A capital baiana amanheceu nesta segunda-feira, 27, sob fortes chuvas. Bairros alagados, carros sendo arrastados pela enxurrada e até uma morte por deslizamento de encostas foi registrado. O corpo de bombeiros emitiu um comunicado para que os moradores da cidade saiam de casa apenas em extrema necessidade.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou, um novo boletim da Operação Chuva 2015. O órgão recebeu 45 ocorrências até as 9h48 desta segunda, com seis alagamentos de imóveis, três ameaças de desabamento de imóveis, duas ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída, dois desabamentos de imóvel, cinco desabamentos de muro, oito desabamentos parciais e 18 deslizamentos de terra, inclusive o que matou uma criança e soterrou oito pessoas na região da Av. San Martins.
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado e com pancadas de chuva, com temperaturas entre 23ºC e 28ºC. De acordo com a Codesal, a central de atendimento telefônica pelo número 199 tem uma fila por conta do alto número de solicitações.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para diversas áreas do território brasileiro, incluindo as regiões baianas do Centro Sul, Centro Norte, Vale do São Francisco, Sul, Nordeste, Extremo Oeste, e Região Metropolitana de Salvador e considerou o grau de Perigo Potencial durante toda a segunda.
Apesar das fortes chuvas que caem na região, o grau de Perigo Potencial ainda é o primeiro estágio de severidade de tempestades, abaixo dos alertas de Perigo e o de Grande Perigo. Ainda de acordo com o Inmet, o tempo deve permanecer nublado e com pancadas de chuva, com temperaturas entre 23ºC e 28ºC.
Com informações do Bahia Notícias
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.