Mas o fato é que os tempos são outros. A população anda informada, conhece dos seus direitos e entende muito bem as consequências desta "perigosa obra". Mesmo com toda a exuberância da barragem do Champrão, o reservatório encontra-se com o problema do assoreamento e não suporta os ônus de secas prolongadas como a que levou a população da região a um total desespero ao ver o nível crítico da barragem em 2013.
A população já mostrou que tem força, que sabe respeitar as leis mas que não fica de braços cruzados quando o interesse comum é colocado em jogo. Essa lição foi mostrada por Piripá e por Condeúba, que em um ato de coragem, mostrou que não se pode "tapar o sol com a peneira" e que essa obra não resolve em nada a demanda. A real solução do problema encontra-se em um projeto de construção da barragem dos morrinhos que beneficiará mais de 55 mil habitantes da região e que parece nunca sair da fase de estudo e, inclusive, já foi alvo de promessa do Governador Eleito Rui Costa que comprometeu-se que a obra estaria entregue em fevereiro de 2014, conforme o ofício abaixo enviado a Prefeita de Piripá, Sulei Bispo, que segue junto com outras lideranças da região na busca incessante por uma resolução efetiva para o problema.
A EMBASA confirmou, com exclusividade ao Jornal Folha de Condeúba na tarde desta Quinta-Feira, 13, que a implantação da adutora de 30,6 km encontra se em fase de planejamento. A adutora levará água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Condeúba para reforçar, quando necessário, o sistema de abastecimento de água do município de Piripá. A obra contará com investimentos da ordem de R$1,55 milhão, em recursos próprios da Embasa. As intervenções previstas na região incluem, ainda, a ampliação da ETA de Condeúba, que aumentará em cerca de 70% a produção atual de água tratada. O que não significa aumentar os reservatórios de água mas, captar mais água do reservatório já deficientes.
O chão já está sendo rasgado e, junto com ele, a tranquilidade da população que teme a não realização do projeto da barragem dos morrinhos. A população já anda se articulando e os rumores é de que uma grande movimentação acontecerá. O que não se pode permitir é que um problema tão sério e que joga a qualidade de vida das pessoas no chão sirvam apenas para figurar promessas em época de campanha eleitoral. Essa velha prática, remetendo à conhecida indústria da seca é uma verdadeira tirania.
RAPAZ QUE COISA FEIA, NEGAR AGUA AOS IRMÃOS, KARA, SE TEM CORAGEM DE NEGAR AGUA, O QUE MAIS ESPERAR DESSE ALGUÉM..
O SERTO É DIVIDIR, PORQUE SE DEUS SE ZANAGR COM ESTA ATITUDE ELE DA AOS NECESSITADOS COM SOBRA E QUEM RIDICOU VAI LÁ PEDIR..