A Barragem de Anagé, foi construída a partir de 1987, no governo José Sarney, por iniciativa do mandato do ex-deputado federal Elquisson Soares (MDB). A barragem foi concebida com a finalidade de perenizar o Rio Gavião, era o maior rio seco do Estado da Bahia. Foi a maior obra do governo Sarney em todo Nordeste do Brasil naquele período de apenas 1 ano.
A barragem do Rio Gavião formou um lago de 37 quilômetros quadrados e acumula um volume de água de 367 milhões de metros cúbicos, possibilitando assim, a irrigação de mais de 10 mil hectares, abastecimento de água de Anagé e a implantação de grande projeto de piscicultura, com produção de 700 toneladas de pescado por ano, beneficiando mais de 20 mil pessoas.
O empresário Henrique Soane, que mora em Anagé onde nasceu, por telefone expressando bastante alegria disse: “Falta apenas 20 cm de água para a barragem sagrar. Basta mais uma chuva”, disse Soane.
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Deus sempre atendendo nossas necessidades