Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 16 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quinta, 26 Janeiro 2017

O ex-presidente da empreiteira baiana Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, deve ser ouvido nesta sexta-feira (27) pelo juiz Márcio Schiefler Fontes, auxiliar do ex-ministro Teori Zavascki, segundo informações do jornal O Globo. Odebrecht prestará depoimento para confirmar sua colaboração com o Ministério Público Federal (MPF).

Marcelo será ouvido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, para onde o juiz viajará. No depoimento, Odebrecht deverá dizer se foi ou não coagido pelos procuradores do MPF a apresentar as informações que compõem anexos de sua colaboração premiada.

Publicado em Jurídica

Um levantamento do jornal Valor Econômico, com dados de 2014, mostra que a dependência das cidades em relação a valores pagos pelo INSS aumentou desde 2010. Naquele ano, eram 457 os municípios que tinham seus PIBs dependentes dos valores da Previdência Social em uma proporção maior que 25%, sendo que em 228 cidades esse índice ultrapassava 30%, número que pulou para 262 municípios em quatro anos depois. Em cidades como Condeúba, os benefícios previdenciários respondem por 66% da economia; já em Paulistana, no Piauí, o percentual alcança 61,2%.

Ainda não há estudos a respeito do impacto que a “reforma” da Previdência poderá ter em cidades pequenas que têm parte significativa de suas economias locais atreladas aos benefícios pagos pelo INSS. Mas as perspectivas não são das melhores.

Boa parte dos vencimentos previdenciários corresponde ao valor de um salário mínimo, e a PEC 287 abre a possibilidade de aproximadamente 4 milhões de pensionistas passarem a ganhar menos do que o piso nacional, o mesmo acontecendo com 4,4 milhões de pessoas que recebem benefícios de amparo assistencial (LOAS), sendo 2 milhões de idosos e 2,4 milhões de pessoas com deficiência.

Publicado em Condeúba

Após o intenso tiroteio em Bom Jesus da Lapa no último domingo (22) que evitou um ataque a uma agência bancária e terminou com a morte de dois policiais e um bandido, uma intensa força tarefa entre as polícias militar e civil vem acontecendo na região oeste do estado com intuito de capturar os integrantes do bando.

A operação de busca, composta pelos setores de inteligência e operação em campo das policias já apresentou alguns resultados. Na última terça-feira (24), em Juazeiro da Bahia, foi encontrado o corpo de um homem suspeito de integrar o bando, identificado como Edgar José Gomes, o “Edgar de Nó”. Edgar, que já teria matado dois policias em Pernambuco e um na Bahia, supostamente foi baleado ainda no domingo, durante a troca de tiros e seu corpo descartado pelos seus companheiros do crime na cidade de Juazeiro, no decorrer da fuga. O morto é natural de Cabrobó, em Pernambuco, mesma cidade de origem de Marcelo Alves de França, o “Célio de Laurita”, de 38 anos, que usava uma identidade falsa e foi a óbito no dia da troca de tiros.

Um outro suspeito, um jovem de 26 anos de idade, foi morto na manhã de quarta-feira (25), em confronto com agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, Cipe Cacaueira e da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm), no bairro Solar das Estrelas, no município de Cocos, no Oeste da Bahia. Identificado como Marisley Santos da Silva, o jovem foi atingido por disparo de arma de fogo durante troca de tiros e morreu no local.

Inentificado por Vangervaldo dos Santos Correia de 49 anos (Vulgo Cinquentinha ou Ponto 50), também morto no final da manhã desta sexta-feira (27), por Homens da Companhia Especializada (CIPE/CERRADO) e Rondas Especiais (RONDESP), durante uma abordagem na cidade de Bom Jesus da Lapa. Ponto 50, segundo a polícia, é suspeito de ter participado da tentativa de assalto aos bancos no último domingo. 

O chefe da quadrilha

O comandante da maior quadrilha de Roubo a Banco e Carro Forte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, identificado por Vangervaldo dos Santos Correia de 49 anos (Cinquentinha ou Ponto 50), foi morto no final da manhã desta sexta-feira (27), por Homens da Companhia Especializada (CIPE/CERRADO) e Rondas Especiais (RONDESP), durante uma abordagem na cidade de Bom Jesus da Lapa.

O acusado responde processos em vários Estados e foi preso em Uberlandia-MG, em 1998, com três fuzis, logo após roubar uma Agência do Banco do Brasil. Em 2004 foi preso na cidade de Andaraí-Ba, na posse de cinco Fuzis e três Metralhadoras, uma delas de bateria antiaérea, de calibre .50, após roubar os bancos de Andaraí e Utinga e em Bom Jesus da Lapa, em 2015, durante a Operação Varredura III instaurada após um assalto ao banco de Tanque Novo. Outra captura dele ocorreu em 2010 na cidade de Goiânia-GO, após roubar o Banco do Brasil da cidade.

A quadrilha que era comandada por Vangervaldo possui ramificações em vários Estados e detém poder econômico, sendo que seus advogados constantemente recorrem aos Tribunais do Distrito Federal, STJ e STF, no intuito de manter os integrantes livres e em atuação. Por ser exímio operador da metralhadora .50, arma de grande poder de fogo, capaz de transfixar com facilidade a blindagem dos carros fortes, o criminoso recebebia o apelido de . 50.

Publicado em Bahia