barra Grande, distrito que pertence a Maraú, no baixo sul da Bahia, ocorrido na quinta-feira (14). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Maysa Marques Mussi, de 27 anos, estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, após ser transferida do Hospital do Subúrbio, neste sábado, onde estava internada desde o dia do acidente. Não há informações sobre o sepultamento dela.

O acidente, que aconteceu na quinta-feira (14), na pista de pouso de um resort de luxo que está desativado, já havia causado a morte da irmã de Maysa, a jornalista Marcela Brandão Elias, de 37 anos. O corpo dela, que ficou carbonizado, foi levado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus.

Os peritos aguardam exames solicitados à família da vítima para fazer a identificação oficial por meio da arcada dentária, para, em seguida, liberar o corpo.

FONTE: G1/BAHIA

Na próxima segunda-feira (18), os titulares de linhas móveis pré-pagas que não atualizaram seus cadastros após terem recebido notificação das prestadoras terão as linhas bloqueadas na Bahia e em mais 16 estados.

A medida vale além da Bahia para consumidores de Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo. Menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel. O objetivo da iniciativa é garantir uma base cadastral correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

A 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior, sob o comando do delegado Fabiano Santos Aurich ao lado dos delegados Leonardo Fabiani Rabelo Silva e Marcus Vinícius de Morais Oliveira, concedeu uma Entrevista Coletiva sobre o Caso Hiago Evangelista Freitas. Aos 24 anos, Hiago foi morto com requintes de crueldade na última semana e dois suspeitos encontram-se detidos no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON traz na íntegra, membros da Polícia Civil da Bahia detalham o crime que chocou o Centro Sul Baiano e revela alguns detalhes das investigações que devem ser concluídas ainda neste mês de novembro. Estudante de Odontologia na FAINOR [Faculdade Independente do Nordeste], Hiago, que veio de Guanambi, também atuava como motorista através de aplicativos digitais. No PodCast AndersonNews, os mandatários revelam dados e falam das diligências para montar o quebra-cabeça para elucidar os reais motivos desse crime brutal. Hiago foi morto com golpes de faca e queimado ainda vivo. Outros envolvidos não estão descartados.

FONTE: Blog do Anderson

Uma carga de 3,2 toneladas de maconha foi apreendida escondida em um caminhão, na manhã deste domingo (10), na BR-116, em Jequié, Centro Sul Baiano. Segundo informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), a droga estava escondida em meio a caixas de verdura vazias. A PRF informou que, durante fiscalização de rotina, policias rodoviários abordaram o caminhão na altura do KM-677. Eles observaram que o compartimento de carga do veículo estava repleto de caixas de verdura vazias. Ao perguntar ao motorista sobre os detalhes da viagem e solicitar os documentos obrigatórios para fiscalização, ele informou que fora contratado para buscar castanhas em Feira de Santana, cidade que rica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e que, em seguida, retornaria para a cidade paranaense de Paranavaí, de onde saiu. Os agentes então realizaram uma busca minuciosa no caminhão e, no compartimento de carga, quando flagraram 160 pacotes da droga escondidos abaixo das caixas vazias. O entorpecente foi pesado, totalizando 3.250 quilos. Ao ser questionado sobre a maconha encontrada, o homem de 39 anos revelou que havia sido contratado para levar o caminhão até Feira de Santana e que receberia R$ 30 mil reais. Diante do flagrante, os policiais deram voz de prisão ao condutor. O motorista, o caminhão, uma quantia de R$ 364 em espécie, três aparelhos celulares uma sacola de cor preta com roupas de uso pessoal e as 3,2 toneladas de maconha foram encaminhadas para a Polícia Civil.

FONTE: G1

O corpo do motorista de aplicativo e também estudante de odontologia, Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, foi encontrado morto no início da tarde desta sexta-feira (8) em Vitória da Conquista, no sudoeste. A vítima (ver aqui) era procurada desde a quarta-feira (6).

Ainda não há mais informações sobre a autoria e a motivação do crime. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

FONTE: Bahia Notícias