Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 26 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quinta, 13 Outubro 2016

A situação do Partido dos Trabalhadores ganha contornos inimagináveis quando se toma como base cerca de dois meses e meio atrás, quando Lula ainda não era réu de processos e o partido não tinha experimentado a queda não esperada nas recentes eleições municipais. De repente, tudo ficou confuso e complicado para o PT. Lula passou a ser réu em três processos penais, o último deles nesta quinta-feira (13). Provavelmente poderá a responder a mais três, ou quatro, todo previsíveis. O líder e criador da legenda agora se nega a presidir o partido. Até aqui não há outro nome com a sua dimensão. De certo modo, ele parece ter plena noção de que se for o comandante, como diversos integrantes do partido desejam, mais adiante a sua situação poderá vir a se complicar se for levado à prisão. Muitos nomes petistas estão em debandada. Com a perda de adeptos, as possibilidades de que a legenda definhe são enormes, principalmente os políticos que ingressaram na legenda na expectativa de se elegerem a cargos eletivos. A queda que ocorreu nas eleições municipais, muito maior do que o esperado, lançou uma pá de cal sobre o partido, que será muito maior se se Lula chegar a ser preso, o que está certamente dentro das suas expectativas. A crise que se abateu sobre a Petrobrás a partir da deslavada corrupção envolveu os partidos políticos em todas as esferas, mas principalmente, o Partido dos Trabalhadores, daí os processos que o ex-presidente passará a responder, cujos sintomas atingirão com força a sua legenda. Serão necessárias mudanças em todos os aspectos para que o partido possa renascer.

Publicado em Política

RIO - A Petrobras anunciou nesta sexta-feira a redução no preço dos combustíveis. A estatal informou que seu Grupo Executivo de Mercado e Preços, em sua primeira reunião, decidiu reduzir o preço do diesel em 2,7%, em média, no Brasil. Já a gasolina deve ficar 3,2% mais barata. Em ambos os casos a redução é na refinaria e entra em vigor a partir da zero hora deste sábado, dia 15.

É a primeira vez que isso ocorre desde 2009. Em junho daquele ano, o preço da gasolina caiu 4% e o diesel teve redução de 15%. Já em setembro de 2015, a gasolina subiu 6% e o diesel teve alta de 4%.

O impacto no preço final, para o consumidor, vai depender da decisão das redes de combustíveis e distribuidoras. Se essa alteração for repassada para o consumidor, o diesel pode cair 1,8% na bomba, o que dá R$ 0,05 por litro. No caso da gasolina, a queda para o motorista pode ser de 1,4%, também R$ 0,05 a menos por litro na bomba. A estimativa foi feita por Petrobras.

Publicado em Economia

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) será o presidente da comissão especial na Câmara que debaterá propostas sobre a reforma política. A previsão é de que o colegiado seja instalado na próxima semana. O relator será o deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Em acordo firmado entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) na semana passada, deputados e senadores devem analisar simultaneamente propostas sobre reforma política, que devem ser votadas até o fim do ano nas duas Casas.

O Senado deve analisar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o fim das coligações em eleições proporcionais e a instituição de uma cláusula de barreira (norma que restringe o funcionamento parlamentar de sigla que não alcançar determinado porcentual de votos).

Publicado em Política

Os noventa anos de emancipação política e administrativa do município de Mutuípe, que serão comemorados amanhã, dia 12 de outubro, foram destacados na Assembleia Legislativa, pelo deputado Pedro Tavares, líder do PMDB, com uma moção de congratulações. O parlamentar afirma em sua justificativa que apresentou esta homenagem ao povo de Mutuípe com muita alegria por mais um ano do aniversário de emancipação política e administrativa da cidade. Mutuípe está localizado na região Centro-Sul, no Vale de do Jiquiriçá, distante cerca de 235 km da capital Salvador, com uma população de aproximadamente 22.000 habitantes. Faz limite com os municípios de Lage e Jiquiriçá.

A história de Mutuípe originou-se de uma aldeia de Índios Cariris, adquirida por volta de 1860, por Manuel João da Rocha, que passou a ser conhecida por fazenda Mutum, que posteriormente influenciou no nome Mutuípe, pela abundância dessa espécie de aves no local. Desmembrado do município de Jiquiriçá, a economia foi alavancada no ciclo do café, fumo, laranja, mandioca e cacau, este último, foi o que levou ao município a prosperidade econômica. “Considerando o período áureo do cacau, que fundamentou a prosperidade das bases econômicas de Mutuípe, houve um desenvolvimento significativo mo comércio, no entanto, com os vários planos de estabilidade da moeda e a queda dos preços nos últimos anos, a sustentabilidade econômica, hoje, conta com apoio do comércio, que se expandiu e supriu a carência de alguns municípios circunvizinhos”.

O deputado Pedro Tavares ainda ressalta que a queda dos preços nos produtos agrícolas provocou uma emigração de pessoas para a zona urbana, com perspectivas de investimento na educação. Com vistas para um futuro melhor, alguns saíram do município deslocando-se para os grandes centros urbanos.

Publicado em Bahia