Um grupo composto por três jovens, menores de idade, espalhou medo e tensão em Condeúba, Cordeiros, Piripá e Mortugaba no último final de Semana. Uma mensagem com um suposto toque de recolher, motivado por vingança, se espalhou na rede de forma viral (quando algo se espalha muito rápido pela internet). Na mensagem, os autores se passaram por paulistas, que estavam na divisa da Bahia com Minas Gerais, chegando a simular som de tiros no fundo do áudio, e ameaçaram atirar em qualquer pessoa que estivesse na rua após as 22 horas nestas cidades.
Sem ter a certeza da veracidade do áudio, moradores das quatro cidades decidiram se resguardar e evitar que o pior acontecesse, evitando sair de casa. Um evento de Voz e Violão que aconteceria em um bar em Condeúba chegou a ser adiado. Foi necessário o envio de reforço de tropa da sede da Companhia em Cândido Sales e o apoio da CIPE-Sudoeste afim de garantir a segurança nas cidades, de acordo com a 80ª CIPM.
Após investigações, na data de hoje, segunda-feira, 31/08, por volta das 13h, o efetivo da SME deslocou a cidade de Cordeiros, a fim de identificar e prender os autores da gravação de um áudio. De posse de algumas informações, foi possível identificar os autores, todos menores, com as seguintes iniciais: M.A.A.R, 15 anos, L.R.C.O, 14 anos, T.G.C.S., 15 anos, W.D.F.A, 17 anos. Juntamente com seus respectivos responsáveis, foram encaminhados a Delegacia de Cordeiros, e o fato registrado sob a ocorrência nº 095/2015, devendo responder por apologia ao crime e falso alarme de pânico.
Meu amigo Paulo, é triste ver como as cidades estão entregues à violência e a bandidagem. Todos nós somos vítimas e isso não é mais uma realidade daqui da capital, mas de todo o interior também. Quando estou em Condeúba me sinto tão apreensivo quanto aqui em São Paulo